Introdução a IEEE 830-1998
Por: eletrotecnica sub • 19/9/2016 • Relatório de pesquisa • 1.035 Palavras (5 Páginas) • 753 Visualizações
Goiânia, 24 de Agosto de 2016.
Faculdade Senai Fatesg - Wellington Caetano
Introdução a IEEE 830-1998
O uso da engenharia de requisitos dispõe de técnicas e normas para assegurar que os requisitos dos sistemas sejam completos, consistentes e relevantes. Segundo o IEEE [5], engenharia de requisitos é o processo de aquisição, refinamento e verificação das necessidades do usuário sendo essa a primeira etapa dentro de todo o processo da engenharia de software.
De maneira geral, as normas técnicas possuem a característica de adequar-se a cenários diversos e por essa razão, não identificam especificamente métodos, nomenclaturas ou ferramentas específicas para a preparação do Documento de Requisitos do Sistema. Dessa forma, é possível afirmar que a norma especifica “o que deve ser feito” ao invés de especificar detalhes sobre “como as coisas devem ser feitas”. Isso dá liberdade àqueles que a utilizam para definir seus processos ou metodologias.
Visão geral
IEEE [1] define requisito como:
- Condição ou capacidade necessitada por um usuário para resolver um problema ou alcançar um objetivo.
- Uma condição que deve ser satisfeita por um sistema, satisfazer um contrato ou especificação.
- Uma representação documentada de uma condição ou capacidade necessitada por um usuário, contrato ou sistema.
Podem ser divididos em requisitos funcionais e não funcionais:
Os Requisitos Funcionais são o conjunto de funcionalidade que o software ou seus componentes devem executar. Os requisitos não funcionais - (Requisitos de qualidade) incluem limitações no produto: (desempenho, confiabilidade e segurança) e também limitações no processo de desenvolvimento: (custos, métodos utilizados no desenvolvimento e componentes a serem reutilizados).
Fases da Engenharia de Requisitos
As etapas são: elicitação, análise, especificação, verificação e gerenciamento.
Elicitação: processo de entrevista com usuários para levantar os requisitos do software. Análise: é o processo de analise das necessidades dos usuários para definir requisitos.
Especificação: é o processo de criação de um documento no qual estão definidos os requisitos previamente analisados.
Verificação: é o processo que busca assegurar que a especificação de requisitos de software está de acordo com os requisitos eliciados.
Gerenciamento: planejamento e controle das atividades de elicitação, especificação, análise e verificação dos requisitos.
A Elicitação de Requisitos
Tem o objetivo de obter o entendimento necessário sobre um problema. O engenheiro de requisitos deve primeiramente identificar as fontes de requisitos, (usuários com seus conhecimentos e experiências). Além disso, o engenheiro de requisitos precisa identificar o contexto onde as informações estão situadas.
Etapas da elicitação de requisito:
- Coletar a “lista de desejos” de cada parte relevante. Essa lista de desejos originalmente irá conter registros inesquecíveis, ambiguidades e inconsistências.
- Documentar e refinar a “lista de desejos” de cada parte relevante. Essa lista inclui todos os dados e atividades importantes que durante esse estágio são repetidamente analisados até que se tornem independentemente consistentes.
- Integrar a lista de desejos, resolvendo conflitos relacionados aos diferentes pontos de vista. A checagem da consistência de coesão entre as partes é uma atividade importante desse processo.
- Determinar os requisitos não funcionais tais como desempenho, questões de segurança e confiabilidade e declará-las no documento de especificação.
IEEE 830-1998
Para clientes, fornecedores, desenvolvedores e outros interessados, uma boa ERS trás diversos benefícios, entre eles:
- Estabelece uma base para entendimento e acordo entre clientes e desenvolvedores do que o sistema deve fazer;
- Reduz o esforço do desenvolvimento, pois todos os requisitos serão validados antes da definição de arquitetura ou do desenvolvimento.
- Provê base estimativa de custos e prazos para o cronograma do desenvolvimento;
- Provê informações para validação e verificação dos produtos a serem gerados;
- Cenários: Técnica que consiste em realizar estudos para construir um cenário estimado do produto final.
- Pode ser utilizada como base para melhorias futuras.
- Os requisitos deverão ser escritos em documentos formais (ERS), para que os desenvolvedores e clientes consigam entendê-los posteriormente sem duvidas.
...