Análise dos padrões IEEE 802
Tese: Análise dos padrões IEEE 802. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: armandoogrande • 27/11/2013 • Tese • 2.139 Palavras (9 Páginas) • 481 Visualizações
CURSO SUPERIOR EM GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Estudo de conectividade para redes sem fio
Protocolos IEEE 802.11g e IEEE 802.20
Sup Tec em Gestão da Tecnologia da Informação
2ºBimestre – 2ºSemestre
São Paulo
2013
RESUMO
O objetivo deste estudo é apresentar as diferenças dos protocolos de comunicação das redes sem fio, que utilizam os padrões IEEE 802.11, também conhecido como “Wi-Fi”, e o padrão 802.20 “Mobile-Fi” ou MBWA (Mobile Broadband Wireless Access) Working Group, utilizados hoje na maioria dos equipamentos de informática e de telecomunicação.
Palavras-Chave: Wi-Fi, Mobile-Fi, protocolos, redes, informática, telecomunicação.
ABSTRACT
The aim of this study is to present the differences in communication protocols of wireless networks that use IEEE 802.11, also known as "Wi-Fi", and the standard 802.20 "Mobile-Fi" or MBWA (Mobile Broadband Wireless Access) Working Group, used today in most of the computer equipment and telecommunications.
Keywords: Wi-Fi, Mobile-Fi, protocols, networking, computing, telecommunications.
1 - Análise dos padrões IEEE 802
O padrão IEEE (leia-se I3E) 802 trata-se de um conjunto de padrões desenvolvidos pelo IEEE (Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos) para definir métodos de acesso e controle para redes locais (LANs) e metropolitanas (MANs). A série 802 não foi a única série de padrões de protocolos criadas pelo IEEE, porém a mais importante. O nome dado a série refere-se ao ano e mês de seu inicio (fevereiro de 80).
Os protocolos IEEE 802 correspondem à camada física e à camada Enlace de dados do modelo ISO/OSI, largamente adotado na interconexão de sistemas abertos, porém dividem a camada de enlace em duas subcamadas.
Figura 1 – Relação das camadas OSI e camadas IEEE 802
1.1 - Camada LLC do padrão 802
A camada LLC especifica os mecanismos para endereçamento e conexões das estações conectadas ao meio, a geração de quadros e mensagens, controla a troca de dados entre os usuários da rede e também controla os erros.
Esta subcamada define os service access points (SAPs).
O protocolo HDLC (high-level data link control) é a base para operação e formato deste padrão.
A camada LLC estabelece três tipos de serviços:
1 – sem conexão e sem reconhecimento;
2 – com conexão;
3 – com reconhecimento e sem conexão.
O padrão IEEE 802.2 especifica o funcionamento desta camada, os demais padrões operam na camada de Controle de Acesso ao Meio (MAC) e na camada Física como veremos adiante.
1.2 - Camada MAC do padrão 802
A camada MAC difere conforme o padrão IEEE 802 utilizado e permite que os dispositivos compartilhem a capacidade de transmissão de uma rede. Também tem controle do acesso ao meio de transmissão e detecção de colisões. Esta subcamada mantém uma tabela dos endereços físicos dos dispositivos. Cada dispositivo será atribuído e deverá ter um endereço MAC exclusivo se o dispositivo for participar da rede.
1.3 - Controle de Acesso ao Meio (MAC) e Camada Física
A função do MAC é permitir que dispositivos compartilhem a capacidade de transmissão de uma rede. Ele controla o acesso ao meio de transmissão de modo a se ter um uso ordenado e eficiente deste meio.
A IEEE 802 apresenta várias opções de MAC, associadas a vários meios físicos, como:
Figura 2 – Associações do MAC (* Par de fios trançados)
1.4 - CSMA/CD
"Carrier-sense Multiple Access with Collision Detection" ou Múltiplo Acesso com Verificação de Presença de Portadora e Detecção de Colisão.
No CSMA/CD a estação primeiro verifica se existe alguém transmitindo no meio e só transmite se ele está livre. No caso de detectar uma colisão a estação para de transmitir.
Mais de 90% das redes (LANs e MANs) utilizam o CSMA como mecanismo de controle de acesso, sendo conhecidas como redes ethernet.
1.5 Redes Wireless
O Comitê 802 do IEEE têm os seguintes grupos de trabalho ativos trabalhando na elaboração de normas de redes sem fio (Wireless):
802.11 Wireless LAN (WLAN) WIFI
802.15 Wireless Personal Area Network (WPAN) Bluetooth entre outros.
802.16 Broadband Wireless Access (BBWA) WiMax
802.20 Mobile Wireless Access Mobile-Fi
1.6 - Relação das normas IEEE 802
A relação das normas IEEE 802, com uma breve explanação de cada uma, é apresentada a seguir.
- 802.1b: Gerência de Rede. LAN/MAN Managment;
- 802.1k: Gerência de Rede. LAN/MAN Managment;
- 802.1d: Media Access Control (MAC) Bridges;
- 802.1e: System Load Protocol;
- 802.1f: Definições e procedimentos comuns para a informação de gerência do IEEE 802;
- 802.1g: Remote Media Access Control (MAC) Bridging;
- 802.1h: Prática recomendada para Controle de Acesso ao Meio, com ponte, do Ethernet V2.0 no IEEE 802 LAN;
- 802.1q:
...