Características De Software
Tese: Características De Software. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jovictors • 28/9/2014 • Tese • 884 Palavras (4 Páginas) • 299 Visualizações
CARACTERISTICAS DO SOFTWARE
Para que se possa obter a compreensão do que é software (e, em última análise, uma compreensão da engenharia de software), é importante examinar as características do software que o tornam diferente das outras coisas que os seres humanos constroem. Quando o hardware é construído, o processo criativo humano (análise, projeto, construção e teste) é imediatamente traduzido numa forma física. Se construimos um novo computador, nossos esboços iniciais, desenhos de projeto formais e protótipo em forma de breadboard (arranjo experimental de circuitos eletrônicos) evoluem para um produto físico (chips VLSI, placas de circuito, fontes de energia etc.).
O software é um elemento de sistema lógico, e não físico. Portanto, o software tem características que são consideravelmente diferentes das do hardware.
O software é desenvolvido ou projetado por engenharia, não manufaturado no sentido clássico
Não obstante existam algumas semelhanças entre o desenvolvimento de software e a manufatura de hardware, as duas atividades são fundamentalmente diferentes. Em ambas atividades, a alta qualidade é obtida mediante um bom projeto, mas a fase de manufatura do hardware pode introduzir problemas de qualidade que inexistem (ou são facilmente corrigidos) para o software. Ambas atividades dependem de pessoas, mas a relacão entre as pessoas envolvidas e o trabalho executado é inteiramente diferente. Ambas atividades exigem a construção de um "produto", mas as abordagens são muito diferentes.
Os custos do software estão concentrados no trabalho de engenharia. Isto significa que os projetos de software não podem ser geridos como se fossem projetos de manufatura.
No decorrer da década passada, o conceito de "fábrica de software" foi discutido na literatura [1,2]. Torna-se importante observar que este termo não implica que a manufatura de hardware e o desenvolvimento de software sejam equivalentes. Ao contrário, o conceito de fábrica de software recomenda o uso de ferramentas automatizadas para o desenvolvimento de software.
O software não se "desgasta"
A Figura 1 mostra o índice de falhas como uma função do tempo para o hardware. A relação, muitas vezes chamada "curva da banheira", indica que o hardware exibe índices de falhas relativamente elevados logo no começo de seu ciclo de vida (estas falhas frequentemente são atribuídas a defeitos de projeto e manufatura); os defeitos são corrigidos e o indice de falhas cai para um nível estável (esperançosamente, muito baixo) durante certo período de tempo. À medida que o tempo passa, entretanto, o índice de falhas eleva-se novamente conforme os componentes de hardware sofrem os efeitos cumulativos de poeira, vibração, abuso, temperaturas extremas e muitos outros males ambientais. Colocado de maneira simples o hardware começa a se desgastar.
Figure SEQ Figure \* ARABIC 1: Curvas de Falhas Para o Hardware
O software não é sensível aos problemas ambientais que fazem com que o hardware se desgaste. Teoricamente, portanto, a curva do índice de falhas para o software assumiria a forma representada na Figura 2. Defeitos não descobertos provocarão elevados índices de falhas no começo da vida de um programa. Porém esses são corrigidos (espera-se que novos erros não sejam introduzidos) e a curva achata-se, como mostra a Figura 2. Esta figura representa de forma grosseira e simplificada os modelos de falhas reais para o software. Entretanto fica claro que o software não se desgasta. Todavia se deteriora!
...