DESENVOLVIMENTO DE UMA APLICAÇÃO UTILIZANDO WEB SERVICES
Por: Wilson Santana • 13/11/2015 • Trabalho acadêmico • 3.698 Palavras (15 Páginas) • 1.810 Visualizações
DIEGO DE MACEDO
ANDERSON WILLIAN DE JESUS XAVIER
LUCAS RIECHELMANN RAMOS
BRUNO DE ARAÚJO SANTANA
TATIANE LIMA ROMANO
DESENVOLVIMENTO DE UMA APLICAÇÃO UTILIZANDO WEB SERVICES
SANTOS
2015
SUMÁRIO
1. OBJETIVO ............................................................................................... pag 02
2. INTRODUÇÃO ......................................................................................... pag 02
3. FUNDAMENTOS E PRINCIPAIS ELEMENTOS DOS WEB SERVICES pag 04
4. FUNDAMENTOS E PRINCIPAIS ELEMENTOS DE GESTAO DO MEIO AMBIENTE. ................................................................................................. pag 11
5. PLANOS DE DESENVOLVIMENTO DA APLICACAO: .......................... pag 13
6. PROJETO: ................................................................................................ pag 14
7. RELATORIO COM LINHAS DE CODIGO: ............................................... pag 16
BIBLIOGRAFIA ............................................................................................. pag 20
1. OBJETIVO
Criar um Web Service onde seja possível ter o controle de quantidade de material reciclável utilizado em uma empresa, a partir dessa analise realizar melhorias uteis para gestão do meio ambiente.
2. INTRODUÇÃO
Foi observado que o cenário atual de diversas empresas não existe uma gestão nem controle do material reciclado utilizado, a partir desta observação tivemos a ideia de criar uma ferramenta para ter esse tipo de controle, criamos um Web Service onde seria possível cada funcionário de forma colaborativa inserir os materiais de origem reciclável no web service, a ferramenta funcionaria da seguinte forma: Por meio de um navegador web o colaborador entra em um endereço seleciona o tipo de material a ser inserido, informa o suposto setor que fez uso do material e quantidade consumida, a partir dessa informação será feito uma analise de consumo de cada tipo de material e com esse resultado haverá a oportunidade haver melhoria para empresa e para o meio ambiente.
3. FUNDAMENTOS E PRINCIPAIS ELEMENTOS DOS WEB SERVICES
Com a chegada da rede mundial de computadores no século passado, veio mudando muitos hábitos e conceitos da sociedade, e o computador acabou se tornando indispensável para as pessoas. Programas e informações com o uso da internet puderam ser compartilhados entre os usuários, de forma simultânea e rápida, quebrando barreiras de distância. Essa mudança de comportamento motiva o desenvolvimento de aplicações Web, fazendo com que a necessidade dessas aplicações se comunique, independente do sistema, de forma rápida, eficiente e intuitiva. Para Erl(2005), os serviços de compartilhamento e padronização em ambientes distribuídos tem o intuito de trabalhar de forma heterogênea em relação as plataformas de hardware, sistemas operacionais, protocolos de redes e linguagens de programação. Nesse conceito que surgem os WebServices como solução na comunicação em sistemas distribuídos.
Segundo Cerami (2002), os WebServices utilizam por padrão a linguagem de marcação XML (Extensible Markup Language), que é subtipo da SGML (acrônimo de Standard Generalized Markup Language) ou Linguagem Padronizada de Marcação Genérica, o propósito principal do XML é padronizar e facilitar o compartilhamento de informação através da Internet e sua característica principal é criar uma estrutura única para diversas linguagens. O XML é uma recomendação do World Wide Web Consortium (W3C) que é a principal organização de padronização da internet cujo seu objetivo é elevar a Word Wide Web ao seu potencial máximo, por outro lado conforme JSON (2014), temos o JSON (JavaScript Object Notation) que ainda não é um padrão recomendado pelo W3C, porém é um formato leve de troca de dados, ele é baseado em um subconjunto ou estrutura da linguagem de programação JavaScript.
Para que se possa compreender o assunto central desse trabalho é necessário definir inicialmente alguns conceitos relevantes ao tema.
3.1. WebService
Segundo Cerami (2002), um WebService, é qualquer serviço que está disponível na internet, e que utilizam a linguagem de marcação XML (Extensible Markup Language). O intuito de um WebService é integrar sistemas de diferentes plataformas de forma normalizada, esse padrão tem como objetivo principal permitir que aplicações enviem e recebam dados de diferentes formatos, mesmo que cada aplicação tenham linguagens diferentes, será possível a compatibilidade entre diferentes softwares. As bases para a construção de um WebService são os padrões XML e SOAP. O transporte dos dados é realizado normalmente via protocolo HTTP (o padrão não determina o protocolo de transporte). Os dados são transferidos no formato XML, encapsulados pelo protocolo SOAP.
O processo de transferência de arquivos XML entre computadores está representado conforme Figura 1.
Figura 1 - Transferência de Dados entre Computadores
[pic 1]
Fonte: WebServices Essentials, 2002
Existem várias alternativas para mensagens XML, por exemplo pode ser utilizado o Remote Procedure Call (RPC) ou Simple Object Access Control (SOAP) e outra alternativa é utilizar HTML GET/ POST qualquer um desses meios informados funcionam. Na Figura 2 temos os tipos de envio da arquitetura WebService.
Figura 2 - Arquitetura WebService
[pic 2]
Fonte: WebServices Essentials, 2002
Um WebService deve ser auto descritivo, se você publicar um novo WebService, também deve ser publicado uma interface pública para o serviço. Todos os serviços implementados devem incluir documentação legível para que outros desenvolvedores tenham mais facilidade em integrar seus serviços. Se for criado um serviço SOAP, você também deve idealmente incluir uma interface pública escrito em uma gramática XML comum. O XML é usado para identificar todos os métodos públicos, argumentos de métodos e retorno de valores.
...