Projeto Integrador Multidisciplinar Curso Analise e Desenvolvimento de Sistemas Software para relatório de notas do ensino fundamental
Por: rafael1rafael • 14/3/2017 • Trabalho acadêmico • 7.552 Palavras (31 Páginas) • 1.324 Visualizações
UNIP INTERATIVA
Projeto Integrador Multidisciplinar
Curso Analise e Desenvolvimento de Sistemas
Software para relatório de notas do ensino fundamental
Projeto Integrado Multidisciplinar IV (Artur Nogueira)
2016
UNIP INTERATIVA
Projeto Integrador Multidisciplinar
Curso Analise e Desenvolvimento de Sistemas
Software para relatório de notas do ensino fundamental
Nome: Rafael Alves Marcelino
RA: 1659282
Curso: Análise e desenvolvimento de sistemas
Semestre: 1º
Projeto Integrado Multidisciplinar IV (Artur Nogueira)
2016
Resumo
O objetivo desse projeto é demonstrar a utilização de ferramentas da linguagem de programação e engenharia de software para auxiliar o dia a dia de um professor, assim como avaliar o aprendizado no aluno nas unidades citadas acima, com o desenvolvimento de um software capaz de coletar as notas dos alunos e exibir a média do mesmo, e status de aprovado / reprovado e a média da sala, utilizando os padrões e metodologias ensinadas nas disciplinas.
Palavras chaves = linguagem de programação, engenharia de software, professor, aluno
Abstract
The objective of this projectis to demonstrate the use of programming language and software engineering tools to assist a teacher's daily life, as well as to evaluate student learning in the units mentioned above, with the development of software capable of collecting the Student's grade and average grade, and pass / fail status and average grade using the standards and methodologies taught in subjects.
Key-words = language, software engineering, teacher's, students.
Sumário
1 - Introdução - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 6
2 - O ciclo de vida incremental e iterativo - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 7
2.1 - Definição de ciclo incremental - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 8
2.2 - Processo incremental - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 8
2.3 - Definição do ciclo iterativo - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 9
3.3 - Processo iterativo - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 9
3 - Justificativa - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 10
4 - Levantamentos de requisitos - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 11
4.1 - Requisitos funcionais - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 12
4.2 - Requisitos não funcionais - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 12
5 - Desenvolvimento - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -13
6 - Conclusão - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -23
7 - Referências - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -24
Introdução
O objetivo dessa pesquisa é criar um software, com os padrões e metodologias aprendidas nas disciplinas Engenharia de Software / Linguagem e técnica de programação, para a coleta de notas de alunos, e verificação de status de cada aluno no quesito "Aprovado / Reprovado", além de exibir a média da sala.
A metodologia utilizada para a criação do software segue os padrões de ciclo de vida do modelo incremental, que nada mais é a aplicação do modelo cascata por diversas vezes, neste mesmo projeto, fazendo com que todo o sistema seja desenvolvido em pequenas partes.
O ciclo de vida incremental e iterativo.
O ciclo de vida incremental e iterativo foi concebido na tentativa de eliminar os problemas encontrados no modelo cascata, que é a sua base. Um desenvolvimento de software segundo esse foco, tem como objetivo dividir o software em ciclos. E em todos os ciclos, podem ser identificados as fases de análise, levantamento de dados, projeto, implementação e testes. Com isso, temos a diferença da abordagem clássica, que executa as fases citadas acima uma única vez.
Cada um dos ciclos consideram um grupo de requisitos para o seu desenvolvimento. Estes, são desenvolvidos em seu ciclo de desenvolvimento. Ao fim desse desenvolvimento, é iniciado um novo ciclo e com um novo grupo de requisitos, criando um incremento no sistema, que contém extensões e refinamento sobre o ciclo anterior. E isso segue até a finalização do projeto de software.
Esta abordagem só será possível, caso exista um mecanismo para separar os requisitos em partes, e que essas partes sejam alocadas em cada ciclo do desenvolvimento, organizadas devido a sua importância.
Definição de ciclo incremental
A definição do ciclo incremental dá-se quando várias partes do sistema são desenvolvidas em paralelo, e integradas quando completa. A escolha ao desenvolvimento incremental é desenvolver todo o sistema com uma única integração.
O processo incremental
O processo incremental corresponde a idéia de se adicionar recursos e inflar pouco - a - pouco ao sistema.
Um incremento pode não significar uma real adição ao código do sistema, principalmente no começo da concepção do projeto. Um projeto superficial, pode ser substituído por um mais detalhado, e isso deverá ser considerado um incremento no sistema. Em fases mais avançadas do projeto, incrementos são comumente aditivos.
Definição do ciclo iterativo
O ciclo iterativo é uma abordagem ao planejamento de retrabalho, onde o tempo gasto em revisão e melhorias do sistema é pré definido. Isso não significa um desenvolvimento incremental, mas sua utilização em conjunto com o mesmo é uma ótima opção. Uma das principais diferenças entre o ciclo incremental é que a saída de um incremento não é obrigatoriamente assunto de um refinamento futuro, e o retorno do usuário ou o teste não são utilizados como entrada para os planos de revisão ou especificações para futuros incrementos seguintes. Ao contrário, a saída de uma iteração é examinada para modificação, e especialmente para a revisão dos objetivos das seguintes iterações.
...