A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO COMO SUPORTE À TOMADA DE DECISÃO E REDUÇÃO DE INCERTEZA
Por: Frantieska Rocha • 18/6/2018 • Trabalho acadêmico • 2.870 Palavras (12 Páginas) • 663 Visualizações
A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO COMO SUPORTE À TOMADA DE DECISÃO E REDUÇÃO DE INCERTEZA
Scheila Pereira dos Santos. João Paulo Custódio dos Santos. Tatiana Becker dos Santos. Valdirene Frantieska Rocha
Tutor Adriano Klock
Centro Universitário Leonardo Da Vinci – UNIASSELVI
Curso Administração- Seminário Interdisciplinar
18/06/2018
RESUMO
O processo orçamentário é um diferencial na forma de atuação e competição da empresa. Prevendo receitas, gastos e demais movimentações que estão vinculados ao planejamento torna-se uma ferramenta essencial ou quase vital para que esta atinja seus objetivos.
Este presente trabalho tem o objetivo de apresentar alguns aspectos importantes para as empresas, no que tange à utilização do planejamento orçamentário empresarial, favorecendo para a tomada de decisão e reduzindo as incertezas. O orçamento é uma ferramenta capaz de oferecer previsões financeiras antecedendo as ações a serem executadas, possibilitando gerar estimativas de recursos a serem utilizados e assim atingindo suas metas fixadas.
Palavras-Chaves: Orçamento, Planejamento, Empresa, Diferencial.
1 INTRODUÇÃO
O planejamento é uma chave da gestão empresarial para as empresas de pequeno porte, grandes corporações, ou até mesmo para a vida pessoal do indivíduo, (LEITE et. al., 2008, p. 57). Os gestores devem rotineiramente fazer algum tipo de planejamento, apesar de que nas pequenas empresas esta prática não é aplicada freqüentemente.
“O planejamento financeiro é um aspecto importante da empresa porque oferece orientação para a direção, à coordenação e controle das providências tomadas pela organização para que atinja seus objetivos” (GITMAN, 2004, p. 94).
No competitivo ambiente de negócios hoje em dia, quase que obriga as empresas e organizações a planejarem as estratégias, objetivos e metas vendo no orçamento uma poderosa ferramenta capaz de levá-los a alcançar os objetivos da empresa, garantindo o crescimento e riqueza do negócio como um todo.
Por tais razões, o orçamento participa como uma ferramenta que auxilia e possibilita as empresas a acompanhar o desempenho e assegurar que não haja desvios em suas metas e que o desenvolvimento esteja adequado, baseadas em dados previamente analisados, proporciona aos administradores a capacidade de prever problemas que possam aparecer no futuro e servem como avaliação da eficiência da empresa. Julgando assim que o orçamento é a expressão monetária dos planos operacionais e de investimentos.
2 ORIGEM DO ORÇAMENTO
O orçamento é uma ferramenta antiga, há práticas orçamentárias mais antigas que a origem do dinheiro, pois no período pré-histórico os homens das cavernas precisavam prever a necessidade de comida para longos invernos; e, com isso desenvolveram as práticas de orçamento.
De acordo com Lunkes (2010) a origem da palavra orçamento deve-se aos antigos romanos, que usavam uma bolsa de tecido chamada de fiscus para coletar impostos. Até que no início da idade média, a tesouraria do Reino Unido era conhecida com fisc. O termo mais conhecido para designar orçamento, e utilizado na língua inglesa desde o século XIV, é budget. Na França, o termo era conhecido com bouge ou bougette, originário do latim bulga. Inclusive, de acordo com Lunkes (2010), as principais mudanças nas políticas, procedimentos e práticas orçamentárias conhecidas hoje em dia, aconteceram na França.
Durante o governo de Napoleão, ocorreu um grande esforço para obter maior controle sobre todas as despesas, principalmente do exército. Essas práticas foram refinadas durante a Segunda República e o Segundo Império. Por volta de 1860 a França tinha desenvolvido um sistema uniforme de contabilidade.
Os orçamentos eram elaborados considerando todas as despesas e todas as receitas durante o ano fiscal. Posteriormente o orçamento passou a ser considerado o principal instrumento de política do governo (LUNKES, 2010).
Os procedimentos orçamentários franceses continham todas as etapas necessárias para a elaboração do orçamento, neles era calculado a quantidade de mantimentos, equipamentos e multiplicavam pelo custo unitário para saber qual a necessidade total de recursos.
2.1 PRINCIPAIS CONCEITOS, CARACTERISTICAS E OBJETIVOS
Orçamento é considerado uma ferramenta de planejamento e controle para as empresas que buscam planejar as suas ações e os recursos a serem empregados, assim conseguindo controlar o que foi planejado com o que está sendo executado.
“Orçamento é um plano administrativo que abrange todas as fases das operações para um período futuro definido. É a expressão formal das políticas, planos, objetivos e metas estabelecidas pela alta administração para a empresa como um todo, bem como para uma de suas subdivisões.” (Welsch, 1973).
Os orçamentos são essenciais para o planejamento e o controle da empresa, eles ajudam a coordenar as ações dos líderes de diferentes áreas, estabelecem um compromisso com os objetivos da empresa, conferem autoridade ao gestor de cada área para fazer despesas e fornecer metas claras de receita.
Dentre os objetivos do orçamento destaca-se:
- Planejamento: que permite programar as atividades de longo prazo da empresa; a coordenação que ajuda a coordenar as atividades das diversas áreas;
- Comunicação: que disponibiliza informações sobre os objetivos da empresa aos gerentes;
- Motivação: que fornece estímulo aos gerentes para que atinjam metas;
- Controle: que nada mais é que comparar o planejado com o executado e por fim a avaliação de cada gerente em seus respectivos departamentos.
Dessa forma as características de um orçamento podem ser vistas como a projeção do futuro, flexibilidade na aplicação e participação direta dos responsáveis.
Tendo como objetivo acompanhar o desempenho da empresa e assegurar que os desvios sejam analisados e adequadamente controlados e para isso se faz necessário o acompanhamento diário do mesmo.
2.2 A IMPORTANCIA DO PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO
2.2.1 Agilidade na tomada de decisões
A rotina das empresas exige sempre que muitas decisões estratégicas sejam tomadas com grande agilidade.
...