Internet das coisas, aplicações e desafios
Por: marciel2018 • 8/3/2018 • Projeto de pesquisa • 846 Palavras (4 Páginas) • 245 Visualizações
TEMA:
Internet das coisas, aplicações e desafios.
PROBLEMA:
Fazer uma análise sobre a internet das coisas, suas aplicações e desafios no uso cotidiano dessa tecnologia.
JUSTIFICATIVA:
O uso da internet das coisas está se tornando algo comum por todos os lugares, provando cada vez que essa tecnologia está ganhando espaço, mais ainda deixa muitas dúvidas sobre a sua segurança e privacidades de dados pessoais.
Discutir questões sobre o seu uso, seus benefícios e desafios no meio da sociedade.
A popularidade do fenômeno cresceu com influência do meio eletrônico, com a internet, redes sociais, propagandas na tv, pois essa tecnologia a cada dia se torna mais comum.
OBJETIVOS:
- OBJETIVO GERAL
Contribuir para a compreensão desse fenômeno, refletindo sobre suas causas, objetivando também as possíveis consequência desta tecnologia de tudo está ligado à rede, na tentativa de reduzir possíveis danos futuros.
- OBJETIVO ESPECIFICO
a) Discutir com os usuários os principais benefícios.
b) Refletir sobre a necessidades de desenvolver tecnologia dentro da internet com mais segurança e privacidade.
c) Discutir sobre os diversos aparelhos que essa tecnologia pode alcançar.
Abstract:
Resumo: A internet das coisas
INTRODUÇÃO:
A Internet das Coisas ou Internet of Things (IoT) desponta como uma grande evolução da internet e um novo paradigma tecnológico, social, cultural e digital. A Internet das Coisas causara aos modelos de negócios e a interação da sociedade com o meio ambiente, por meio de objetos físicos e virtuais, em que esses limites se tornam cada vez mais insignificante. (LACERDA; LIMA-MARQUES, 2015).
A Internet das Coisas proporciona aos objetos do dia a dia, uma capacidade computacional e de comunicação, se conectarem à internet. Essa conexão viabilizará controlar remotamente os objetos, e acessá-los como provedores de serviços, e se tornarão objetos inteligentes. Os objetos inteligentes possuem capacidade de comunicação e processamento aliados a sensores. Atualmente não só computadores convencionais estão conectados à internet, como também uma grande heterogeneidade de equipamentos, tais como TVs, laptops, geladeira, fogão, eletrodomésticos, automóveis, smartphones, entre outros. Nesse novo cenário, a pluralidade é crescente e previsões indicam que mais de 50 bilhões de dispositivos estarão conectados até 2020 (EVAN, 2011).
Sendo assim, o objetivo deste artigo é mostrar as diversas aplicações da internet das coisas, mostrar seus conceitos, suas vantagens e os desafios em sua expansão nesse gigantesco mundo da tecnologia.
DESENVOLVIMENTO:
A internet das coisas é uma expansão da interne atual, aos objetivos usados em nosso dia-a-dia, fazendo com que eles fiquem cada vez mais computacional, realizando tarefas com apenas um toque de botão, comando de voz, através de sensores entre outros diversos tipos.
[pic 1]
Figura 1, objetos do uso cotidiano sendo conectados a internet.
Fonte obrela.com
O surgimento desse grande avanço tecnológico, traz diversos benefícios a todos, através dessa tecnologia, podemos controlar vários objetos de dentro de casa sem saímos do lugar, apenas usando seu próprio celular ou tablete, podendo apagar acender lâmpadas, ligar e desligar sua tv, monitorar seu sistema de câmera, observando qualquer cômodo da casa, ligar e desligar seu carro, abre portas, há infinitas possibilidades que essa tecnologia pode nos proporcionar. A cada dia estamos mais familiarizados com tudo isso, pois ela está em todo lugar, Bancos, hospitais, grandes empresas, nos eletrodomésticos e nos aeroportos. Com tudo isso ganhamos muito mais praticidades nas atividades diária, fazemos coisa mais rápido, ocorre menos erros, maior controle, economia e praticidade.
...