CURSO DE ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMA PROJETO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO II
Por: creator • 6/11/2015 • Trabalho acadêmico • 2.702 Palavras (11 Páginas) • 583 Visualizações
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SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CURSO DE ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMA
PROJETO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO II
Itajubá
2015
Projeto de Sistemas de Informação II
Trabalho em grupo apresentado ao Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistema da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, à disciplina Fundamentos de Redes de Computadores, Tópicos Avançados em Desenvolvimento de Sistemas, Gestão do Conhecimento.
Profs.: Paulo K. Nishitani
Anderson E.M. Gonçalves
Merris Mozer.
Tutor eletrônico: Renivaldo Pereira da Costa
Tutor de sala: Rodrigo Carvalho Paciullo
Itajubá
2015
SUMÁRIO
REFERÊNCIAS.......................................................................................................... | 5 7 8 11 14 17 |
1 INTRODUÇÃO
Esta produção textual interdisciplinar do 5° semestre do curso de Analise e desenvolvimento de sistemas, tem como seu maior objetivo aplicar e exercitar os conteúdos assimilados no período, enquadrando os diversos conceitos, técnicas e práticas das disciplinas. Neste artigo será discutido o mercado de software para dispositivos móveis, o qual está em pleno crescimento.
O uso de dispositivos móveis, como celulares, PDAs, Handhelds tem se tornado cada vez maior entre pessoas e empresas que necessitam de grande flexibilidade no acesso e troca de informações. Junto com a popularidade desses dispositivos surge a necessidade de implementar aplicações cada vez mais sofisticadas e que consigam atender de maneira satisfatória os desejos de seus usuários. As aplicações para dispositivos móveis podem variar desde uma simples aplicação stand-alone a sistemas que permitam a troca de dados remotamente através da internet utilizando tecnologias como, por exemplo, Web Services. O desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis requer um cuidado especial, pois estes geralmente apresentam limitações de memória, processamento e resolução que devem ser levadas em consideração no projeto destas aplicações. Além disso, a grande variedade dos dispositivos existentes e a falta de ferramentas de desenvolvimento adequadas e frameworks tem dificultado muito a construção de aplicações portáveis e que utilizem, de maneira otimizada, os recursos específicos de determinados equipamentos. Pode-se perceber claramente que a maioria dos problemas acontece devido a fatores inerentes ao dispositivo em uso e que estes problemas são agravados atualmente pela ausência de ferramentas, técnicas e frameworks estruturados que permitam um desenvolvimento mais fácil das aplicações. O surgimento de aplicações web móveis também tem gerado algumas questões que devem ser levadas em consideração no projeto de tais aplicações. Dentre elas podemos citar:
• Variedade de dispositivos com diferentes capacidades
• Múltiplas linguagens de marcação de texto
• Múltiplas implementações de browsers;
• Múltiplas implementações do padrão WAP;
• Variações na capacidade de processamento client-side;
• Falta de um ambiente sofisticado de desenvolvimento e de bugging de aplicações web.
Tendo em vista resolver os problemas citados a Microsoft lançou a plataforma. Net que pode ser utilizada como uma tecnologia alternativa para o desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis. A plataforma .NET faz a promessa de que o desenvolvedor será capaz de implementar aplicações móveis utilizando o paradigma de programação orientado a objetos sem se preocupar com a diferença existente entre os diversos tipos dispositivos. Com .Net é possível implementar tanto aplicações client-side que executam em um dispositivo específico, como também aplicações web que serão acessadas via browsers dos dispositivos móveis. Cada abordagem apresenta suas próprias características e nuances que devem ser analisadas e consideradas na construção de diferentes tipos de aplicações.
- OBJETIVO
Dentro do contexto apresentado, o objetivo deste trabalho é estudar e analisar as possíveis arquiteturas (abordagens) que podem ser adotadas no desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis utilizando a plataforma. Net. No estudo serão identificadas as características de cada abordagem e os possíveis cenários onde as mesmas poderão ser utilizadas. Na prática serão desenvolvidos protótipos que permitam validar os resultados obtidos, testar os simuladores e ferramentas disponíveis. Além disso, serão tratados também outros aspectos como, por exemplo, o consumo de Web Services por PDAs.
- DESENVOLVIMENTO
- Dispositivos móveis
Antes de iniciar o estudo de aplicações móveis é importante ter conhecimento sobre os dispositivos em que estas aplicações serão executadas, em termos práticos, isto também implica em conhecer que tipos de dispositivos serão tratados neste trabalho. A seguir, será apresentado um breve histórico que trata a evolução dos dispositivos computacionais móveis, desde o primeiro computador portátil aos dispositivos móveis mais modernos.
- Histórico de evolução
A evolução dos dispositivos móveis pode ser vista na seguinte ordem:
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