As Redes Locais
Por: Marcio Dobbins • 17/7/2019 • Trabalho acadêmico • 515 Palavras (3 Páginas) • 214 Visualizações
Resolução Lista 1B
1. Cite razões para a utilização de protocolos dispostos em camadas.
Devido a complexidade das rede de computadores e suas partes, como, hosts, routers, enlaces, etc. A estratégia de dividir em camadas foi a solução encontrada para simplificar a operação e manutenção da rede, tornando assim a operação mais simplificada e diminuindo os problemas e facilitando a resolução de tais.
2. Existe alguma desvantagem na implementação de sistemas de comunicação em
camadas? Se sim, é possível propor soluções?
No meu ponto de vista não existem desvantagens no sistemas de camadas, como expressado no exercício anterior, as mesmas, trouxeram apenas a simplificação e facilidade nos sistemas de comunicação.
3. O que significa ‘negociação’ em uma discussão sobre protocolos de rede? Dê um
exemplo.
A Negociação em protocolos de rede tem por finalidade fazer ambos os lados concordarem em valores e parâmetros do sistema, um exemplo que podemos citar é sobre os tamanhos máximos de pacotes, ou os temporizadores de respostas, dentre outros diversos exemplos.
4. O grupo de normas IEEE 802 padroniza redes locais e metropolitanas nas camadas
física e de enlace do modelo OSI. Liste os subgrupos que compõem o IEEE 802 e
escolha um para explicar mais detalhadamente.
O IEE 802 que visa padronizar as rede locais e metropolitanas tem os seguintes subgrupos: IEEE 802.1 - controle de redes, IEEE 802.2 - Logical Link Control (LLC), IEEE 802.3 - Ethernet e Media Access Control (MAC), IEEE 802.4 - Token Bus, IEEE 802.5 - Token Ring, IEEE 802.6 - Redes Metropolitanas, IEEE 802.7 - MAN de banda larga, IEEE 802.8 - Fibra óptica, IEEE 802.9 - Integração de Redes Locais, IEEE 802.10 - (S.I) Segurança em Redes Locais, IEEE 802.11 - LAN sem fio (Wireless LAN),IEEE 802.15 - Wireless Personal Area Network (Bluetooth), IEEE 802.16 - Broadband Wireless Access (WiMAX), IEEE 802.20 - Mobile Broadband Wireless Access (MobileFi) e IEEE 802.22 - Wireless Regional Area Network (WRAN). Destes destaco o IEEE 802.3 que especifica a camada física Ethernet e a sub-camada MAC na camada de ligação de dados no modelo OSI, o padrão ethernet é utilizado geralmente para aplicações LAN, porém, em alguns casos também em WAN. No IEEE 802.3 é suportado arquiteturas do IEEE 802.1 para o controle de redes.
5. Qual é a principal diferença entre o modelo TCP/IP e o modelo OSI?
No modelo de referência OSI, temos sete camadas numeradas e cada tem uma função particular da rede. A separação das funções da rede é chamada divisão em camadas, são as seguintes camadas do modelo OSI: Camada 7, camada de aplicação; Camada 6, camada de apresentação; Camada 5, camada de sessão; Camada 4, camada de transporte; Camada 3, camada de rede; Camada 2, camada de enlace; Camada 1, camada física.
Diferentemente do modelo OSI que tem sete camadas, o modelo TCP/IP tem quatro camadas, são elas: Camada 4, camada de Aplicação; Camada 3, camada de Transporte; Camada 2, camada
...