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Conceitos fundamentais de Programação

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Por:   •  28/9/2013  •  Tese  •  1.449 Palavras (6 Páginas)  •  285 Visualizações

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Relatório 1 – Conceitos fundamentais de Programação

Etapa 1

Passo 1

1. Fazer a leitura individual de: Introdução à Programação de Computadores para Cursos de

Engenharia e de Automação. Disponível em:

<https://docs.google.com/a/aedu.com/file/d/0Bx2ZnHfyWt9QTzluaU4yX1JRYTg/pre

view>. Acesso em: 17 set. 2012. Buscar compreender os princípios da Construção de

Algoritmos.

2. Fazer a leitura individual de: Algoritmos Computacionais (Programas). Disponível em:

<https://docs.google.com/a/aedu.com/file/d/0Bx2ZnHfyWt9QMnFjLXd4OHZ3V28/p

review>. Acesso em: 17 set. 2012. Buscar compreender os princípios da Representação de

Dados e variáveis.

3. Fazer a leitura individual do capítulo 1: Introdução do livro texto da disciplina de

Algoritmos e Programação (MIZRAHI, Victorine Viviane. Treinamento em Linguagem C. 1ª

ed. São Paulo: Pearson, 2007. p. 2 a 26) focando a leitura em Conceitos Fundamentais de

Programação em Linguagem C.

Passo 2

1. Algoritmos

Algoritmo pode ser definido como uma sequência lógica, e sem ambigüidade de passos que levam a solução de um dado problema.

É uma seqüência de passos que visam atingir um objetivo bem definido. O algoritmo está presente em todas as ações do nosso dia à dia como se fosse um plano para resolução de problemas.

Os algoritmos são comuns em nosso cotidiano, como por exemplo, uma receita de bolo. Nela está descrita uma série de ingredientes necessários, uma seqüência de passos a serem cumpridos para atingir o objetivo que é ter um bolo pronto. Ou então em um mapa descrevendo o trajeto que devo executar até chegar a um determinado ponto.

2. Pseudo Linguagem

Uma variável é caracterizada por um nome e dois atributos básicos: valor e tipo. O nome é usado para identificar e fazer referência à variável. O valor de uma variável é representado, de forma codificada, na área de memória amarrada à variável. O tipo de uma variável pode ser considerado como uma especificação de classe de valores que podem ser usadas para criar, acessar e modificar estes valores.

3. Estruturas de um programa

Comandos para inclusão de ficheiros com declarações

Definições de constantes

Declarações de variáveis

Declarações de funções

Definições de funções (sub-programas)

Definição da função main (programa principal)

4. Tipos Primitivos para representação de Dados e Variáveis

Ao escrever aplicações (programas) precisamos, via de regra, referenciar valores. Para tal usamos identificadores (nomes) aos quais são associados valores. Os identificadores são, então, utilizados em operações. Um identificador representa sempre o último valor a ele associado e não a série histórica de valores associados. Ao associarmos um novo valor a um identificador, a associação anterior se desfaz. Assim, o identificador em questão não pode mais ser utilizado para manipular o valor anteriormente associado. Um identificador que pode ter a sua associação com um valor refeita zero ou mais vezes é chamado de variável. Se uma variável não tiver ainda um valor associado, então dizemos que ela está indefinida. Ao escrevermos uma aplicação podemos associar um valor a um identificador e especificar que tal associação não pode mais ser desfeita. Neste caso dizemos que tal identificador representa uma constante. Uma aplicação pode manipular valores de naturezas distintas tais como caracteres, inteiros e reais. O uso pretendido de uma variável deve ser declarado para orientar o compilador no processo de análise sintática do "código fonte" (isto é, código escrito em uma linguagem de programação de alto nível de abstração) e de geração de "código objeto" (isto é, código em linguagem de máquina). A declaração de uso pretendido se dá através da definição de um tipo para cada identificador utilizado para representar um valor. Um tipo caracteriza o universo de valores válidos que podem ser associados a identificadores definidos como sendo do tipo em questão.

5. Operadores Aritméticos, Lógicos e relacionais

OPERADOR OPERAÇÃO TIPOS DOS OPERANDOS TIPO DO RESULTADO

+ adição inteiro inteiro

- subtração inteiro inteiro

* multiplicação inteiro inteiro

/ divisão inteiro real

Div divisão inteira inteiro inteiro

Mod resto da divisão inteira inteiro inteiro

OPERADOR OPERAÇÃO TIPO RESULTANTE TIPOS DOS OPERANDOS

= igual lógico tipos atômicos

<> diferente lógico (char,real,integer,

< menor que lógico etc.) compatíveis,

> maior que lógico ponteiros,

<= menor ou igual lógico conjuntos, cadeias

>= maior ou igual lógico de caracteres

<= está contido lógico conjuntos compatíveis

>= contém lógico conjuntos compatíveis

in pertence a lógico esquerda: tipo ordinal

direita: conj. compatível

6. Características do ambiente de desenvolvimento C

O C é uma linguagem de propósito geral, sendo adequada à programação estruturada. No entanto é mais utilizada escrever compiladores, analisadores léxicos, bancos de dados, editores de texto, etc. A linguagem

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