Desenvolvimento de Software de Análise Agronômica
Por: Ale Zaghi • 25/4/2016 • Trabalho acadêmico • 1.327 Palavras (6 Páginas) • 242 Visualizações
[pic 1]
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso
Campus São Vicente
Núcleo Avançado de Campo Verde
Análise e Desenvolvimento de Sistemas
DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE DE ANÁLISE AGRONÔMICA
[pic 2]
Campo Verde
2009
[pic 3]
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso
Campus São Vicente
Núcleo Avançado de Campo Verde
Análise e Desenvolvimento de Sistemas
DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE DE ANÁLISE AGRONÔMICA
[pic 4]
Alunas: Alexandra Ronisie Zaghi
Kamila Alvares Simões
Leiciane Maciel Brito
Professora: Rita de Cassia
Campo Verde
2009
ÍNDICE
1 INTRODUÇÃO
2 JUSTIFICATIVA
3 OBJETIVOS
3.1 OBJETIVO GERAL
3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
4 REFERENCIAL TEÓRICO
5 METODOLOGIA
6 CRONOGRAMA
8 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
[pic 5]
[pic 6]
1 INTRODUÇÃO
O estado de Mato Grosso atualmente é o maior produtor de grãos do Brasil com 27,482 milhões de toneladas. Um dos fatores responsáveis por esta produção foi a análise do solo que é indispensável para que se tire o maior proveito possível do adubo aplicado e seja usada a fórmula correta na quantidade adequada. Esse crescente aumento de produção não somente no estado de Mato Grosso, mas em todo o Brasil foi graças ao grande investimento em tecnologia no setor agropecuário, porém ainda falta muito a ser feito, pois várias empresas que prestam serviços a este ramo de negócio ainda realizam controle manual de seus produtos, o que dificulta e causa lentidão nos processos. Por este motivo o desenvolvimento de um software para auxiliar nos controles e agilizar nos resultados das análises agronômicas são essenciais para uma boa produção.
2 JUSTIFICATIVA
Os softwares que estão sendo utilizados em Mato Grosso são produzidos na região Sul do país, não atendendo à realidade do estado, pois muitos deles geram relatórios complexos voltados para equipamentos de alta precisão. Além disso possuem um valor elevado graças aos inúmeros relatórios gerados dificultando o acesso e utilização desta ferramenta. Portanto para facilitar o uso dos software eles precisam ser mais simples e mais acessíveis.
3 OBJETIVOS
3.1 OBJETIVO GERAL
Desenvolver um software voltado à análise de solo.
3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Prestar suporte técnico e treinamento;
- Oferecer soluções que auxiliam na tomada de decisão;
- Estabelecer relações de confiança com o cliente.
4 REFERENCIAL TEÓRICO
O volume de cereais, leguminosas e oleaginosas esperado para a safra 2009/2010 encontra-se distribuído segundo as grandes regiões: Sul, 55,8 milhões de toneladas (-8,8% em relação a 2008); Centro-Oeste, 47,0 milhões de toneladas (-7,5%); Sudeste, 16,8 milhões de toneladas (-4,3%); Nordeste, 12,9 milhões de toneladas (3,8%) e Norte, 3,8 milhões de toneladas (0,7%).
O estado de Mato Grosso deve suplantar o Paraná em 2009, tornando-se, até o presente levantamento, o maior produtor nacional de grãos (IBGE 2009)(Figura 1).
[pic 7]
A análise de solo é indispensável para se adubar bem e tirar do adubo maior lucro possível. O gasto com a análise de solo deve ser considerado como um investimento que pode render mais que qualquer inversão do mercado financeiro em termos de ganho na produtividade, pelo uso adequado de corretivos e de adubos (Malavolta, 1992).
O crescimento da produção agropecuária que o país experimentou ao longo dos últimos 25 anos não é obra do acaso. Coincide com a história da Embrapa, responsável, juntamente com outros parceiros públicos e da iniciativa privada nacionais, pela geração e transferência de modernas tecnologias, cuja importância é reconhecida no Primeiro Mundo, como bem ilustra a recente reportagem do New York Times intitulada "Sojicultores brasileiros ofuscam agricultores americanos", onde a Embrapa Soja é citada como "líder mundial em pesquisa sobre soja tropical" (EMBRAPA - 2004).
A produção nacional teve um aumento significativo graças aos grandes investimentos em tecnologia na agricultura, da mesma forma as empresas que prestam serviços a esta ramo de atuação têm que estar sempre se inovando. Porém ainda existem empresas que trabalham no controle das análises através de anotações manuais. Por este motivo o desenvolvimento de um software para empresas de análises agronômicas com o intuito de agilizar e melhorar o controle sobre as análises de solos é necessário para garantir a agilidade e precisão nas análises.
A implantação de um software para o gerenciamento da informação numa empresa tem vários benefícios como redução de custos, a não redundância de arquivos de dados, agilidade na execução de tarefas, auxilio na tomada de decisões gerenciais. Porém para se ter um bom sistema de computador não é simples, pois temos de abstrair o que fazemos manualmente para a máquina, por este motivo os objetivos do sistema devem estar bem definidos tarefa que exige comprometimento total tanto da empresa solicitante do software quanto dos analistas.
...