História da Computação
Por: merlinda • 12/11/2015 • Trabalho acadêmico • 784 Palavras (4 Páginas) • 168 Visualizações
Parte I: A INFORMÁTICA NUMA ABORDAGEM TECNOLÓGICA
1.Contextualização da Informática
Nesse tema você irá estudar a evolução do computador para melhor compreender sua arquitetura. Também compreenderá quais os seus principais componentes.
Nos tópicos finais veremos onde os computadores atuam e como podem ser classificados quanto ao seu poder de processamento.
1.1História da Computação: Passado, Presente e Futuro
O estudo da história da computação deve ser encarada com a sua devida importância, pois somente dessa forma é possível entender o grande avanço dessa ciência tão recente. Estudando as ideias e conceitos fundamentais que formaram a base do desenvolvimento da computação, podemos entender a sua situação atual e até imaginar qual será o seu futuro.
Há milhares de anos o homem utiliza instrumentos de auxílio ao cálculo e de manipulação de informações. Para entendermos a evolução histórica da computação faremos referência a alguns aspectos da evolução da Ciência da Matemática, mais especificamente de alguns dos seus ramos, no caso a Álgebra e a Lógica Simbólica ou Matemática.
Algumas datas aqui mostradas são datas aproximadas e podem estar diferentes de outras mencionadas por outros autores, pois dependem da referência utilizada (início ou conclusão de um trabalho ou estudo).
- Evolução do computador (1600)
O ábaco foi inventado na China por volta 2000 a.C. e foi o primeiro artefato de cálculo que usava a posição dos elementos. Os romanos também usavam o ábaco, feito com bolinhas de mármore. Em latim “Calx” significa mármore, “Calculus” era o ato de fazer cálculos aritméticos.
No Japão, o ábaco é chamado de soroban e na China de suánpan, que significa bandeja de calcular.
Em 1612, John Napier fez o primeiro uso impresso do ponto de fração decimal, inventa os logaritmos e várias máquinas para multiplicação, dentre elas inventou os “Ossos de Napier”, que eram simplesmente tabelas de multiplicação gravadas em bastões.
Em 1623, William Schickard descreveu uma máquina que combinou o conceito dos “Ossos de Napier” com uma máquina de somar simples que permitia ao usuário completar a multiplicação de números com mais de um dígito. Porém, nenhuma cópia da sua máquina foi encontrada e, assim, o crédito para a primeira máquina de somar automática é frequentemente dado a Blaise Pascal.
Em 1644, Blaise Pascal criou a máquina de calcular (frequentemente chamada “Pascalene” ou “Pascaline”) que fazia apenas adições e subtrações, podendo, indiretamente, fazer multiplicações e divisões por meio de operações sucessivas. Pascal criou esta máquina para ajudar seu pai, que era um coletor de impostos do governo francês. A máquina era totalmente mecânica, com várias engrenagens e alavancas.
Em 1694, Gottfried Wilhelm von Leibnitz construiu uma calculadora capaz de multiplicar. Utilizava dois contadores: um para efetuar a adição e outro para determinar o número de operações.
Evolução do computador (1800)
Em 1801, na França, Joseph-Marie Jacquard criou um tear mecânico com uma leitora automática de cartões perfurados. Umas das primeiras máquinas programáveis.
Em 1822, Charles Babbage apresentou em Londres o projeto de um mecanismo feito de madeira e latão, que poderia ter alterado o rumo da história se tivesse sido construído efetivamente. Babbage concebeu a ideia de um dispositivo mecânico chamado “Máquina de Diferenças”, que baseava-se no princípio de discos giratórios, na idéia básica do cálculo de tabelas e era capaz de executar uma série de cálculos.
...