INTRODUÇÃO À ARQUITECTURA DE COMPUTADOR
Projeto de pesquisa: INTRODUÇÃO À ARQUITECTURA DE COMPUTADOR. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: helbin • 28/4/2014 • Projeto de pesquisa • 1.006 Palavras (5 Páginas) • 271 Visualizações
1º ETAPA 3
1.1 INTRODUÇÃO A ARQUITETURA DE COMPUTADORES 3
1.2 COMPUTADORES PESSOAIS E EQUIPAMENTOS PORTÁTEIS 5
1.3 ARQUITETURAS RISC E CISC 5
1.4 OPÇÕES DISPONÍVEIS NO MERCADO DE ULTRABOOK. 5
1.5 OPÇÕES DISPONÍVEIS NO MERCADO DE TABLETS. 5
REFERÊNCIAS 5
HTTP://ENGPRISCILAGIL.BLOGSPOT.COM.BR/2009/12/ARQUITETURA-DE-VON-NEUMANN-X-COMPUTADOR.HTML 5
1º ETAPA
1.1 INTRODUÇÃO A ARQUITETURA DE COMPUTADORES
Foi na Segunda Guerra Mundial que realmente nasceram os computadores atuais, a marinha americana em conjunto com a Universidade de Harvard desenvolveu o computador Harvard Mark I, projetado pelo professor Howard Aiken com base no calculador analítico de Babbage.
O Mark I ocupava 120m³ aproximadamente, conseguindo multiplicar dois números de dez dígitos em três segundos simultaneamente, em segredo o exército Americano desenvolvia um projeto semelhante que era chefiado pelos engenheiros J. Presper Eckert e John Mauchy, cujo resultado foi o primeiro computador a válvulas, o Eletronic Numeric Integrator And Calculator (ENIAC), capaz de fazer quinhentas multiplicações por segundo.
Nesse ponto John von Neumann propôs a ideia de modelar a arquitetura do computador segundo um sistema nervoso central que transformou os calculadores eletrônicos em "cérebros eletrônicos”.
A Arquitetura de von Neumann é uma arquitetura de computador que se caracteriza pela possibilidade de uma máquina armazenar seus programas no mesmo espaço de memória que os dados, podendo assim manipular tais programas.
A máquina proposta por Von Neumann reúne um dispositivo de armazenamento que pode ser primário (Registradores, memoria cache e memoria RAM), Unidade Logica Aritmética (ALU) que processa as informações e unidade de controle (UC) que controla toda entrada e saída de dados e informações que serão ou já foram processados.
Arquitetura de Von Neumann
Esta arquitetura pode ser definida em: Entrada Processamento Saída
Nos computadores atuais temos como principais os seguintes componentes:
Processador:
Principal responsável pela atividade de processamento de um sistema de computador que é composto por três partes.
ULA: Unidade lógica aritmética: Decodifica e executa as instruções em linguagem de máquina a cada etapa da execução dos dados.
UC: Unidade de controle: Gerencia a comunicação entre o ambiente interno e o externo movimentando dados entre o processador e seus periféricos entre outras funções.
Registradores: memória interna do processador: Espaço de armazenamento dos dados a serem processados.
Memoria Primarias:
Local onde um programa ou parte de um programa será armazenado temporariamente, a fim de possibilitar sua execução.
A hierarquia das memorias principais segue na seguinte ordem:
Registradores que tem um acesso mais rápido que a memória RAM, porém sua capacidade de armazenamento é pequena e seu custo maior.
Memoria Cache que tem um acesso mais rápido que a memoria RAM e mais lento que os registradores, este tem uma capacidade de armazenamento maior que a memoria cache porem com um custo ainda bem superior a memoria RAM.
Memoria RAM (Random-Access Memory - Memória de Acesso Aleatório), esta por sua vez dentre as três é a mais lenta porem tem o menor custo, tendo um bom custo beneficio na melhora do computador.
Memória Secundária:
Espaço para armazenamento estando ligado ou não a um computador. Com uma grande capacidade de armazenamento e menor custo que as memorias principais perdendo na velocidade de acesso do processador nas mesmas que é lento comparado as memorias primarias. Neste tipo de memoria os dados salvos não são temporários podendo ficar salvos por tempo indeterminado.
Alguns exemplos deste tipo de memoria seriam HD (Hard driver – disco rigido) internos ou externos ao computador, CD/DVD e pendrivers.
Periféricos:
São componentes de entrada e saída que tem como função receber ou enviar dados e informações.
Alguns exemplos de periféricos são teclado, mouse, monitor, webcam, impressora.
1.2 COMPUTADORES PESSOAIS E EQUIPAMENTOS PORTÁTEIS
Devido a larga campanha publicitaria da IBM do produto IBM PC em 1981 os computadores pessoais ficaram conhecidos pelo termo PC sendo que atualmente existem convergências entre PCs, palmtops, celulares e dispositivos móveis que por possuírem funções similares, sistemas operacionais e componentes que pode levar a discussão sobre a extensão do termo “Computador pessoal" a estes dispositivos.
Computador Pessoal:
Atualmente o termo computador pessoal ou PC é muito utilizado para os computadores de mesa também conhecidos como Desktop que tem como principal vantagem o baixo custo ficando mais barato a montagem
...