Informatica nas aulas de matemática
Por: Airliny • 13/9/2015 • Resenha • 956 Palavras (4 Páginas) • 363 Visualizações
EAD-UFMS
Pólo Maroli Vicente Julio-Miranda-MS
Acadêmica: Claudete Chaves
Disciplina: Pratica IV
Resenha
A informática nas aulas de matemática
Marilena Bittar
O presente capitulo tem como objetivo discutir a contribuição da informática na construção do conhecimento.
A tecnologia tem diferentes usos na educação, que se divide em três categorias: a rede internet, a educação a distancia e os sotfwares educativos. A rede internet constitui-se em uma grande biblioteca, onde se podem encontrar informações corretas ou não, sobre qualquer tema. A educação a distancia que antes era via correio, hoje com os computadores agilizou a comunicação e os softwares auxiliam o cotidiano do professor.
A matemática é uma disciplina onde o uso de softwares pode levar o sujeito a uma melhor compreensão, assim melhorando seu aprendizado. Daí a importância da inserção e integração da tecnologia na formação inicial dos professores, pois assim aprendem como utilizar para depois aplicar no seu cotidiano, a integração da tecnologia na pratica pedagógica é diferente da inserção, a inserção de um novo instrumento na pratica pedagógica significa fazer uso do mesmo sem que haja aprendizado, já a integração de um novo instrumento na pratica pedagógica do professor significa um novo recurso que dispõe para atingir seus objetivos. O material escolhido deve atender a necessidade dos alunos, assim o professor deve escolher que recurso utilizar para sanar as dificuldades dos mesmos.
A autora apresenta alguns softwares educacionais, como os jogos que podem ser encontrados de vários tipos: jogos de simulação, pergunta-resposta, entre outros. Esses softwares são chamado “fechados”, isto é, já vêem prontos não é o professor que elabora a atividade, muitas vezes esse material traz concepções mesmo que implícitas não muito claras sobre o erro, pois quando o erro é punido não ajuda no aprendizado, mas quando o erro é visto como uma forma de aprendizagem torna-se mais prazeroso e assim o aluno constrói seu conhecimento. Os softwares educativos são muitos, mas não há um modelo pronto ou uma única forma de utilizá-lo, porém alguns itens devem ser observados como: que conteúdo o software permite tratar? Qual a teoria de aprendizagem esse software é fundamentado? Que atividades podem ser realizadas? É de fácil manuseio? Entre outros.
...