GESTÃO EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
Por: Elizabeth Silva • 23/11/2016 • Trabalho acadêmico • 1.046 Palavras (5 Páginas) • 271 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA
GESTÃO EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
BRUNO MILLER LINS CANELAS
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR I
NATURA COSMÉTICOS S/A
Belém
2016
UNIVERSIDADE PAULISTA
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA
GESTÃO EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
BRUNO MILLER LINS CANELAS
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR I
NATURA COSMÉTICOS S/A
ORIENTADORA: MAYRA MORAES
Belém
2016
RESUMO
Nesse projeto serão apresentados aspectos relacionados à produção, história, estatísticas, métodos comunicacionais, estrutura e tecnologia da empresa
Natura Cosméticos S/A.
O projeto terá foco em demonstrar quais os métodos utilizados pela empresa, meio de produção, como a empresa lida com seus clientes e fornecedores, como ela mantém a transparência das estatísticas anuais, de que maneira ela recebe o feedback dos seus clientes, etc.
Todo o processo de construção desse projeto tem como base informações pesquisada que estão disponíveis nos meios de comunicação da empresa e a partir de artigos que informam o desenvolvimento e dados anualmente.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO ............................................................................................
2. COMUNICAÇÃO PLICADA .........................................................................
3. ESTATÍSTICA...............................................................................................
4. CONCLUSÃO...............................................................................................
5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS...............................................................
INTRODUÇÃO
O desenvolvimento desse projeto é baseado em todas as pesquisas bibliográficas realizadas para obtenção das informações referentes em cada tópico, sendo essas informações referentes à meios de informações da empresa e meios externos.
A NATURA COSMÉTICOS S/A é uma empresa do setor de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos de origem brasileira e com forte presença na América Latina. Desde a fundação, em 1969 construiu uma cultura de valorização das relações e comportamento empresarial na promoção do desenvolvimento sustentável, despertando a consciência sobre o uso responsável e inovador dos ativos da biodiversidade. Buscam gerar valor a partir de soluções e novas oportunidades identificadas de maneira compartilhada a partir do modelo de negócios da venda direta, que gerou renda e oportunidades para mais de 1.200 milhões de consultoras e consultores, levando aos consumidores produtos que despertam os sentidos e a consciência que estabelecem o bem-estar do indivíduo, sua estratégia de desenvolvimento de produtos baseados na biodiversidade brasileira. A aquisição também visava o ganho de conhecimento dos canais de venda de varejo com considerável potencial de distribuição de cosméticos a médio e longo prazo.
A conclusão da fábrica permitiu a fabricação de produtos de alta qualidade, proporcionou flexibilidade e eficiência produtiva, além de baixas necessidades de investimento para futuras expansões e com quatro décadas de existência, a Natura alcançou uma posição privilegiada. É hoje um dos maiores fabricantes brasileiros de cosméticos.
DENOMINAÇÃO E FORMA DE CONSTITUIÇÃO
A empresa foi criada em 1969, quando Antônio Luiz da Cunha Seabra, abriu uma loja e um laboratório em São Paulo, no ano de 1974 a empresa deixa de oferecer seus produtos em lojas e passa a vendê-los no modelo de venda-direta. Em 1989, as quatro empresas que compunham o sistema Natura, originárias de parcerias com outros empreendedores, foram incorporadas à Natura Cosméticos. Em 1983, a Natura tornou-se uma das primeiras fábricas de bens de consumo contínuo a comercializar produtos com recargas ou refil permitindo economia de custo para o consumidor, redução do desperdício e ampliação da consciência ecológica.
No período de 1990 a 1992 a empresa ganhou competitividade para enfrentar o mercado global com a integração de veteranos de multinacionais na diretoria. A expansão na América Latina se iniciou em 1994 através do Chile, Peru e Argentina. Em 1999, a Natura comprou o fabricante de produtos fitoterápicos Flora Medicinal para aquisição de tecnologia na produção de produtos à base de plantas, seguindo sua estratégia de desenvolvimento de produtos baseados na biodiversidade brasileira. A aquisição também visava o ganho de conhecimento dos canais de venda de varejo com considerável potencial de distribuição de cosméticos a médio e longo prazo.
...