Atividade (Banco de Dados)
Por: caiofac • 19/3/2016 • Exam • 447 Palavras (2 Páginas) • 447 Visualizações
Atividade (Banco de Dados)
- Introdução
De acordo com o desafio proposto nesse projeto, iremos desenvolver um software que utiliza a linguagem SQL para a movimentação do Banco de Dados. Além da utilização de conceito de bando de dados relacional, triggers (é um tipo especial de procedimento armazenado, que é executado sempre que há uma tentativa de modificar os dados de uma tabela que é protegida por ele) e stored procedure (coleção de comandos em SQL para otimização de Banco de dados). O Banco De Dados do software será composto por: Produto, Entrada, Saída, Caixa e Movimentação e os módulos Compra de Produtos, Venda de Produtos, Frente de Caixa, Estoque e Movimentação Gerencial.
Na etapa 3, Stored procedures e triggers são recursos importantes a serem aplicados na implementação de um banco de dados, pois simplificam diversas operações a serem realizadas pelo banco de dados, assim como torna mais simples a codificação do sistema, definindo uma camada intermediária de controle entre o banco de dados físico e o código fonte da aplicação.
- Etapa 03: Relatório 3: Códigos do Banco de Dados
[pic 1]
[pic 2]
[pic 3]
- Conclusão
Como podemos apresentar nos tópicos desse projeto, a utilização de uma linguagem padrão para movimentarmos um banco de dados, é muito importante. A linguagem SQL sendo aplicada, proporciona uma interface para acessarmos o banco de dados, incluindo todos os Sistemas de Gerenciamento de Banco de Dados Relacionais, mesmo com algumas variações.
Sendo assim, fica evidente que, a Linguagem SQL é usada para comunicarmos com o SGBD e desenvolvermos funções como inserir e modificar registros, instanciar objetos, gerenciar usuários, controlar operações, consultar informações/dados, entre outras operações de armazenamento e pesquisa. Resumindo, ter conhecimento sobre essa linguagem e realmente saber como usá-la é imprescindível para os desenvolvedores de softwares. Referente aos comandos aplicados, podemos defini-los como, o comando “INSERT” é usado para inserir dados; o comando “UPDATE” é aplicado para atualização dos registros; o “DELETE” é utilizado para remoção de dados; e o comando “SELECT” é chamado para a exibição de dados.
Em relação a stored procedure, a classificamos como um repositório para um conjunto de declarações SQL. Ou seja, podem conter declarações condicionais e processamento lógico que normalmente estaria indisponível em uma declaração SQL tradicional gerada dinamicamente. Aplicando códigos SQL em forma de stored procedures permite à inserção de minimizar a quantidade de código SQL que aparece no código fonte da aplicação e coloca estes códigos sob o controle da camada do banco de dados. Isso faz com que o projeto da aplicação fique mais claro e deixa as páginas de código fonte da aplicação livres de códigos SQL dinâmicos, que seriam desnecessários.
...