IDENTIFICAÇÃO POR FREQUÊNCIA - RFID
Por: Victor De Magalhães • 27/9/2015 • Trabalho acadêmico • 4.938 Palavras (20 Páginas) • 183 Visualizações
FACULDADES DA INDÚSTRIA
ANDRE BOLDT
GUILHERME TRINDADE
THAIS FERREIRA
VICTOR MARAFIGO
IDENTIFICAÇÃO POR FREQUÊNCIA - RFID
SÃO JOSÉ DOS PINHAIS
JUN/2015
FACULDADES DA INDÚSTRIA
ANDRE BOLDT
GUILHERME TRINDADE
THAIS FERREIRA
VICTOR MARAFIGO
IDENTIFICAÇÃO POR FREQUÊNCIA - RFID
Trabalho semestral sobre a tecnologia RFID – Identificação por Radiofrequência, orientado pelo professor Douglas José Peixoto de Azevedo. Curso Tecnologia em Logística das Faculdades da Indústria em São José dos Pinhais –PR.
SÃO JOSÉ DOS PINHAIS
JUN/2015
RESUMO
As empresas hoje em dia estão cada vez mais se preocupando com seus insumos, tanto sua matéria-prima ou seu produto acabado, mas já imaginou se estamos falando de uma organização que tem um estoque com centenas de produtos diferentes e com um grande giro diário? Como seria possível fazer o controle deste estoque? Realmente é possível realizar um controle, deste estoque, mas é necessária uma grande quantidade de pessoas dedicadas à função de conferir, dar entrada no produto e posteriormente a saída do produto acabado. As desvantagens deste processo serão a possível falha humana, um grande inventário dos produtos, grande quantidades de pessoas dedicadas ao controle, baixa rastreabilidade. O problema é visível, tratando-se de grandes organizações, por esse motivo cada vez mais é comum se ouvir falar da tecnologia RFID, identificação por rádio frequência (em inglês Radio Frequency Identification). A RFID é conhecida por sua automatização, controle e rastreabilidade. Foi desenvolvida para fins militares e posteriormente transferida para o comércio. O RFID é uma tecnologia que permite que um produto seja lido a uma grande distancia e também vários elementos de uma única vez. Neste trabalho iremos apresentar esta tecnologia de uma forma clara e objetiva, mostrando seu desenvolvimento histórico, seus conceitos, qual seu principal objetivo, funcionamento e qual sua expectativa para o futuro dentro da indústria. A metodologia utilizada foi por meio de pesquisas junto a sites e livros. Com todas as informações fornecidas, pesquisadas e esclarecidas, podemos analisar e apontar quais os pontos fortes, pontos fracos desta tecnologia. Dentro deste trabalho podemos agregar conhecimentos sobre a tecnologia RFID, funcionamento, importância e quais os benefícios que pode se obter por meio da rádio frequência.
Palavra-Chave: RFID - Identificação por Rádio Frequência, Estoque, Indústria.
LISTA DE ILUSTRAÇÕES
Figura 1 - ETIQUETA RFID
Figura 2 - LEITORES
Figura 3 - PORTAIS RFID
Figura 4 - TÚNEIS RFID
Figura 5 - DISPOSITIVOS PORTÁTEIS RFID
Figura 6 - EMPILHADEIRA COM LEITOR RFID
Figura 7 - PRATELEIRAS INTELIGENTES RFID
Figura 8 - PROCESSAMENTO DE DADOS
SUMÁRIO
1 introdução
1.2 objetivos
1.2.1 Objetivo Geral
1.2.2 Objetivos Específicos
1.3 metodologia
2 história
3 conceito
3.1 vantagens da rfid
4 funcionamento
4.1 componentes
4.1.1 Etiqueta RFID ou Tegs RFID
4.1.1.1 Formato
4.1.1.2 Energia
4.1.1.3 Frequência
4.1.1.4 Modo de Comunicação
4.1.1.5 Memória e Processamento
4.1.2 Leitor RFID
4.1.2.1Portais
4.1.2.2 Túneis
4.1.2.3 Dispositivos Portáteis
4.1.2.4 Leitores de Empilhadeira
4.1.2.5 Prateleiras Inteligentes
4.1.3 Middleware
4.2 funcionamento do rfid
5 previções para o futuro
conclusão
referência
ANEXO A – GRONOGRAMA DA EQUIPE
1 introdução
A Radio Frequency Identification (RFID) esta tecnologia foi desenvolvida para ser usada nos tempos de guerra, mas por ser uma tecnologia eficiente, e a cada vez mais vem sendo implantada nas empresas pela necessidade de automatizar os processo de controle e rastreabilidade.
Segundo Bhatt & Glover (2007), RFID é a abreviação de radio frequency identification - identificação por radio frequência. Tecnologia de identificação que utiliza frequência de rádio ou variações de campo magnético para comunicação entre componentes. O objetivo dessa tecnologia é melhorar a eficiência no rastreamento e localização de produtos, além de oferecer benefícios para quem tenha necessidade de registrar bens físicos.
...