TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História Do Computador

Artigo: História Do Computador. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/12/2014  •  Artigo  •  725 Palavras (3 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 3

- História do Computador -

Até o final da década de 50, computadores eram pouco mais que raridades curiosas e quase inacessíveis no Brasil. Seus usuários contavam-se nos dedos. O primeiríssimo foi adquirido pelo governo do Estado de São Paulo, em 1957: um Univac-120 para calcular o consumo de água da capital.

Equipado com 4.500 válvulas fazia 12 mil somas ou subtrações por minuto e 2.400 multiplicações ou divisões, no mesmo tempo. No setor privado, o primeiro computador, um Ramac 305 da IBM, foi comprado em 1959 pela Anderson Clayton. Dois metros de largura, um metro e oitenta de altura, com mil válvulas em cada porta de entrada e saída da informação, ocupava um andar inteiro da empresa. A unidade de disco, com 150 mil bytes de capacidade e um único braço de acesso, tinha dois metros de altura, exibindo-se em uma redoma de vidro, Levava cinco minutos para procurar uma informação. A impressora operava à espantosa velocidade de 12,5 caracteres por segundo.

Na década de 60, os computadores já não eram tão raros e começaram a ser cada vez mais necessários na vida das grandes empresas, órgãos do governo federal e universidades. Ao mesmo tempo, tornavam-se símbolo de status, sendo exibidos com orgulho nas salas envidraçadas dos Centros de Processamento de Dados (CPDs). Promoviam-se excursões para mostrar as poderosas e misteriosas máquinas, que impressionavam os visitantes com suas dezenas de luzinhas piscando e impressoras despejando, em "disparada", montanhas de papéis contendo informações. Era um acontecimento!

O CPD era um mundo à parte nas empresas. Praticamente inatingível, a ele tinham acesso somente os profissionais diretamente envolvidos com os computadores - operadores - programadores, analistas de sistemas, técnicos de manutenção - e as equipes de perfuração de cartões. Todos os envoltos numa aura de "mistério" e despertando a curiosidade e a admiração dos demais funcionários das empresas. O único elo de ligação, entre os dois mundos distintos eram as pilhas de formulários contínuos contendo os dados já processados, que eram devolvidas aos usuários das áreas que requisitavam os serviços.

A IBM iniciou suas operações no Brasil em 1917. Seu primeiro negócio no pais foi instalar as maquinas para o censo demográfico de 1920 e, na década de 30, expandia suas atividades abrindo filiais em diversos estados. Em 1939, a empresa inaugurava sua primeira fábrica no Brasil, no bairro carioca de Benfica 1. Em 1961, a fábrica de Benfica iniciava a montagem dos computadores da linha 1401. As atividades de fabricação se expandiram com a implantação de outra fabrica, em Sumaré ({região de Campinas, São Paulo}. Na década de 70, a empresa tinha no país duas fábricas, mais de uma dezena de filais, número igual de escritórios e 15 centros de serviços de dados. E mais ainda estava por vir. Em 1976, inaugurava na paradisíaca região da Floresta da Tijuca, no Rio, seu Centro Educacional* para executivos. E, em outubro de 1977, era a vez de inaugurar o novo edifício-sede da filial paulista, na Avenida 23 de Maio, com 24 andares, 45 mil metros quadrados e projetado segundo as normas da IBM de proteção ao meio ambiente e aos usuários do edifício.

A Burroughs, segunda maior fabricante de computadores, iniciou suas atividades industriais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com