Diferenças entre computadores e suas gerações desde o início até o presente
Projeto de pesquisa: Diferenças entre computadores e suas gerações desde o início até o presente. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 20/5/2014 • Projeto de pesquisa • 793 Palavras (4 Páginas) • 1.047 Visualizações
RESUMO
O projeto do nosso trabalho de organização de computadores, consiste em mostrar ao leitor a diferença entre as gerações de computadores, de comparar equipamentos no ramo da informática e descrever pontos positivos e negativos de cada um, e mostraremos resumos dentre alguns tópicos e artigos.
O objetivo do trabalho é passar o conhecimento e mostrar diferenças entre computadores e suas gerações, desde o princípio até os dias de hoje.
Nossa principal dificuldade encontrada neste projeto foi pesquisar para sabermos as funções de cada dispositivo, entender melhor cada tópico para assim fazer um resumo correto. Logo após enfrentarmos os obstáculos conseguimos resumir e explicar cada passo nessa ATPS.
ABSTRACT
The design of our study of computer organization, is to show the reader the difference between generations of computers, compare equipment in the field of informatics and describe positive and negative points of each, and show summaries among a few topics and articles.
The objective is to pass the knowledge and showing differences between computers and their generations, from the beginning to the present day.
Our main difficulty in this project was to research to know the functions of each device, better understand each topic so as to make a correct summary. Soon after we face obstacles could summarize and explain each step in this ATPS.
SUMÁRIO
1 Evolução Histórica de Computadores 00
1.1 Arquitetura de Computadores 00
1.2 Componentes de um Sistema de Computação 00
1.3 Resumo Risc e Cisc 00
1.4 Resumo do Razr i 00
1.5 Descrição de Ultrabooks e Tablets
2 Subsistemas de Memória 00
2.1Resumo sobre Armazenamento 00
2.2Resumo Arquitetura de Computadores 00
2.3Resumo Your Guide To Solid State Drives 00
2.3 Por que o SSD vai se destronar o HD comum
2.4 Samsung SSD vs HDD
2.5 Tipos de Memória de Acesso para Armazenamento de Dados
2.6 Diferenças entre Dispositivos de Armazenamento USB 3.0 e UBS 2.0
2.7 Tecnologia de Memória utilizadas em Ultrabooks e Tablets
2.8 Características de Memórias
CONCLUSÃO 00
REFERÊNCIAS 00
1 EVOLUÇÃO HISTÓRICA DE COMPUTADORES
1.1 Arquitetura de Computadores
1º Válvulas
Essa geração os computadores eram grandes e ainda sofriam com o superaquecimento constante, isso porque eles utilizavam grandes válvulas elétricas, que permitiam amplificação e troca de sinais, por meio de pulsos. As válvulas funcionavam de maneira correlata a uma placa de circuitos, sendo que cada válvula acesa ou apagada representava uma instrução à máquina.
Com pouco tempo de utilização, essas válvulas eram queimadas e demandavam substituição, dessa forma, a cada ano eram trocadas cerca de 19 mil delas em cada máquina isso representavam mais do que o total de componentes utilizados por um computador ENIAC, esses computadores eram caros para os proprietários.
2º Transistores
Os transistores criados em 1947 passaram a integrar os painéis das máquinas. Os componentes eram criados a partir de materiais sólidos conhecidos como Silício, os materiais utilizados até hoje em placas e outros componentes, extraídos da areia abundante.
Utilizar os transistores tinha uma série de vantagens em relação às válvulas, as dimensões desses componentes eram menores, tornando os computadores da segunda geração cem vezes menores do que os da primeira,e os novos computadores acabaram ficando mais econômicos, tanto em questões de consumo energético, quanto em preços de peças.
3º Circuitos Integrados
Nessa terceira geração dos computadores, surgiram os teclados para digitação de comandos, monitores que permitiam a visualização de sistemas operacionais muito antigos, ainda distantes dos sistemas gráficos que conhecemos e utilizamos nos dias de hoje.
Um grande avanço dessa geração foi a possibilidade de upgrade nas máquinas. As empresas poderiam comprar computadores com determinadas configurações e aumentar as suas capacidades de acordo com a necessidade, pagando relativamente pouco por essas facilidades.
4º Microprocessdores
São os computadores que grande parte dos usuários utiliza até hoje, os computadores dessa geração foram os primeiros a serem chamados de micros, esse nome se deve ao fato de eles pesarem menos de 20 kg, o que torna o armazenamento deles muito facilitado.
O surgimento dos pequenos chips de controle e processamento tornou a informática muito mais acessível, além de oferecer diversas possibilidades para os usuários.
5º Multi Núcleos
Os processadores que simulavam a existência de dois núcleos de processamento, depois os que realmente apresentavam dois deles, hoje existe processadores que apresentam quatro núcleos, e outros, utilizados por servidores, que já oferecem oito. Com tanta potência executando tarefas simultâneas.
1.2 Componentes de um Sistema de Computação
Um sistema informático constituido, basicamente, por:
Unidade Central de Processamento ( CPU ) - A Unidade Central de Processamento corresponde“o coração " do computador, em torno do qual tudo funciona.
Componentes: Processador, Placa mãe.
Dispositivos de Entrada: Dispositivos que permitem a comunicação entre o utilizador e o computador.
Componentes: Teclado, Scanner, Microfone, etc.
Dispositivos de Saída: Dispositivos que permitem a comunicação entre o computador e o usuário.
Componentes: Monitor, Impressora, etc
Dispositivos de Armazenamento (Memórias):
Memórias Primárias ou Principais - memórias que se encontram em contato direto com a CPU.
Ex: Memória RAM e Memória ROM.
Memórias Secundárias ou Externas - memórias constituidas em suportes de armazenamento com a capacidade de guardar a informação para além do tempo em que é utilizada na memória primária.
Ex: Disco Rígido, CD’s, Pendrive, etc.
...