TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Engenharia de Software

Por:   •  6/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  511 Palavras (3 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 3

Durante os anos 70, o programa ICAM (Integrated Computer Aided Manufacturing) da Força Aérea Norte Americana foi criado para auxiliar na padronização do desenvolvimento de produtos aeroespaciais adquiridos pelo Departamento de Defesa Americano. O objetivo dos militares era desenvolver um modelo padrão de funções e processos que permitisse organizar as etapas de produção de tais equipamentos que à época eram desenvolvidos por diferentes indústrias. O ICAM identificou a necessidade de uma melhor análise e técnicas de comunicação para as pessoas envolvidas em programas de melhoria de produtividade em manufatura. Como resultado, o ICAM desenvolveu uma série de técnicas conhecidas como IDEF (Integrated Definition Methods).

As técnicas IDEF, inicialmente tinham o objetivo de aperfeiçoar a produção industrial através da automação de sistemas e processos, com o profundo desenvolvimento da Tecnologia da Informação, o aumento da complexidade dos processos produtivos e das cadeias de suprimento aliados à novos paradigmas de relacionamentos interorganizacionais foram desenvolvidas várias outras técnicas de modelagem de sistemas, processos, funções e atividades derivadas do IDEF.

Quanto aos objetivos do IDEF, nos ajuda a compreender a capacidade da metodologia de produzir entendimento e identificar o conhecimento presente em um processo, provendo meios para modelar suas funções (atividades, processos, operações) e dados (informação ou objeto) que apoiam a integração destas funções; provendo técnicas de mapeamento que seja independente das ferramentas CASE, mas que possam ser utilizadas em conjunto com estes métodos e ferramentas e provendo técnicas que possuam características como:  generalidade; rigor e precisão; concisão e flexibilidade.

O grande objetivo de qualquer modelagem é gerar as melhores condições para melhorar os processos e tornar a organização mais competitiva. A metodologia IDEF pode ser utilizada como instrumento para este propósito, á medida que o mapeamento de processo realizado permitirá identificar e corrigir os processos que:

a) Não possuem resultados ou saídas;

 b) São mais complexos do que deveriam ser;

c) Têm altos custos; d) São redundantes; e

e) Têm tempos de ciclos exorbitantes.

A utilização do IDEF como metodologia para mapeamento de processos apresenta alguns benefícios quanto a sua utilização:

a) possibilidade de complementar a natural limitação de descrições textuais dos processos por uma poderosa e bem documentada representação gráfica com o objetivo de documentar e validar os processos;

 b) possibilidade de fazer análises precisas e concisas, mesmo de processos complexos e com várias interações;

 c) facilidade de fazer revisões / manutenção nos processos sob custos e prazos muito menores do que usualmente. Uma vez que a metodologia estruturada assegura a recorrência ou interações automáticas / obrigatórias;

d) facilidade de apresentação de alternativas estruturadas de melhorias;

e) redução de ambiguidades de interpretação, em face da natureza gráfica estruturada.

Outras vantagens da utilização do IDEF que podemos citar são: ser internacionalmente aceita, ser uma metodologia não-proprietária (uso sem pagamentos de direitos ou licenças), ter sido testada por vários anos e ser compatível para aplicações na indústria, no comércio e em serviços.

Existem atualmente, conforme o site (www.idef.com), 5 métodos  (IDEF0, IDEF1, IDEF1X, IDEF3, IDEF4 e IDEF5),  sendo que cada um foi projetado para capturar um tipo de informação particular através da modelagem do processo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (46.1 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com