As Ferramentas de Big Data
Por: Everton Arlindo • 18/11/2018 • Dissertação • 555 Palavras (3 Páginas) • 199 Visualizações
[pic 1]
Aluno: Everton A. V. Avelino Matrícula: 03557
Aluno: Weliton Pereira Vieira Matrícula: 03556
BIG DATA
As ferramentas de Big Data são de grande importância para as empresas, pois ajudam a interpretar com velocidade, grande volume de dados e de grande variedade, pois analisa dados estruturados(ligados) e não estruturados(independentes) e também as novas informações geradas nessas correlações. Com elas é possível ter uma, e traçar melhores estratégias, tomadas de decisões, reduzir custos, aumentar a produtividade em uma empresa construindo um banco de dados com informações confiáveis para melhorar a experiência com o cliente.
O Big Data é amplamente aplicado, voltado não apenas para negócios, mas para qualquer área/segmento, saúde, entretenimento, educação,ele também pode ser usado de diversas outras maneiras, como por exemplo: Uma startup brasileira usa o Big Data para armazenar movimentações que são captadas por um conjunto de câmeras, sensores de movimento e roteadores. Logo em seguida esses dados são enviados para uma plataforma em nuvem e convertidos em relatórios que analisam os hábitos de compra do consumidor. Os indicadores incluem tempo de permanência, horários de pico,taxas de retorno e fatores que levaram o cliente a comprar. Essas informações podem ser aplicadas em diversas áreas do varejo, tais como acompanhar o retorno de uma ação de merchandising, desenvolver o layout da loja de acordo com os produtos que os clientes mais compram, desenvolver treinamentos para equipes comerciais.
De forma bem comprovada, o Big Data pode ajudar os empreendedores a melhorar o desempenho do negócio, existem pelo ao menos quatro usos de Big Data no apoio a eficácia empresarial: Previsões de Mercado e prognósticos, operações, gestão de talentos, identificação de problemas.
Outro exemplo de uso de Big Data nos negócios citado no site do SEBRAE é quando um pequeno restaurante pode cruzar informações meteorológicas com o histórico de consumo dos clientes. Com a análise dessas informações, a empresa pode desenvolver um método de sugestão de cardápio baseado na previsão do tempo para a semana. Se houver um período frio e seco, a empresa pode oferecer caldos e massas, enquanto em épocas de altas temperaturas, promoveria opções de refeições leves e sobremesas geladas.
O conhecimento em Big Data é um dos mais solicitados pelos postos de trabalho em grandes empresas. O cientista de dados deve ser capaz de mergulhar em um imenso oceano de informações para identificar padrões de comportamento humanos ou mecânicos e, assim, ajudar grandes empresas a tomar decisões importantes.
Até recentemente, esse perfil profissional era praticamente exclusivo para matemáticos, estatísticos e especialistas em TI, mas as necessidades do mercado mudaram o campo de estudo e se abriram para perfis mais diversos, como estudantes de negócios, marketing ou publicidade.Essa democratização também permitiu que muitos empresários e pequenas empresas usassem essa tecnologia para evitar riscos econômicos que poderiam levar ao fracasso.
...