Concorrência em nossos dias em tecnologia
Projeto de pesquisa: Concorrência em nossos dias em tecnologia. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: sartorelli • 14/10/2014 • Projeto de pesquisa • 2.018 Palavras (9 Páginas) • 244 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO.........................................................................................................3
2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................4
3 CONCLUSÃO...........................................................................................................9
4 REFERÊNCIAS.......................................................................................................10
1 INTRODUÇÃO
Esse trabalho tem a finalidade de mostrar como está a concorrência nos dias atuais na área de tecnologia e o assunto principal é a Microsoft.
A Microsoft foi fundada por Bill Gates e Paul Allen, que se conheceram ainda no colégio e compartilhavam um interesse por computadores. A empresa foi criada em 1975, de uma forma simples e despretensiosa.
A gigante mundial Microsoft conquistou 90% do mercado do mundo e manteve seu nível de crescimento. Os sistemas operacionais da Microsoft continua dominando as estações de trabalho nas empresas, com mais de 90% do uso. O Windows corresponde a 70% dos servidores corporativos e o Linux, sistema operacional de uso livre, está presente em 18%, Mas nos dispositivos moveis Ela vem perdendo mercado para suas concorrentes, as causas já são bem conhecidas: os smartphones e os tablets permitem fazer muitas das tarefas que antes eram executadas apenas em computadores e as atenções dos consumidores estão voltadas para estes equipamentos. Além disso, a proliferação de serviços online que permitem substituir os tradicionais programas de computador (por exemplo, editores de texto que funcionam na Internet) levam a que, em muitos casos, os utilizadores sintam menos necessidade de trocar os respectivos computadores por aparelhos novos, que oferecem melhor desempenho na utilização de novo software e a Microsoft está deixando a desejar atualmente com seu sistemas operacional nos dispositivos moveis, perdendo mercado para suas concorrentes.
2 DESENVOLVIMENTO
Descrição do Cargo:
1- "Para avançar, a Microsoft terá que superar essa cultura de manter um pé no mundo antigo e outro no novo. O mercado exige um compromisso maior com o que é novo", diz Staten, da Forrester. Entretanto, como mais da metade da receita da empresa vem de clientes corporativos, em maioria resistente a mudanças radicais, a Microsoft deve enfrentar dificuldades para convencer clientes e parceiros a embarcar no processo de transição.
R: Com base nesse problema citado na Microsoft, Levantar os dados estatísticos que demonstrem que há mudanças de comportamento em função do desenvolvimento de uma nova tecnologia é essencial, e entender que o mercado está em constante evolução que as corporações precisam se adequar a tais mudanças, para se destacarem e obter maiores e melhores resultados. Portanto, dentre as opções, a Microsoft pode dispor de uma estratégia de marketing dirigida especificamente ao público corporativo, apresentando um produto com atributos que alavanquem a produtividade do público em questão, e utilizar também preços mais baixos que os concorrentes ou apresentar um portfólio com maiores ofertas de aplicativos, de modo que seu produto seja diferenciado, adequando-se às exigências do mundo corporativo, mas também interessante para os demais segmentos do mercado.
2- Em sua opinião, porque a Microsoft ficou tão para trás de seus concorrentes? O que faltou para a empresa?
R: A situação é essa. A Microsoft monopoliza o mercado de sistemas operacionais nos computadores pessoais, que atualmente perdeu a posição dominante nos dispositivos portáteis, que representam o futuro da computação. É certo que a Microsoft vai fazer parte dessa história de tecnologia, e que vai ser uma forte concorrente com seus lançamentos, mas atualmente ela perdeu a oportunidade de expandir o monopólio de seu sistema operacional na direção dos novos dispositivos que estão atraindo a atenção de todos. Faltou para Microsoft talvez, um sistema operacional que acompanhasse seu concorrentes e fosse tão popular quantos os mesmos e que tivesse a mesma facilidade de compartilhar dados com outros aparelhos igual ao Android do “Google”.
Marketing:
1 - "Em sentido oposto, os dispositivos móveis não param de crescer. Segundo a consultoria IDC, a venda de smartphones superou a marca de 1 bilhão de unidades ao longo de 2013, um crescimento de 38,4% em relação ao ano anterior. No caso dos tablets, a alta foi superior a 50%. Contudo, a Microsoft, uma das primeiras a levar o acesso a e-mails para o celular, ficou para trás em decorrência da demora em reagir à chegada do iPhone e do sistema operacional Android." Um dos conceitos de marketing estudados, de Kotler, fala exatamente sobre isso: estar atento aos concorrentes. Qual é esse conceito?
R: Este é o conceito de Marketing Estratégico, o qual se deve ficar atento aos seus concorrentes, pesquisando qual a forma que está sendo trabalhado o mercado, para manter-se sempre atualizado e estrategicamente ter novas ideias mostrando seu diferencial. A análise da concorrência permite-lhe saber quem são os seus principais concorrentes, quais as suas estratégias, pontos fortes e pontos fracos e dispor de informação competitiva que lhe permitirá um conhecimento mais sistematizado do mercado em que opera, permitindo-lhe tomar decisões com ainda mais confiança.
2 - Ainda que haja muita prestação de serviços, um computador é um produto, com características muito peculiares. Qual a definição de produto, segundo nossas aulas?
R: O termo produto designa um tipo específico de bem com características de tangibilidade, isto é, tem existência física. Decorrente desta característica é o fator de ser um bem que pode ser transportado e armazenado podendo, por isso, ser consumido num local e momento diferente daquele em que é produzido. Diferente do serviço, o qual apesar de ser também um bem, é um bem intangível, obrigando a que o mesmo tenha que ser consumido ou utilizado no momento em que é produzido.
3 - Seja qual for a estratégia adotada, a empresa ainda tem um longo caminho pela frente para continuar entre as maiores empresas de tecnologia do mundo no futuro. "As oportunidades para a Microsoft são maiores do que nunca. Eu vou dedicar cerca de 30% do meu tempo em encontros com as equipes
...