Ecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Por: Nelio Neto • 3/11/2015 • Trabalho acadêmico • 3.225 Palavras (13 Páginas) • 255 Visualizações
Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Atividade Prática Supervisionada
Etapa 1
São Bernardo do Campo, SP
31/08/2015.
Nomes: Anélio Cavaline Neto RA: 1299125127
Igor Teruyuki Ishioka RA: 1299125084
Atividade Prática Supervisionada
Etapa 1
Professor Orientador: Milton Gonçalves
Disciplina: Organização de Computadores
São Bernardo do Campo, SP
31/08/2015.Sumário
Conteúdo
TOC \o "1-3" \h \z \u HYPERLINK \l "_Toc428824064" Introdução PAGEREF _Toc428824064 \h 1
HYPERLINK \l "_Toc428824065" Relatório 1 – Modelos de Equipamentos Ultrabook e Tablets. PAGEREF _Toc428824065 \h 2
HYPERLINK \l "_Toc428824066" 1.1 - Introdução à arquitetura de computadores. PAGEREF _Toc428824066 \h 2
HYPERLINK \l "_Toc428824067" 1.2 Computadores pessoais e equipamentos portáteis. PAGEREF _Toc428824067 \h 4
HYPERLINK \l "_Toc428824068" 1.3 Arquiteturas RISC e CISC. PAGEREF _Toc428824068 \h 8
HYPERLINK \l "_Toc428824069" 1.4 Opções disponíveis no mercado de Ultrabook. PAGEREF _Toc428824069 \h 10
HYPERLINK \l "_Toc428824070" 1.5 Opções disponíveis no mercado de Tablets. PAGEREF _Toc428824070 \h 12
HYPERLINK \l "_Toc428824071" Conclusão PAGEREF _Toc428824071 \h 14
HYPERLINK \l "_Toc428824072" Bibliografia PAGEREF _Toc428824072 \h 15
Introdução
Nessa etapa temos como objetivo aprimorar o conhecimento à cerca dos assuntos já discutido em sala, trazendo novos conteúdos, curiosidades, fazendo uma pesquisa mais à fundo, para poder conhecer um pouco mais sobre :
- Introdução à arquitetura de computadores.
- Computadores pessoais e equipamentos portáteis.
- Arquiteturas RISC e CISC.
- Opções disponíveis no mercado de Ultrabook.
- Opções disponíveis no mercado de Tablets.
Com esse conhecimento prévio conseguiremos dar continuidade as outras etapas que conpoem esse trabalho.
Relatório 1 – Modelos de Equipamentos Ultrabook e Tablets.
1.1 - Introdução à arquitetura de computadores.
A Arquitetura de Computadores trata do comportamento funcional de um sistema computacional, do ponto de vista do programador (ex. tamanho de um tipo de dados – 32 bits para um inteiro). A organização de computadores trata da estrutura interna que não é visível para o programador (ex. freqüência do relógio ou tamanho da memória física).
A arquitetura de computadores pode ser dividida em níveis, como por exemplo: o nível mais alto onde o usuário executa programas, até o nível mais baixo, que consiste de transistores e fios.
Muitos fabricantes de computador oferecem uma família de modelos de computador, todos com a mesma arquitetura, mas com diferença na organização. Natureza hierárquica dos sistemas complexos – O projetista só precisa lidar com um nível particular do sistema em cada vez Estrutura: o modo como os componentes são inter-relacionados. Função: a operação individual de cada componente como parte da estrutura
Existem vários tipos de computadores. Uma das formas de classificá-los é por meio das seguintes categorias:
Desktop: Computadores de baixo-custo e com desempenho razoável para um usuário "comum".
Servidor: Máquinas projetadas para ter um desempenho considerado bom para uma aplicação muito grande e complexa ou então para um número muito grande de operações mais simples. Alguns servidores são simples computadores de Desktop melhorados. Entretanto, existem também aqueles que possuem arquiteturas muito mais sofisticadas que contam com dezenas ou até mesmo centenas de processadores.
Sistemas Embarcados: Possuem um uso dedicado à uma única tarefa e normalmente vem embutidos em outros aparelhos como celulares, microondas, elevadores ou veículos. Possuem uma Entrada/Saída muito simples.
Funções básicas de um computador: Processamento de dados, Armazenamento de dados, Movimentação de dados, Controle.
Estrutura básica de um computador.
– Unidade central de processamento (CPU)
• Controla a operação do computador e realiza suas funções de processamento de dados
– Memória principal
• Armazena dados
– E/S
• Move dados entre o computador e seu ambiente externo – Interconexão do sistema • Algum mecanismo que oferece comunicação entre CPU, memória principal e E/S
1.2 Computadores pessoais e equipamentos portáteis.
Com o avanço da tecnologia, os computadores foram evoluindo e deixaram de ser algo exclusivo para grandes empresas, pois o custo das maquinas naquela
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