Artigo Pet Veterinaria Tecnologia da Informação
Por: rafaelmalmeida • 17/9/2015 • Monografia • 1.774 Palavras (8 Páginas) • 349 Visualizações
Resumo: Esse artigo se propõe a apresentar a criação do sistema Pet O que irá gerenciar e informatizar a ONG (organização não governamental) filantrópica nomeada SOS Patas, localizada na cidade de Resende, a qual tem como objetivo atuar no âmbito da saúde e da educação humanitária, através de atendimento médico veterinário preferencialmente a animais de rua e aqueles pertencentes a famílias de baixa renda e na capacitação de educadores ambientais da rede municipal, enfocando a guarda responsável de animais de estimação, zoonoses e bem-estar animal. Basicamente será parecido com o gerenciamento de uma clinica veterinária, mas sem fins lucrativos.
Palavras Chave: Pet – SOS Patas – Veterinária
1. Introdução
Vivemos em um mundo que está praticamente todo informatizado e interligado, a globalização nos trouxe a possibilidade de termos um mundo a apenas um clique. Para podermos eliminar a ocupação de espaço físico digitalizamos a maioria de nossos documentos, fichas, mapas entre outros dados. E sempre mantemos um histórico das coisas importantes para eventuais consultas.
Em uma clinica veterinária mesmo filantrópica, também ocorre essa necessidade. Pois existem inúmeros atendimentos de animais, registro de pessoas (proprietários dos animais e usuários do sistema), medicamentos, materiais, financeiro em geral registros como qualquer clinica particular e mais alguns itens a parte. A SOS 4 Patas ainda utilizava-se de registro manual para a maioria de suas atividades em plena era da informação rápida e instantânea.
Por ser uma ONG sem fins lucrativos, a SOS Patas de doações de voluntários, ajuda de pessoas comuns e parceiros para se manter. Uma das formas de ajudarmos foi elaborando o sistema Pet Office, utilizando ferramentas gratuitas (freeware¹) para que não houvesse custo no projeto.
A ideia do sistema Pet, provê a SOS Patas o apontamento de dados em âmbito virtual, para que ele gere a informação necessária ao usuário do sistema.
2. Visão Geral da SOS Patas
Ao conhecer a ONG SOS Patas e seu trabalho, fica difícil não querer ajudar de algum modo.
Vemos todos os dias animais sendo maltratados ou abandonados, a ONG se dispõe a ajudar e conscientizar as pessoas quanto à necessidade dos cuidados aos animais. Fundada em 14 de setembro de 2000, legalmente constituída em 06 de outubro de 2000, declarada de Utilidade Pública Municipal conforme resolução nº 3918 de 16 de abril de 2002, sendo afiliada ao Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal desde 2004.
A Organização não visa lucros e a Diretoria e Conselho Fiscal não é remunerado sob nenhuma forma. Atuam no âmbito da saúde e da educação humanitária através de atendimento médico veterinário preferencial a animais de rua e aqueles pertencentes a famílias de baixa renda, e na capacitação de educadores ambientais da rede municipal, enfocando a guarda responsável de animais de estimação, zoonoses e bem-estar animal.
[pic 1]
¹ Freeware ou Software gratuito é qualquer programa de computador cuja utilização não implica no pagamento de licenças de uso ou royalties.
Amparada por um estatuto fundamentado e rígido, a ONG está cada dia mais solicitada por usuários, que não tem condições de utilizar uma clínica particular. Pois as pessoas sabem do bom tratamento que seus animais receberão e acabam sempre retornando quando há necessidade, dando referência a outras pessoas para procurarem a mesma.
Segundo a definição das Nações Unidas (ONU)²:
"O voluntário é o jovem ou o adulto que, devido a seu interesse pessoal e ao seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividades, organizadas ou não, de bem estar social, ou outros campos…"
As Organizações não governamentais atualmente significam um grupo social organizado, sem fins lucrativos, constituído formalmente e autonomamente, caracterizado por ações de solidariedade no campo das políticas públicas e pelo legítimo exercício de pressões políticas em proveito de populações excluídas das condições da cidadania. Porém seu conceito não é pacífico na doutrina, e com muitas divergências. As ONGs Fazem parte do chamado terceiro setor.
Existem estudos universitários em forma de teses que querem estabelecer um "Quarto setor", para algumas dessas instituições no Brasil que fogem das características próprias dos três primeiros setores. Todavia isso requer um estudo político e sociológico mais profundo, principalmente no que diz respeito à regulamentação e representatividade de instituições políticas (partidos, agremiações) e sociais (clubes e agremiações sociais) e também suas responsabilidades atuais perante a lei e as determinações constitucionais.
Essas organizações podem complementar o trabalho do Estado podendo receber financiamentos e doações dele, assim como de entidades privadas para tal fim. Atualmente estudiosos têm defendido o uso da terminologia organizações da sociedade civil para designar tais instituições. É importante ressaltar que ONG não tem valor jurídico. No Brasil, três figuras jurídicas correspondentes no novo Código Civil compõem o terceiro setor: associações, fundações e organizações religiosas (que foram recentemente consideradas como uma terceira categoria).
Este tipo de atividade não remunerada, as ONGs tem se tornado um importante fator de crescimento nos países. Ela pode suprir o fraco investimento governamental em saúde, cultura, educação, lazer, entre outros.
[pic 2]
² Organização das Nações Unidas (ONU), ou simplesmente Nações Unidas (NU), é uma organização internacional cujo objetivo declarado é facilitar a cooperação em matéria de direito internacional, segurança internacional, desenvolvimento econômico, progresso social, direitos, humanos e a realização da paz mundial.
3. Mundo Pet no Brasil
No Brasil, as cidades crescem descomunalmente e com isso seus respectivos animais de estimação também surgem, como um amigo para o dia a dia. As pessoas os adotam, mas não tem consciência da responsabilidade que é manter um animal.
Surgindo suas necessidades de atendimento parecido com um ser humano qualquer, as clínicas veterinárias tentam acompanhar tal crescimento. Em 2013 segundo a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), o Brasil foi declarado o segundo maior consumidor de produtos Pet do mundo. De acordo com balanço anual da Abinpet, as vendas de comida animal continuam sendo a maior fonte de receita, ocupando 68,5% do faturamento de todo o ano passado, que chegou a 14,2 bilhões de reais.
...