TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Definição de algoritmo

Trabalho acadêmico: Definição de algoritmo. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/4/2013  •  Trabalho acadêmico  •  1.235 Palavras (5 Páginas)  •  477 Visualizações

Página 1 de 5

Um algoritmo é uma sequência finita de instruções bem

definidas e não ambíguas cada uma das quais pode ser executada mecanicamente.

Em português, a palavra algoritmo quer dizer “operação ou processo de cálculo”, entre outras definições possíveis.

Outra definição de algoritmo pode ser dada como a especificação da sequência ordenada de passos que deve ser seguida para a realização de uma tarefa, garantindo a sua repetitividade o algoritmo não é a solução do problema, mas sim o meio de obtê-la.

O objetivo não é fazer com que o computador trabalhe eternamente sobre um problema, talvez até insolúvel em virtude do algoritmo proposto. Queremos que a solução seja obtida ou então que sejamos avisados pela máquina de que o problema é insolúvel. Assim, um algoritmo deve ter um número finito de operações executáveis, num determinado período de tempo, e que consiga detectar a viabilidade de resolver o problema proposto.

Podemos então definir algoritmo da seguinte forma: um algoritmo é uma sequência ordenada e finita de operações bem definidas e eficazes que, quando executadas por um computador termina sempre num determinado período de tempo e que produz uma solução ou que indica que a solução não pode ser obtida.

No algoritmo existem muitas estruturas logicas e varias linguagens para programação. A pseudo-linguagem (ou pseudocódigo) é uma maneira intermediária entre a linguagem natural e uma linguagem de programação de representar um algoritmo. Ela utiliza um conjunto restrito de palavras-chave, em geral na língua nativa do programador, que tem equivalentes nas linguagens de programação. Além disso, a pseudo-linguagem não requer toda a rigidez sintática necessária numa linguagem de programação, permitindo que o aprendiz se detenha na lógica dos algoritmos e não no formalismo da sua representação. Na medida em que em se obtém mais familiaridade com os algoritmos, então o pseudocódigo pode ser traduzido para uma linguagem de programação.

Todo e qualquer algoritmo, terá sempre um nome, declaração de variáveis, Início e Fim. A declaração de variáveis, é uma parte obrigatória no portugol, assim como em outras linguagens de programação como C por exemplo.

Ela é necessária para que o interpretador entenda que aquela palavra é uma variável, além de ser útil em muitos casos, para que não dê um erro em seu programa futuramente devido a um erro de digitação, acusando de imediato onde está o erro.

O computador é um dispositivo eletrônico que, em seu nível mais elementar, reconhece apenas dois estados elementares. Todos os dados de um computador precisam ser representados com base em um sistema de numeração binário, onde apenas dois valores diferentes são distinguidos. Esses dois estados são representados como 0 (zero) e 1 (um) e são chamados de dígitos binários. O tipo de dado que está sendo fornecido ao programa deverá ser informado pelo programador, por meio de declarações, fazendo com que o programa interprete o dado fornecido de acordo com a declaração. Os primitivos são atômicos, não podem ser decompostos em tipos mais simples. Alguns relacionam-se diretamente a sua representação interna, no mesmo caso dos números inteiros. Outros tipos primitivos, como o tipo caractere, precisam de um pequeno suporte de hardware ou software para serem representados internamente. Tipos Primitivos para representação de dados e variáveis mais comuns são : tipo caractere, tipo numérico, tipo ponto fixo e ponto flutuante, tipo magnitude, tipo inteiro, tipo real, tipo aritmética, etc.

1. Operadores Aritméticos.

Os operadores aritméticos se relacionam às operações aritméticas básicas, conforme a tabela abaixo.

Operador Tipo Operação Prioridade:

+ Binário Adição 4.

- Binário Subtração 4.

* Binário Multiplicação 3.

/ Binário Divisão 3.

% Binário Resto da Divisão 3.

** Binário Exponenciação 2.

+ Unário Manutenção do Sinal 1.

- Unário Inversão do Sinal 1.

Conceitos.

A prioridade entre operadores define a ordem em que os mesmos devem ser avaliados: Dentro de uma mesma expressão.

Somente o uso de operadores aritméticos, variáveis numéricas e parênteses são permitidos em expressões deste tipo.

2. Operadores Relacionais.

Os operadores relacionais são operadores binários que devolvem os valores lógicos, verdadeiro e falso.

Operador de Comparação:

> Maior que.

< Menor que.

>= Maior ou igual.

<= Menor ou igual.

= Igual.

<> Diferente.

Conceitos.

Estes valores são somente usados quando se deseja efetuar comparações, comparações só podem ser feitas entre objetos de mesma natureza, isto é variáveis do mesmo tipo de dado.

3. Operadores Lógicos.

Os operadores lógicos ou booleanos são usados para combinar expressões relacionais. Também devolvem como resultado valores lógicos verdadeiro ou falso.

Operador Tipo Operação Prioridade.

OU Binário Disjunção 3.

E Binário Conjunção 2.

NÃO Unário Negação 1.

Uma expressão relacional ou lógica retornará falso para o valor lógico falso e verdadeiro, para o valor lógico, verdade.

Conceitos.

Expressões lógicas são aquelas cujo resultado da avaliação é um valor lógico verdadeiro ou falso.

CARACTERISTICAS DO AMBINTE DE DESENVOLVIMENTO EM C

C é uma linguagem de programação geral, padronizada pela ISO e foi criada no ano de 1972 por Dennis Ritchie

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com