Determine o sistema operacional e as funções básicas
Tese: Determine o sistema operacional e as funções básicas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lepo02 • 22/5/2014 • Tese • 2.292 Palavras (10 Páginas) • 389 Visualizações
1) Defina Sistema Operacional, e qual a funcionalidade básica do mesmo.
Um sistema operacional (SO) é uma coleção de programas que inicializam o hardware do computador. Fornece rotinas básicas para controle de dispositivos. Fornece gerência, escalonamento e interação de tarefas. Mantém a integridade de sistema.
Um sistema operacional possibilita o uso eficiente e controlado dos recursos de hardware, implementa políticas e estruturas de software de modo a assegurar um melhor desempenho do sistema de computação.
O sistema operacional é uma coleção de programas que:
Inicializa o hardware do computador,
Fornece rotinas básicas para controle de dispositivos
Fornece gerência, escalonamento e interação de tarefas
Mantém a integridade de sistema.
Oferecer uma interface simplificada do sistema computacional para o usuário
Fornece abstrações simplificadas
Gerenciar os recursos do hardware
Define, aplica e supervisiona políticas de acesso e utilização dos recursos
2) Baseado na questão acima, cite pelo menos 3 sistemas operacionais modernos e descreva os prós e contras de cada um dos sistemas citados.
WINDOWS 7:
• Prós
• Barra de tarefas: Não utiliza mais rótulos escritos, só os ícones dos programas Visualização em miniatura das janelas minimizadas funciona também quando há muitas janelas abertas em uma única aplicação. O Internet Explorer, o Windows Explorer e o Media Player tem ícones fixos na barra de tarefas.
• Alerta do sistema: Os balões informativos não aparecerão mais quando se instala um novo programa, a não ser que o usuário queira.
• Controle de conta: O usuário recebe aviso sobre tentativas de vírus ou outros ataques, já existia no Vista, mas agora o usuário pode optar por receber aviso apenas quando um programa alterar suas configurações com ou sem a tela de aviso.
• Meus documentos: Não vai mais existir essa pasta, o Windows 7 disponibiliza o recurso Biblioteca, esse recurso faz a divisão virtual das pastas e mostra ao usuário todos os arquivos do computador, independente de onde tenham salvo.
• Multitoque: primeira versão do Windows que aceita a tecnologia de navegação por toque, mas claro que para isso é necessário ter um equipamento que possibilite o uso.
Outras funções: O novo recurso Jump List permite acessar o menu de ações relacionados com o aplicativo com um clique do botão direito. Se clicar com o botão direito no Internet Explorer, por exemplo, o usuário terá acesso aos últimos sites visitados.
• Contras
• Troca de arquivos: O Windows 7 permite a troca de arquivos por rede, mas para isso o sistema operacional gera uma senha para o usuário. O problema é que ele não permite o compartilhamento entre outras versões do Windows, então se um PC estiver usando o Windows 7, todos os outros que quiserem compartilhar os arquivos terão usar a mesma versão.
• Atualizações: Para fazer as atualizações o computador precisará ser desligado.
• Mudança: Usuários do Windows XP que desejam migrar para o Windows 7 terão que reinstalar todos os aplicativos e ajustar as configurações. Já os usuários do Windows Vista poderão apenas instalar o novo sistema sobre o antigo, mas não em todos os cenários.
Temos mais pontos positivos do que negativos, é verdade, mas o problema de compartilhamento, por exemplo, pode fazer com que muitos adiem o upgrade.
WINDOWS 8:
O Windows 8 é o Sistema Operacional mais recente com suporte para Touchscreen, criado pela Microsoft. O design é uma das principais novidades do Sistema, ele vem sem o menu iniciar clássico no canto esquerdo da tela, como era de costume, ao invés disso, recebeu uma nova página inicial, também conhecida como a Interface Metro. Desde a criação do Windows 95 esta foi a maior mudança já feita na Interface do sistema da Microsoft. A criação do Windows 8 foi pensada de forma a deixar os utilizadores satisfeitos. Esta nova versão conta com velocidade otimizada, imensos aplicativos e recursos que facilitam o uso e sua nova Interface tanto no Windows Explorer quanto no novo menu iniciar, dando assim melhores possibilidades aos seus usuários.
Prós:
• O novo sistema é capaz de se comunicar em todas as plataformas, seja em tablets, smartphone e computadores.
• Velocidade: O Windows 8 inicia muito mais rápido do que os outros sistemas operacionais da Microsoft, ele inicia em menos de um minuto, tornando sua experiencia muito melhor.
• O Windows 8 tem como vantagem a Windows Store que promete uma experiencia parecida com a loja de aplicativos do Itunes ou do Google Play o que o torna mais moderno, apesar de ainda faltar aplicativos nativos de alguma empresas e sites como Facebook e Twitter.
Contras:
• Chegou tarde no mercado e será difícil de competir com as empresas que dominam a tecnologia touch.
• A mudança radical no visual pode confundir os usuários que estão acostumados com a tradicional família Windows.
• Incompatível com alguns jogos e com alguns Softwares além de relatos de que o novo Menu Iniciar “não é bom para "desktops”.
LINUX:
Prós:
• Baixo custo
O Linux é baseado em software livre. Por isso, as empresas que distribuem o sistema não cobram pelo sistema em si, mas por serviços adicionais como publicação de manuais, suporte, treinamento, etc.
• No caso do SuSE 9.3, distribuído no Brasil, o UOL comprou o programa pela Internet por R$ 64,80. É o valor dos CDs gravados, do manual que acompanha o produto, do suporte técnico oferecido e do custo de envio pelo correio.
• Segundo Rafael Peregrino, editor da Revista Easy Linux, que encarta uma versão do SuSE 9.3 para o Brasil, a cópia e a distribuição dos CDs são permitidas
...