Engenharia de Software
Por: Tiago Lemes • 14/3/2019 • Trabalho acadêmico • 870 Palavras (4 Páginas) • 1.863 Visualizações
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ROTEIRO PARA REALIZAÇÃO ATIVIDADE AULA 11/03/2019
Para realizar o fechamento da aula 2, segue algumas questões para serem respondidas:
Questões Aula 2
1 - No slide 3, Baetjer observa: “O processo oferece interação entre usuários e - projetistas, entre usuários e ferramentas em evolução e entre projetistas e ferramentas [de tecnologia] em evolução”. Liste cinco perguntas que (a) os projetistas deveriam fazer aos usuários, (b) os usuários deveriam fazer aos projetistas, (c) os usuários deveriam fazer a si mesmo sobre o produto de software a ser desenvolvido, (d) os projetistas deveriam fazer a si mesmo sobre o produto de software a ser construído e sobre o processo que será usado para construí-lo.
R: A1-Para que o programava vai servir ?
A2-Para quem o programa está sendo desenvolvido?
A3-Deseja uma interface acessível e um programa mais simplista ?
A4-Deseja um programa mais complexo e completo ?
A5-Deseja um serviço de auxílio em todos as funções ?
A6-Acessibilidade para problemas é necessária ?
B1-Ele será fácil a ensinar um funcionário novo ?
B2-Terá uma interface fluida ?
B3-Será um sistema sem pedir informações redundantes ?
B4-Será fácil de se aprender e manusear ?
B5-Terão funções que se completam para facilitar os processos?
C1-Quero um produto para que função na minha empresa ?
C2-Quero um produto só para mim ou para toda a empresa funcionar ?
C3-Quero um produto que cumpra todas a funções possíveis ?
C5-Ou quero algo mais raso que cumpra apenas com a função exclusiva ?
D1-O que foi pedido ?
D2-Como executar o serviço ?
D3-Como fazer um sistema aberto para maiores implementações ?
D4-Como executar todo o projeto com eficiência e eficacia ?
D5-Como fazer um programa seguro e a prova de falhas absurdas ?
2 – Pesquise sobre PSP e faça um breve resumo descrevendo os tipos de medidas que um engenheiro de software individual deve fazer e como tais medidas podem ser usadas para aprimorar sua eficácia pessoal.
R: O PSP foi desenvolvido para orientar o planejamento e desenvolvimento de módulos de software ou pequenos programas, mas pode ser adaptado para outras tarefas pessoais.
Os objetivos principais do PSP são:
• Melhorar a estimativa de prazo e esforço para o desenvolvimento de um módulo de software ou programa;
• Melhorar o planejamento e o acompanhamento de cronogramas;
• Evitar o excesso de compromissos;
• Criar um comprometimento pessoal com a qualidade e com a melhoria contínua do processo;
3 – Forneça três exemplos de projetos software que seriam suscetíveis ao modelo cascata. Seja específico.
R: Jogo Arcade, sistema de entrega, sistema em hierarquia.
4 – Forneça três exemplos de projetos software que seriam suscetíveis ao modelo prototipação. Seja específico.
R: Desenvolvimento rápido de software para validar os requisitos. Compreender o papel da prototipação em diferentes tipos de projetos de desenvolvimento. ● Discutir a prototipação evolucionária e a prototipação descartável. ● Introduzir três diferentes técnicas de prototipação. ● Explicar a técnica de prototipação no desenvolvimento de interface com o usuário
5 – Quais adaptações de processo seriam necessárias caso o protótipo fosse se transformar em um sistema ou produto a ser entregue?
R: O protótipo necessita de uma estruturação maior, detalhamento maior e formas de sintetizar bem a função
6 – Forneça três exemplos de projetos software que seriam suscetíveis ao modelo incremental. Seja específico.
R: Desenvolvimento Incremental é uma estratégia de planejamento estagiado em que várias partes do sistema são desenvolvidas em paralelo, e integradas quando completas. Não implica, requer ou pressupõe desenvolvimento iterativo, interativo ou em cascata – os três são estratégias de retrabalho. A alternativa ao desenvolvimento incremental é desenvolver todo o sistema com uma integração única.
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