TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Engenharia de Software

Por:   •  24/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.194 Palavras (13 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 13

Trabalho de Engenharia de Software

[pic 1]

Universidade Federal Fluminense

Campus Rio das Ostras-Rj

Dezembro 2013

Tema: Sistema para Consultório Odontológico

Pedro Antonellini

Cauã Rezende

Sumário

Descrição do Processo        3

Documentação de Requisitos        5

Regras de Negócio        6

Diagramas de Atividade        7

Diagrama de Caso de Uso        12

Documentação de Atores        12

Documentação de Caso de Uso        13

Diagrama de Classe de Analise         19

Diagrama de Classe de Projeto        20

Diagrama de Sequencia        21

Diagrama de Estado        23

Conclusão        24

Descrição do processo

Minimundo- EAB Odontologia

A EAB Odontologia foi criada a vinte anos, esta localizada no Centro de Jacarei São Paulo. Atualmente a empresa conta com cinco dentistas de diferentes especializações, uma estagiária e uma secretária. Atualmente o consultório não possui nenhum sistema que gerencie as atividades do dia a dia como criar ficha de paciente, marcar consultas, controle financeiro. Todas essas atividades são feitas manualmente e na maioria das vezes vem acontecendo muitos problemas.

Atualmente para marcar consulta para novos pacientes o consultório age da seguinte forma.  Se o paciente liga para marcar a secretaria pergunta o nome e se o tratamento é por convenio ou particular e pergunta o melhor horário e depois pede o telefone. Com base destes dados ela anota tudo em uma agenda de papel. Se o paciente vem pessoalmente até o consultório, o procedimento para marcar é o mesmo, o que muda é no final da conversa ela anota em um cartão horário a data da consulta e entrega para o paciente.

Para a primeira consulta a secretaria com base no nome e a forma que será o atendimento, convenio ou particular, ela separa as fichas. Se for particular ela separa uma ficha somente, que é a que fica no consultório, se for particular ela pega esta ficha do consultório e uma que é a que é enviada para o convenio. A ficha do consultório é composta pelo nome, telefone, endereço, RG, CPF, e a data atual. Já a ficha dos convênios são compostas por todos estes campos já falados e o número do cartão do convenio, validade, titular e a empresa que o paciente ou o titular trabalha.

Se o paciente é de algum convenio a secretaria acessa o site do convenio, faz o login do dentista e preenche uma ficha online, automaticamente o consultório é avisado se o paciente esta liberado para consulta ou não. Se ele poder passar em consulta, a secretaria leva as fichas até a dentista se não a secretaria liga para o convenio para tentar a liberação, se mesmo assim não for liberado o paciente é aconselhado a procurar o convenio para sanar os problemas.

Ainda na primeira consulta, o dentista com a ficha na mão chama o paciente e faz a avaliação. Se o paciente for particular ela anota os procedimentos somente na ficha do consultório e passa os valores e a forma de pagamento se o paciente aprova ao sair ele marca uma nova consulta com a secretaria. Já se o paciente for de convenio o dentista anota os procedimentos nas duas fichas e o paciente marca uma nova consulta. No final do dia a secretária separa as fichas de acordo com o convenio para no final do mês ela entrar no site do convenio e passar todos os procedimentos de cada paciente.

No começo de cada dia a secretaria olha na agenda os pacientes daquele dia e põe na mesa do dentista as fichas. O dentista de posse dessas fichas começa a chamar os pacientes, realiza o procedimento e anota na ficha do consultório. O paciente sai da consulta e marca uma nova consulta.

Na ultima consulta do paciente o dentista realiza do procedimento final, se o paciente for de convenio a secretaria da para o paciente a ficha do convenio para ele assinar todos os procedimentos que foram realizados e põe no envelope do convenio. Já se o paciente for particular a dentista anota o ultimo procedimento realizado e marca como finalizado e da para a secretaria arquivar a ficha. Todas as fichas ficam arquivas juntamente com exames, raio-x durante cinco anos.

Durante o tratamento podem ocorrer imprevistos e o paciente falta, atualmente o consultório não possui um controle efetivo deste processo. Atualmente se o paciente falta, a secretaria anota na agenda e nos próximos dias tenta entrar em contato com o mesmo, se conseguir marca se não ela anota em um bloco de papel e muitas vezes acaba esquecendo. As faltas são cobradas, paciente particular se faltar paga o valor de cinquenta reais e de convenio paga o valor de trinta reais que são cobrados na próxima consulta. O paciente pode avisar até vinte e quatro horas antes da consulta, se ele não avisar é considerado falta.

Para o controle de pagamento dos pacientes particulares o consultório faz os seguintes processos. O paciente sai da primeira consulta com o orçamento, a secretaria conversa com a dentista em particular e explica para o paciente como vai ser a forma de pagamento, datas, juros. Existem três formas de pagamento, cartão de crédito, avista e parcelado. Se o paciente escolheu o cartão de crédito a secretaria passa o cartão na maquina e anota na ficha do paciente a forma de pagamento, se for avista a secretaria anota na ficha e se for no boleto ela no período de uma consulta para outra do paciente ela pede ao banco para fazer um boleto. O boleto possui o nome do paciente, valor total, valor parcelado, numero de parcelas e a data do pagamento, conforme o paciente vai pagando a secretaria vai marcando no boleto e na ficha.

Atualmente a clinica na possui um controle de caixa, todos os débitos e créditos são passados verbalmente para os dentistas, em alguns casos a secretaria anota em um caderno quanto o paciente pagou. Eles também contam com um livro caixa para fazer no começo do ano a declaração de imposto de renda. O preenchimento do livro caixa atualmente funciona da seguinte forma, a conta é paga o recibo é guardado em um envelope e quando tem um tempo de sobra é passado para o livro. Este livro é dividido por meses aonde são anotado a data que foi paga a conta, empresa e o valor.

Documentação de Requisitos

RF01: O sistema deverá solicitar o login toda vez que for inicializado;

RF02: O sistema deverá permitir que o ator cadastre novos pacientes e possa editar e visualizar os dados dos pacientes já cadastrados;

RF03: O sistema deverá ter uma agenda, onde o ator possa escolher um horário para o paciente, além de poder visualizar todos cadastros na agenda;

RF04: O sistema deverá permitir que o ator cadastre créditos e débitos no consultório;

RF05: O sistema deverá gerar extratos mensais, com todos os débitos, créditos e total em caixa;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.5 Kb)   pdf (877.8 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com