Banco de dados
Por: ThamiSousa1 • 24/3/2016 • Projeto de pesquisa • 753 Palavras (4 Páginas) • 309 Visualizações
Apresentação do Tema
Nesse trabalho os assuntos que irei abordar são sobre a Oracle, falarei de três temas, como, SQL LOADER, RMAN E DATABASE CONTROL. O Primeiro que irei falar é sobre o SQL LOADER, que permite ler os dados de arquivos externos e também carregar estes dados em tabelas de um Banco de Dados Oracle, que a vantagem é efetuar cargas de dados mais rápidas. Já o RMAN é uma ferramenta de backup e recover de Banco de Dados, preferencial da Oracle, a mesma fornece opções de backup, restauração e recuperação. Por fim, a DATABASE CONTROL, é usada para controlar todo o acesso aos dados dentro de um Banco de Dados.
Esse trabalho mostrará alguns assuntos importantes e mostrará como funciona cada um desses temas citados acima.
• SQL LOADER
Essa ferramenta lê arquivos de texto e insere os dados no banco de dados, vantagem de utilizá-lo é que o mesmo permite realizar uma carga de dados de forma bastante rápida, de inserir milhões de linhas em questão de segundos. É realizada essa carga de dados com base nas instruções de um arquivo de controle (control file) que são previamente configuradas.
Este arquivo de controle diz ao Loader não só onde inserir os dados, mas também de que forma estes dados serão lidos do arquivo texto (data file). Abaixo uma imagem para descrever como funciona:
Para executar o SQL Loader, é necessário executar o comando sqlldr que está localizado em ORACLE_HOME/bin seja na instalação do Oracle Server ou do Oracle Client.
Por fim, o SQL Loader é uma ferramenta bem versátil que permite a realização de carga massiva de dados para o banco de dados. Com a configuração adequada, o mesmo consegue ler um ou mais arquivos de texto ao mesmo tempo e carregar dados para uma ou mais tabela, ele também realiza carga de dados utilizando o caminho direto (direct path), mas com algumas restrições.
• RMAN
É um aplicativo que a própria Oracle fornece na instalação do banco de dados e que pode gerenciar facilmente todas as nossas cópias e recuperações com segurança, fornecendo garantia ao ambiente e facilidade para os DBAs.
O objetivo do aplicativo é gerenciar todos os backups através de repositórios ou catálogos, a principal interface de interação entre o usuário e o RMAN que permite utilizar todos os recursos e funcionalidades é por linha de comando, veja o exemplo abaixo:
Ele também é executado sobre diversas plataformas, como Windows, Linux e Unix. É muito poderoso em recursos, e, ao mesmo tempo, fácil e seguro na proteção dos backups. Permite à realização em diversos tipos de backups, como backup completo (banco de dados off-line), incremental (banco de dados online) e por backupset (cópia incremental apenas dos blocos alterados), além de recursos com flashback recovery (recuperação rápida de dados), duplicate auxiliary database (duplicação do banco de dados para uma máquina local ou remota), recovery block (recuperação apenas do bloco de dados corrompida) e o Tablespace Point-In-Time Recovery (TSPITR), recuperação de um ou mais objetos em uma base auxiliar até um determinado período.
Possui inúmeros recursos e configurações, que tornam este método o mais
...