Comunicação de Dados - Telefonia
Por: karinealeixo • 4/10/2015 • Projeto de pesquisa • 1.018 Palavras (5 Páginas) • 266 Visualizações
Comunicação de Dados
Como o sistema telefônico funciona em linhas gerais
De acordo com artigo publicado no site Teleco, em resumo, o telefone funciona baseado em insfrasestuturas de redes comutadas de telefonia pública.
A rede comutada também pode ser chamada de PSTN, existente desde o século XX, resume-se em diversas centrais interligadas entre si, formando caminhos físicos entre a origem e o destino enquanto há ligação em andamento.
O sistema telefônico, de uma forma generalizada, é composto por assinantes, sistemas de distribuição, centrais telefônicas e sistemas de transmissão.
“A rede de telefonia considerando a chamada telefônica inicia-se na casa do assinante, que está conectado à rede através do circuito de transmissão do seu aparelho telefônico. Através de um sistema de distribuição, que se constitui basicamente de uma estrutura física de conexão, esse assinante tem acesso a uma operadora de telefonia, dando origem a RTPC (Rede de Telefonia Pública Comutada). Em geral, este sistema é composto por caixas de distribuição, armários de distribuição, distribuidores gerais, meios físicos, centrais telefônicos e telefones.” (CAMPOS, 2007)
Qual a infraestrutura necessária para que os sistemas funcionem
Quando falamos de telefonia convencional, existem três componentes fundamentais para que o funcionamento aconteça: O loops locais, os troncos de conexão e as estações de comutação.
Os Loops locais são conexão de fios entre o usuário e a estação final. Os loops locais basicamente servem para realizar chamadas locais, caso seja necessário concluir uma chamada LDN, por exemplo, será necessário usar uma linha de saída do loopx para o loop local do destino.
Os troncos de conexão conectam as estações de comutação, que por sua vez são responsáveis por transferir as chamadas de um tronco para outro.
Como a voz é codificada, transmitida e decodificada no sistema analógico e digital
Os sinais analógicos são sinais físicos, e assumem valores, como temperadura, pressão, eletricidade ou sinal da voz. Diferentemente, os sinais digitais se resumem a valores binários (0,1 – On, Off).
Toda forma de comunicação analógica passa por um processo onde é armazenada pelo computador ou um sistema digital que irá codificar ou digitalizar o sinal.
A telefonia analógica é feita através da comutação de circuitos e a telefonia digital por comutação de pacotes. A comunicação através de pacotes é feita através da Internet, ou seja, troca de pacotes de dados.
O funcionamento de uma chamada em um sistema de telefonia analogica
começa quando se retira o telefone do gancho e o tom de discagem é escutado.
Quando isso ocorre, é sinal de que existe uma conexão com a operadora de telefonia, por exemplo Telefônica, GVT, Oi. O segundo
passo é discar o número de telefone que se deseja chamar. Após tê-lo discado, a chamada é transmitida, através do comutador (switch) da operadora, para o telefone chamado, e agora é estabelecida a conexão entre o telefone discador e o telefone receptor, e o telefone toca para a pessoa a ser chamada e alguém atende a chamada, e com isso a conexão fecha o circuito, e se alguém tiver tentando ligar para um dos 2 telefones não irá completar a ligação.
As pessoas se falam por determinado período de tempo e se desliga os telefones, quando este é desligado, o circuito automaticamente é liberado, liberando assim as duas linhas utilizadas na chamada, para que elas possam realizar novas chamadas.
Para definir como funciona uma comunicação em um sistema telefônico analógico, deve-se supor que as pessoas que desejam se comunicar possuam serviço através de um provedor VoIP e que as duas tenham seus telefones analógicos conectados a um adaptador digital, o chamado ATA, que é responsável pro converter sinais Analógico/Digital e Digital/Analógico e gerar de mensagens de dados baseadas no protocolo SIP.
...