ENGENHARIA E PROJETO DE SOFTWARE
Por: vitor_1988 • 20/5/2015 • Trabalho acadêmico • 4.330 Palavras (18 Páginas) • 367 Visualizações
[pic 1][pic 2]
SISTEMA DE ENSINO A DISTÂNCIA
ANALISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
VITOR DE JESUS OLIVEIRA
ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL
5º SEMESTRE
[pic 3]
SALVADOR
2015
VITOR DE JESUS OLIVEIRA
ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL
5º SIMESTRE
Trabalho apresentado ao Curso (Analise e Desenvolvimento de Sistemas) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Engenharia e Projeto de Software, Projeto Orientado a Objejeto, e Programação para Web II
Professores:Luis Claudio Perini, Marco Ikuro Hisatomi, Marcio Roberto Chiaveli e Veronice de Freitas
SALVADOR
2015
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 ENGENHARIA E PROJETO DE SOFTWARE 5
2.1 Risco 5
2.2 Escopo 5
2.3 Fornecedores 6
2.4 Partes Interessadas 6
2.5 Arquitetura de sistemas distribuidos 6
2.6 Projeto de Arquitetura 7
2.7 Arquitetura de Aplicação _ 8
2.8 Gerenciamento de Configuração 8
3 PROGRAMAÇÃO PARA WEB II 9
3.1 Frameworks Java para desenvolvimento WEB _ 9
3.2 Principais Frameworks Java para desenvolvimento WEB 9
3.2.1 JSF (Java Server Faces) 9
3.2.2 Spring MVC 9
3.2.2 Struts 2 10
3.2.3 Tapestry 10
3.3 Comparações para o desenvolvimento WEB 2.0 10
3.4 Breve Comparação conceitual 10
3.5 Comparações prática 10
3.6 Custo/Benefícios de usar frameworks no desenvolvimento Web 11
3.6 Requisito necessarios para implementar/disponibilizar uma aplicação web 12
4 PROJETO ORIENTADO A OBJETO 13
4.1 Padrões de criações 14
4.2 Persistência de dados 14
4.3 Framework 15
5 CONCLUSÃO...................................................................................................................15
6 REFERÊNCIAS.......................................................................................................16
1 INTRODUÇÃO:
Neste trabalho será visto alguns conceitos sobre as áreas de competência segundo PMBOK (Conjunto de Conhecimento em Gerenciamento de Projetos) reconhecido como boa prática, sendo em razão disso, utilizado como base pelo Project Management Institute (PMI), também será abordado sobre Projeto de Arquitetura que é o processo inicial da construção de um sistema, Arquitetura de sistemas distribuídos tem como características quais componentes da arquitetura terão características de distribuição e como essa distribuição será feita, Gerenciamento de configuração responsável por fornecer o apoio para o desenvolvimento de software e Arquitetura de aplicações define a estrutura de comunicação entre os utilizadores da aplicação. Existem basicamente três tipos de arquitetura: Cliente-Servidor, Peer-to-Peer e uma arquitetura híbrida, que é uma mescla das outras duas.Para finalizar abordarei sobre frameworks, conjunto de classes que colaboram para realizar uma responsabilidade para um domínio de um subsistema da aplicação.
OBJETIVO:
O objetivo deste trabalho consiste na verificação da importância no aprendizado com o intuito de adquirir mais conhecimentos nas disciplinas abordadas contribuindo para uma melhor noção sobre engenharia de software, desenvolvimento orientado a objeto e Programação Web II.
2 ENGENHARIA E PROJETO DE SOFTWARE
- Resenha sobre as áreas de competência, segundo PMBOK:
2.1 Riscos
Devemos observar que esta área descreve os processos relativos à realização do gerenciamento de riscos em um projeto. Temos cinco processos de planejamento e um de controle. Os processos desta área de conhecimento têm como objetivo determinar como os riscos serão identificados, analisados e como as respostas serão planejadas e como risco será planejado, criam uma lista de riscos identificados no projeto com diversas técnicas que ajudam a gerar essa lista de riscos, buscam priorizar os riscos com base no grau de criticidade, permitem atribuir probabilidade numérica aos riscos, definem estratégias e ações para lidar com os riscos negativos e positivos, monitoram os risco com novos risco sendo identificados, revisão das análises de riscos, definição de outras prioridades de riscos, etc.
Os processos dessa área são:
- Planejar o Gerenciamento dos Riscos.
- Identificar os Riscos.
- Realizar a Análise Qualitativa de Riscos.
- Realizar a Análise Quantitativa dos Riscos.
- Planejar as Respostas aos Riscos.
- Monitorar e Controlar os Riscos.
2.2 Escopo
No escopo do projeto temos que ter cuidado, principalmente com riscos não podemos sair do foco temos que manter o projeto conforme nos foi passado, ou seja, integro aos seus requisitos funcionais.
Existem três processos de planejamento (três primeiros) e dois processos de controle e monitoramento (dois últimos). Os processos de planejamento criam um plano para o gerenciamento de escopo. Os processos de controle e monitoramento controlam se que o escopo está sendo cumprido conforme foi definido nos processos de planejamento e a verificação confirmam com o cliente que está tudo correto.
...