Banco de dados em Java
Por: Rafael Pace • 24/11/2015 • Monografia • 2.644 Palavras (11 Páginas) • 339 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA
DAGMAR COLLELA RA: B471530
GABRIEL A. CRIZOL QUAIATI RA: B411279
KAIQUE PAULINO DE SOUZA RA: B460946
RAFAEL APARECIDO PACE RA: B5192C0
SUELEN CRISTINA BATISTA RA: B0321E3
BANCO DE DADOS EM JAVA
SÃO JOSÉ DO RIO PRETO
2013
DAGMAR COLLELA RA: B471530
GABRIEL A. CRIZOL QUAIATI RA: B411279
KAIQUE PAULINO DE SOUZA RA: B460946
RAFAEL APARECIDO PACE RA: B5192C0
SUELEN CRISTINA BATISTA RA: B0321E3
BANCO DE DADOS EM JAVA
Trabalho realizado como parte das Atividades Práticas Supervisionadas do Curso de Ciência da Computação do Instituto Ciências Exatas e Tecnológicas - Universidade Paulista – UNIP.
SÃO JOSÉ DO RIO PRETO
2013
ÍNDICE
1. BIOGRAFIA (MINICURRÍCULO)
2. INTRODUÇÃO
3. A LINGUAGEM JAVA
4. ESTRUTURA DE DADOS
5. BANCO DE DADOS
6. DO TRABALHO PROPOSTO
7. IMPACTOS PRODUZIDOS
8. CONCLUSÃO
9. BIBLIOGRAFIA
1. BIOGRAFIA (MINICURRÍCULO)
Dagmar Collela,empregado no ramo da informática, e estudante deCiência da Computação na UNIP – Universidade Paulista, campus São José do Rio Preto/SP II. Conhecimento na área de programação e hardware de computadores.
Gabriel A. CrizolQuaiati, estudante de Ciência da Computação na UNIP – Universidade Paulista, campus São José do Rio Preto/SP II. Ex-analista de sistemas e operador de suporte técnico na empresa Unimed Catanduva. Habilidoso com edição de imagem e vídeo e texto em ferramentas do Microsoft Office e outros programas. Técnico de informática, atuando na área de reparo e manutenção de hardware e software.
Kaique Paulino de Souza, estudante de Ciência da Computação na UNIP – Universidade Paulista, campus São José do Rio Preto/SP II. Conhecimento na área de edição de textos a partir do Microsoft Office e noções básicas de hardware e software.
Rafael Aparecido Pace, estudante de Ciência da Computação na UNIP – Universidade Paulista, campus São José do Rio Preto/SP II. Técnico em Informática, operador de computador, Photoshop, Corel Draw, Dreamweaver, digitação e Flash.
Suelen Cristina Batista, operadora de suporte técnico telefônico na empresa Amplitude Net, e estudante de Ciência da Computação na UNIP – Universidade Paulista, campus São José do Rio Preto/SP II.
2. INTRODUÇÃO
A linguagem Java detém de uma ampla capacidade de implementação a partir de sua API. Lançada em 1995, Java é uma linguagem de programação orientada a objetos e permite a manipulação de informações quando associada a um tipo especial de estrutura de dados.
É nesse ponto que foi introduzido o projeto que organiza em si um tipo especial de estrutura de dados para manipulação de informações, que consequentemente ficam armazenadas em um banco de dados específico. Ou seja, implementou-se um código em Java que armazena várias informações de funcionários dentro de um banco de dados, exportando tais informações em arquivos .txt separados.
Do mesmo modo que pode-se incluir funcionários, pode buscar e localizar informações depois de cadastrá-los no banco. Para tal função, cada arquivo tem sua identificação, seja por CPF do cadastrado, ou pela ordem de cadastro.
Logo, fez-se uso das três disciplinas fundamentais do semestre atual. Agrupou-se uma estrutura de dados implementada a partir da linguagem de programação Java, armazenando esses dados em um banco de dados que facilmente é acessado ou modificado.
Graças ao desenvolvimento do projeto e à aplicação de conceitos atribuídos ao longo do semestre, concluiu-se a criação deste programa que dá ao usuário liberdade para manipular dados de funcionários que deseja cadastrar em um ambiente seguro.
3. A LINGUAGEM JAVA
A linguagem orientada a objetos Java é uma união de tecnologias testadas por vários centros de pesquisa e desenvolvimento de software, criada em 1995 por James Gosling e sua equipe, a linguagem é da Sun Microsystem.
Java é simples e muito significativa nos dias de hoje, mas como todas as linguagens tem suas vantagens e desvantagens, o que será apresentado neste trabalho.
Um dos pontos negativos é que os programas em Java demoram um tempo maior para iniciar seu funcionamento em comparação a outras linguagens.Isso se deve à pré-compilação, que faz com que os programas demorem mais para serem inicializados.
Os tipos numéricos em Java são especificados minuciosamente, e fazem com que Java seja mais lento em aplicações que usem muitos tipos numéricos.
A aplicação da engenharia reversa é facilmente aplicada aqui, pois o Java utiliza bytecode, assim o código fonte de uma aplicação original pode ser facilmente recuperado, mas gera vários problemas para aplicações comerciais.
Uma das desvantagens mais marcantes da linguagem Java é que não suporta herança múltipla de implementação e nem aritmética de ponteiros, cujos são aceitos em C++.
...