Indústria Revolução Industrial
Por: Luiz Gomes • 23/11/2020 • Ensaio • 951 Palavras (4 Páginas) • 127 Visualizações
INDÚSTRIA 4.0
Estamos adentrando a 4ª Revolução Industrial. Ou, para colocar em um termo mais de acordo com os tempos atuais, na Indústria 4.0. Temos avançado cada dia mais na automação dos sistemas, e nos tornamos completamente dependentes da internet e dos dispositivos que acessam-na. Essa revolução, entretanto, vem a um custo cada vez mais elevado para o meio ambiente e para a sociedade em si, gerando um quadro de desigualdade social e desequilíbrio ambiental.
O modelo de sociedade em que vivemos gera um comportamento consumista extremamente exacerbado. Nós somos constantemente instados a comprar, a gastar, a mudar, acessar, etc. e estamos a todo momento gerando informações, que são mineradas para que empresas possam vender seus serviços e produtos de uma forma mais efetiva.
A infraestrutura montada para essa operação também é um grande gerador de impacto negativo no meio ambiente. Um artigo de 2009 feito em Harvard constatou que uma simples pesquisa no Google libera em média 7gramas de CO² na atmosfera, e os data centers, em 2010, chegaram a utilizar em torno de 2% de toda a energia gerada na terra). Provavelmente esse número sofreu uma alteração para mais, uma vez que, atualmente, existe uma faixa de 6 aparelhos conectados à internet por pessoa na Terra.
A NECESSIDADE DE PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS
Por um longo tempo os avanços tecno-científicos desconsideraram a conexão entre economia e ecologia, o que acabou gerando uma maior degradação ambiental do nosso planeta. A diminuição de reservas de recursos não renováveis, o aumento de resíduos sólidos per capita e a redução do espaço para seus armazenamento são alguns dos exemplos de desenvolvimento insustentável.
Com todo esse impacto negativo gerado pelos avanços tecno-científicos, em sua maior parte durante a era da 3ª Revolução industrial, foi idealizado, no final dos anos 1980, o conceito de sustentabilidade: nós efetivamente precisamos suprir as necessidades do agora, mas a que custo? A sustentabilidade foi pensada como uma maneira de suprir essas necessidades, porém sem comprometer a capacidade das gerações futuras fazerem o mesmo. Ela é o conjunto de práticas e estudos no intuito de atender o agora SEM comprometer o amanhã. Ela está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material sem uma agressão ao meio ambiente, evitando o desperdício e adotando métodos inteligentes de produção.
SUSTENTABILIDADE COMO MODELO DE NEGÓCIO
O envolvimento das organizações com questões socioambientais pode se transformar em oportunidades de negócios, contribuindo para melhorar a qualidade de vida das pessoas preservar os recursos naturais e gerar vantagem competitiva. Assim, empresas pró-ativas antecipam a busca pelas melhores alternativas para transformar questões ambientais em questões de negócios.
1º - porque há uma demanda de maior parte da sociedade.
Hoje há uma uma demanda social que pede uma distribuição justa e equitativa do consumo e bens naturais e serviços entre todas as pessoas na terra
2º - efeitos positivos no meio ambiente
A dimensão ambiental abrange a preocupação em produzir e consumir de maneira a garantir que os ecossistemas possam manter sua autorreparação ou sua capacidade de resiliência.
3º - Redução do custo de operação das empresas
A redução inteligente de custos impacta diretamente nos lucros da empresa.
A TI VERDE E A RESPONSABILIDADE E SUSTENTABILIDADE SÓCIO-AMBIENTAL
A TI se tornou uma parte significativa e crescente dos problemas ambientais que a sociedade contemporânea se depara. Não obstante, a responsabilidade socioambiental deixou de ser uma opção para as organizações, tornando-se uma questão de visão, de estratégia e, muitas vezes, de sobrevivência. Nesse contexto, o gerenciamento inteligente da TI pode ser uma alternativa às organizações, não só para minimizar os danos causados ao meio ambiente, melhorar a efetividade do consumo de energia elétrica, diminuir o descarte de equipamentos e reduzir os custos operacionais do negócio, como também para desenvolver um ambiente organizacional sustentável em harmonia com os anseios da sociedade atual.
...