Big Data
Por: Gibson Ferreira • 6/10/2015 • Trabalho acadêmico • 2.851 Palavras (12 Páginas) • 366 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
GIBSON MATOS FERREIRA – RA: C2473F-6
NELSON DA SILVA GONÇALVES JÚNIOR – RA: A51HHG-4
MAX WILLIAM SOUZA DE ANDRADE – RA: C06727-0
VITOR MIGUEIS GONÇALVES – RA: C355BA-1
BIG DATA
MANAUS/AM
2015
GIBSON MATOS FERREIRA – RA: C2473F-6
NELSON DA SILVA GONÇALVES JÚNIOR – RA: A51HHG-4
MAX WILLIAM SOUZA DE ANDRADE – RA: C06727-0
VITOR MIGUEIS GONÇALVES – RA: C355BA-1
BIG DATA
[pic 1]
MANAUS/AM
2015
RESUMO
Com a constante evolução da tecnologia (e de sua aplicação em nosso dia a dia) nos deparamos com novas formas de lidar com diversas situações com mais rapidez e por consequência disso tornar nossa vida melhor. Big Data é considerado uma dessa tecnologias. A capacidade de poder armazenar grandes quantidades de informação nos dias de hoje é de grande uso não somente para grandes empresas e afins, mas também para usuários.
Palavras-chave: Big Data; Tecnologias de Armazenamento;
ABSTRACT
With the constant evolution of technology (and its application in our day to day) we come across new ways of dealing with various situations more quickly and therefore it makes our lives better. Big Data is considered one of this technology. The ability to store large amounts of information these days is of great use not only for large companies and alike, but also for users.
Keywords: Big Data; Storage Technologies;
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
2. BIG DATA
2.1. A importância do Big Data
2.2. Os 5 Vs
2.3. Hadoop
2.4. Big Data e Internet das Coisas
2.5. Big Data e a Computação em Nuvem
3. CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS
INTRODUÇÃO
Não há como negar o quão importante é o valor da informação, não importa o setor ou situação. Todos os dias geramos e armazenamos dados. Empresas dos mais variados ramos (como bancos, empresas de telecomunicações, serviços de busca online e etc.) estão aderindo ao uso de Big Data. Sua definição, sua importância e suas aplicações nas mais diversas áreas do mercado serão abordadas a seguir.
BIG DATA
O termo Big Data pode ser definido como conjuntos de dados extremamente extensos, ou seja, em grandes quantidades, e por isso, esses conjuntos precisam de ferramentas feitas especificamente para lidar com grandes volumes de dados, de forma que qualquer informação ali contida possa ser localizada, analisada e aproveitada no menor intervalo de tempo possível. De uma outra forma, a ideia de Big Data pode ser entendida como uma análise sobre grandes volumes de dados, com o propósito de poder retirar resultados para a maximização da eficiência de uma companhia. A vantagem de se poder analisar grandes volumes de dados é que através desse levantamento de informações, é possível ter resultados bem mais precisos do que se tivesse feito o mesmo processo com volumes menores de dados.
- A importância do Big Data
Como já citado anteriormente, o Big Data nos permite extrair resultados precisos, muitas vezes usados para análises de mercado, para entender o perfil do cliente ou público alvo, entender qual forma de abordagem é mais viável e lucrativa para uma empresa e etc. No mundo empresarial, poder estar à frente da concorrência, estabelecer uma nova tendência no mercado e sempre estar a par das mudanças do mesmo é de extrema importância. E com o levantamento de informações, é possível alcançar essas metas. Por exemplo, em uma grande franquia de supermercados, os vendedores perceberam que certos produtos são mais vendidos em um determinado dia da semana muito mais que nos outros dias. Então, de acordo com essa análise, foi possível maximizar a margem de lucro ao por estes dois produtos próximos uns aos outros.
De uma forma mais simples, o uso do controle da informação permitiu entender quais produtos eram mais vendidos em determinado dia, possibilitando a franquia de supermercados adotar estratégias (tomada de decisões) que possam lhe garantir uma vantagem competitiva. Muito além de ter apenas uma única vantagem, com o Big Data uma empresa pode criar estratégias de marketing mais eficientes, como cortar gastos, produzir mais em menos tempo, evitar desperdício de recursos, disponibilizar serviços especiais para determinados clientes e assim por diante.
Essa forma de lidar com dados em grandes volumes não é algo recente. Departamentos de TI já usava aplicações de Data Mining (Mineração de Dados), Business Intelligence (Inteligência Empresarial) e Customer Relationship Management (Gestão de Relacionamento com o Cliente) para lidar com a análise de dados, tomadas de decisões e outros aspectos em relação ao negócio.
Porém, o Big Data se diferencia dos demais processos de análise de dados por ser uma ferramenta bem mais abrangente, complementando os processos anteriores, fazendo-os mais eficientes e assim, trazer resultados bem mais precisos. Mas para tal, é necessário entender também o que levar em consideração ao adotar o Big Data, seus aspectos e suas prioridades a respeito da relação com os volumes de dados.
...