Resenha do Artigo “Perspectivas Sobre Letramento (s) no Ensino Superior: Objetos de Pesquisas Acadêmicas
Por: danieli12 • 4/10/2021 • Resenha • 1.452 Palavras (6 Páginas) • 213 Visualizações
Disciplina: Português Instrumental
Professora: Charlene Bezerra dos Santos
03/12/2019
Referência: FISCHER, A.; DIONÍSIO, M. L. Perspectivas Sobre Letramento (s) no Ensino Superior: Objetos de Pesquisas Acadêmicas. In: Revista Atos de Pesquisa em Educação - PPGE/ME FURB ISSN 1809-0354. vol. 6, n.1, Blumenau, jan./abr. 2011, p. 79-93.
Danieli Mathias[1]
Milke Rayane da Silva Gonçalves
Michael David de Azevedo Soares
Regina Silveira Schuck
Rosandra Prado Vitorino da Silva
Resenha:
O artigo “Perspectivas Sobre Letramento (s) no Ensino Superior: Objetos de Pesquisas Acadêmicas” foi escrito pelas Doutoras Adriana Fischer e Maria de Lourdes Dionísio que possuem formação nas áreas da Linguística, sendo Fischer atuante principal nas áreas de Letramentos, formação de professores e no ensino e aprendizagem de gêneros discursivos na escola e na universidade, enquanto Dionísio atua como professora do departamento de estudos integrados de Literacia, Didática e Supervisão.
O panorama geral da obra é fundamentado em 19 textos apresentados em um evento científico internacional, ocorrido em Portugal no ano de 2009. Essas obras são de diversos países dentre eles o Brasil, e apresentam em comum finalidade a compreensão acerca das práticas de Letramento, e a análise propondo estratégias e técnicas para o melhoramento do ensino e aprendizagem no nível superior. Esses estudos são direcionados a acadêmicos visando assim impulsioná-los para que alcancem o domínio dessas práticas, e a professores da academia para que utilizem métodos de auxílio aos alunos.
Pesquisas dessa dimensão nos demonstram a importância do conhecimento de que as práticas de Letramentos são grandes dificuldades enfrentadas por universitários, e que, com o apoio e compreensão dos Docentes pode ser desenvolvido um trabalho que amenize ou preencha essa lacuna.
Os dados obtidos através dessas pesquisas foram analisados e reconhecidos no contexto acadêmico, envolvendo as práticas de Letramento e identificando modelos ou perspectivas pelas quais a escrita acadêmica possa ser entendida. Sendo esses modelos: o das capacidades de estudo (study skills), o da socialização acadêmica e o dos letramentos acadêmicos.
O primeiro modelo define que o conhecimento e o domínio da gramática fazem parte das habilidades individuais de cada aluno, de modo que os mesmos são responsáveis pelas competências com as práticas de leitura e escrita.
O segundo modelo determina que, para que haja o sucesso acadêmico o estudante deve conhecer os gêneros exigidos pela disciplina, esse aprendizado é de responsabilidade do professor que introduz o aluno nas culturas universitárias e o habitue com as práticas da academia.
O terceiro modelo visa o letramento como uma prática social envolvendo questões de identidade, poder e autoridade, que são os fatores que indicam que os modos particulares de leitura e escrita que são transmitidos para o contexto acadêmico.
Pode-se destacar inclusive o artigo de Silva (2014) com o tema “Os Mistérios que envolvem a Escrita Acadêmica” baseado também em (LEA; STREET,1998, 2006). Silva ao estudar Street e Lillis; Scott evidencia em suas pesquisas as três principais perspectivas anteriormente citadas sendo a configuração da escrita acadêmica em nível superior, e ressalta que as deficiências apresentadas pelos estudantes com a escrita estão mais ligadas a diferenças de níveis epistemológicos, ou seja, diferenças de conhecimento do que a fatores de níveis linguísticos.
As perspectivas apresentadas devem ser consideradas indispensáveis para o entendimento acerca das práticas de letramentos, e basicamente devem caminhar em conjunto, pois, não basta somente o professor aculturar seus discentes sem que os mesmos possuam uma noção básica de gramática, levando ainda em consideração fatores culturais quanto as habilidades individuais para com a leitura e a escrita.
Essas pesquisas fundamentam-se na compreensão dos processos sociais e identidade dos indivíduos, nas práticas de letramentos, nos fatores relacionados a escrita e leitura, e, nas tensões estabelecidas nas relações de alunos e professores.
Os estudos apresentados objetivam propostas em que, o papel estabelecido ao professor é o de proporcionar possibilidades aos seus alunos de participarem de eventos de letramentos com objetivos sociais significativos. Tendo em vista ainda que os alunos nesse processo irão desenvolver os conhecimentos e habilidades para ler e escrever de maneira harmonizada com o âmbito acadêmico.
Dentre as pesquisas foi realizada a constatação de que os estudantes leem pouco e entendem pouco sobre o que leem, e, isso afeta significativamente nos processos de aprendizagem. Não é necessário ler o texto 5 que explana essa situação para compreendermos que esse lapso existe, pois, os estudantes na grande maioria bem jovens gostam de “aproveitar” seu tempo com hobbies como: redes sociais, jogos, entre outros. E no caso de alunos que gostam de ler, essa prática é voltada a gêneros que lhe despertam o interesse e não a artigos ricos de informações como estes, ressaltamos que existem as exceções de estudantes.
...