Artigo OLAP como suporte de tomada de decisão
Por: Juliana Alves • 26/2/2016 • Artigo • 1.843 Palavras (8 Páginas) • 376 Visualizações
Utilização de Ferramentas OLAP como suporte para tomada de decisões em uma videolocadora
Juliana Fernandes Alves 1
Karine de Bona Porton 1
1Acadêmicas do Curso de Sistemas de Informação - Universidade Do Sul de Santa Catarina (UNISUL)
Resumo.
Esse estudo verificou a utilização de ferramenta OLAP em uma videolocadora. A aplicação dessa tecnologia no ambiente citado tem por objetivo identificar novas oportunidades ao negócio com base na analise dos dados projetados. Para efetuar tal estudo foram utilizados, além da ferramenta OLAP, um Data Warehouse banco de dados necessário a utilização dessa ferramenta.
Atualmente a utilização de ferramentas de apoio as camadas gerencias da empresa vem se tornando uma prática comum. O auxilio proporcionado pelas ferramentas OLAP nos processos decisórios dos executivos e gestores, reflete diretamente sobre o potencial competitivo das empresas que tendem cada vez mais intensificarem seus investimentos em softwares gerenciais. Dessa forma objetivou-se a aplicação dessa tecnologia em uma videolocadora com intenção de identificar novas oportunidades com base na analise dos dados projetados. Para efetuar tal estudo foram utilizados, além da ferramenta OLAP, um Data Warehouse banco de dados necessário a utilização dessa ferramenta.
Palavras-chave:
OLAP, Data Warehouse, Software Gerenciais.
Abstract.
Now the use of support tools the layers manage of the company comes if turning a common practice. I aid him proportionate for the tools OLAP in the processes of the executives' decision and managers, thinks directly about the competitive potential of the companies that you/they tend more and more intensify their investments in managerial software. In that way the application of that technology was aimed at a video store with intention of identifying new opportunities with base in the it analyzes of the projected data. To make such a study they were used, besides the tool OLAP, an it Date Warehouse necessary database the use of that tool.
Key-word:
1. Introdução
Hoje a utilização de ferramentas de suporte a tomada de decisão estratégica, voltada aos setores gerenciais é considerado um fator importante ao potencial competitivo das empresas. Segundo SIA (2007), no mundo globalizado de hoje as empresas estão enfrentando maior concorrência e expandindo sua atuação para novos mercados. Portanto, a velocidade com que executivos obtêm informações e tomam decisões determina a competitividade de uma empresa e seu sucesso de longo prazo. Assim cada vez mais organizações estão adotando tecnologias voltadas ao Business Inteligence (BI) e dentre elas estão às ferramentas OLAP.
O processamento analítico on-line ou “OLAP - Online Analytical Processing” é uma das partes do BI, que compreende Data Warehouse e Data mining. Essa tecnologia possibilita que os usuários visualizem as informações a partir de diferentes perspectivas. Como a finalidade do OLAP é apoiar os usuários finais na tomada de decisão estratégica, são considerados os dados com valor agregado, e não dados operacionais. Convém citar que utilização de uma ferramenta OLAP está associado ao uso de um Data Warehouse, pois para explorar o Data Warehouse, você utiliza a ferramenta OLAP, que por sua vez armazena as informações a serem exploradas.
A partir dessas considerações decidiu-se fazer um estudo da utilização da ferramenta OLAP por uma videolocadora, visando auxiliar o processo de tomada de decisão estratégica pelo gerente do estabelecimento.
2. Conceitos
O Processamento analítico on-line consiste em um conjunto de ferramentas que possibilitam a exploração dos dados de um Data Warehouse. É um software na qual a tecnologia empregada para construção permite aos analistas de negócios, gerentes e executivos analisar e visualizar dados corporativos de forma rápida, consistente e principalmente interativa.
“é considerada uma categoria de aplicações e tecnologias usada para agrupar, gerenciar, processar e apresentar dados multidimensionais com o objetivo para análise e gerenciamento, gerando respostas rápidas a consultas analíticas tipicamente dimensionais, permitindo aos analistas de negócios, gerentes e executivos analisar e visualizar dados corporativos de forma rápida, consistente e principalmente interativa.” E. F. Codd em 1992
No OLAP as respostas não são automáticas, o usuário faz perguntas, recebe informações, verifica um dado específico e faz comparações. São aplicações às quais os usuários finais tema acesso para extrair os dados de suas bases e construir relatórios capazes de responder suas questões gerenciais.
Essa ferramenta integrante do conceito de Business Inteligence (BI), que também inclui Data Warehouse(DW) e Data Mining é constituída basicamente de um conjunto de tecnologias excelentes na sumarização e análise de um volume grande de dados. Ela trabalha em combinação com um banco de dados DW e é projetada para realizar analise multidimensional, que implica no uso de operações típicas, como: os dez maiores, comparação de valores entre períodos, percentual de variação, medias, somas ou valores cumulativos, entre outras funções estatísticas e financeiras.
3. Características
O OLAP apresenta informações para usuários via um modelo de dados natural e intuitivo. Através de um simples estilo de navegação e pesquisa, usuários finais podem rapidamente analisar inúmeros cenários, gerar relatórios, e descobrir tendências e fatos relevantes independente do tamanho, complexidade, e fonte dos dados corporativos. De fato, colocar informação em bancos dados corporativos sempre foi mais fácil do que retirá-los. Quanto maior e complexa a informação armazenada, mais difícil é para retirá-la. A tecnologia OLAP acaba com estas dificuldades levando a informação mais próxima ao usuário que dela necessite. Portanto, o OLAP é freqüentemente utilizado para integrar e disponibilizar informações gerenciais contidas em bases de dados operacionais. Estas características tornaram-no uma tecnologia essencial em diversos tipos de aplicações de suporte à decisão e sistemas para executivos.
4.
...