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Artigo Orientação a Objetos

Por:   •  18/9/2015  •  Artigo  •  947 Palavras (4 Páginas)  •  264 Visualizações

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Orientação a Objetos

 Lucas Matheus Pereira da Rosa                 Matheus de Oliveira Hatje

Rua Guaropé                                                   Praça Eng.Walter Faulhaber

Panambi, Rs                                                    Panambi,Rs

lucasdarosa95@gmail.com                             matheus.hatje@gmail.com

Resumo

Discutiremos aqui, as funcionalidades da programação a Orientação a Objetos, bem como suas vantagens e usos junto também de suas diferenças com a Linguagem Estruturada que vem caindo em desuso por se tratar de uma linguagem mais primitiva.

Palavras-Chave: Orientação a Objetos, vantagens, uso, linguagem.

  1. O que é Orientação a Objetos

Orientação a objeto ou “OO” é um paradigma de programação, e tem como objetivo tornar esta linguagem mais próxima de objetos do mundo real, ou seja, é a representação do mundo real em linguagem de programação.

Para facilitar o entendimento, podemos definir a Orientação a Objetos em quatro grandes pilares, dentre eles temos, a Abstração, que é responsável por designar identidade, propriedades e métodos ao objeto, o Encapsulamento, que visa dar uma proteção extra a certas classes, para não poderem ser manipuladas diretamente, a Herança, que é um ponto muito forte, é através dela que temos um dos maiores pontos positivos da Orientação a Objetos, que é o reaproveitamento do código fonte, aonde uma classe pode ter características únicas, porém ela é capaz de dividir outras semelhanças de uma classe mestra, por fim temos o ultimo pilar, o polimorfismo, aonde uma função de uma classe pode passar para outra classe e ser alterada para melhor atender as novas necessidades.

2. Diferenças entre Orientação a Objeto e Linguagem Estruturada

Na Linguagem Estruturada temo um conceito muito mais engessado, aonde vários procedimentos são aplicados de forma global, ou seja, em qualquer parte do código é possível usar um dado armazenado em uma variável, sem a necessidade de permissão.

Já na Orientação a Objeto, por se tratar de uma linguagem em camadas, podemos separar melhor os códigos e fazendo comunicações entre eles, isso também auxilia na própria manutenção, pois qualquer programador que conheça os padrões pode encontrar seus problemas e inclusive melhora-lo, neste quesito a Linguagem Estruturada leva um desvantagem pois para fazer uma manutenção dependemos dos comentários deixados pelo programador que criou o código.

Todavia, a Linguagem Estruturada possui um grande fator positivo, como se trata de uma programação de baixo nível (apesar de que em alguns casos o seu desempenho é melhor do que o da Orientação a Objetos) ela é mais facilmente absorvida para usuários iniciantes na programação, sendo assim uma ótima fonte introdutória.

Como exemplos de Programação Orientada a Objetos temos o Java, C++ e o Python, já na Linguagem Estruturada temos o COBOL, o Fortran e o Perl

3. Vantagens da Orientação a Objetos

Como citamos anteriormente a reutilização do código fonte é uma vantagem muito grande se comparada a outra linguagem, porém esta não é a única.

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