EVOLUÇÃO DOS COMPUTADORES
Por: guthyere dias • 5/12/2015 • Projeto de pesquisa • 965 Palavras (4 Páginas) • 180 Visualizações
EVOLUÇÃO DOS COMPUTADORES
Introdução
Os computadores são máquinas capazes de realizar vários cálculos automaticamente, além de possuir dispositivos de armazenamento e de entrada e saída.
Neste trabalho iremos ver a evolução dos computadores desde 6000 anos atras até os dias atuais.
Evolução Histórica
Ábaco
O Ábaco era uma moldura retangular com fileiras de arame representando uma classe decimal diferente, nas quais correm pequenas bolas de calcular, criada por volta de 6000 anos atras pelos sumérios na antiga mesopotania.
Essa maquina tinha a capacidade de elaborar pequenos cálculos como subtração
Tabua Napier
John napier foi um escocês inventor do logaritmos também criador de um sistema de calculo denominado por tabua de napier, essa maquina era mais complexa que o Ábarco podendo criar cálculos de multiplicação.
Maquina das diferenças
idealizada pelo professor de matemática Charles Babbage no ano de 1822 , a maquina das diferenças ,tinha como objectivo calcular funções de diversas naturezas (logaritmos, funções trigonométricas, etc.) e de forma mais simples do que o abtua.l
por motivos tecnicos e financeiros o projeto não saiu do papel.
Máquina analitica
Apos o fracaço de tentar construir a maquina das diferenças, charles babbage idealizou outro projeto mais cemelhante a um comutador, essa maquina denominada de maquina analítica seria uma máquina para aplicação generalizada,
que efectuaria as operações base: adição, subtracção, multiplicação
e divisão.
devido aos mesmos fatores que influenciaram na não criação da sua maquina anterior, charles babbage não conseguiu terminar por completo a sua construção .
Eniac
Primeiro computador electrónico digital o Eniac (Electronic Numerical Integrator And computer) desenvolvido com propósitos militares com uma peso de 30Toneladas hardware com 70 mil resistores e 18 mil válvulas de vácuo que em funcionamento consumiam 200 mil watts de energia, O ENIAC foi construído entre 1943 e 1945 e entrou oficialmente em operação em julho de 1946. Ele era composto por nada menos do que 17.468 válvulas, além de 1.500 relés e um grande número de capacitares, resistores e outros componentes.
As 6 gerações de comutadores
1ª geração
A primeira geração de comutadores tinha como caraterisca principal a utilização de válvulas, similar a uma lâmpada fechada sem ar em seu interior. As válvulas tinham o defeito de aquecer rapidadamente encurtando seu tempo de uso.
O armazenamento dos dados era realizado em cartões perfurados, posteriormente passaram a ser feitos em fita magnética. um dos representantes dessa geração era o ENIAC, Primeiro computador electrónico digital do mundo.
Todos os computadores da primeira geração eram utilizados para fins balísticos, predição climática, cálculos de energia atômica e outros fins científicos.
2ªgeração:
A segunda geração de computadores foi marcada pela substituição da válvula pelo transístor. Criado em 1948 como resultado das pesquisas de três físicos, John Bardeen, Walter Brattain e William Shockley o transístor eram muito menores do que as válvulas com outras outras vantagens como: não exigiam tempo de pré-aquecimento, consumiam menos energia, geravam menos calor .
Na 2ª geração o conceito de CPU (Unidade Central de Procedimento),foram desenvolvidos. O conceito de memoria, linguagem de programação, também surgiram nessa geração. pouco tempo depois vieram as linguagens de alto nivel como o Fortran e Cobol e o armazenamento em disco.
3ª geração:
Na terceira geração surge os circuitos integrados também conhecido como microchip substituindo os transístor, tornado os computadores menores e mais rápidos, pela proximidade dos circuitos; possuem baixíssimo consumo de energia e menor custo.
4ª geração:
A quarta geração de computadores caracteriza-se pelo uso do microprocessador. Também
...