MANUAL BÁSICO DO APH
Resenha: MANUAL BÁSICO DO APH. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: GERONIMOPAULO • 16/3/2014 • Resenha • 9.113 Palavras (37 Páginas) • 517 Visualizações
MANUAL BÁSICO DO APH
Conceito de APH
É o atendimento imediato e provisório, que visa dar o suporte básico à vítima, fora do ambiente hospitalar, tendo como objetivo prioritário, evitar o agravamento das lesões e até mesmo a morte da vítima, este atendimento se estende do local da lesão até o atendimento médico especializado.
Importância do APH
Os primeiros socorros podem simplesmente significar a incrível diferença entre a vida e a morte. O problema reside no fato de que na maioria dos casos
de emergência, nem a vítima nem a pessoa que está socorrendo são capazes de reconhecer os sintomas básicos, por exemplo, ataque cardíaco. Já nas cidades que possuem pessoas devidamente treinadas em emergência médica pré-hospitalar, tem segundo estatística americana, ajudado em até 95% dos casos de síncope. Uma vez que, o tratamento por meio de suporte médico avançado e de Unidades Hospitalares especializadas em trauma têm melhor atendido seus pacientes, possibilitando o socorro adequado a cada caso.
Aspectos legais do APH
OMISSÃO DE SOCORRO (ART. 135º DO CÓDIGO PENAL.)
Todo o cidadão tem obrigação de prestar auxílio a quem esteja necessitando, tendo três formas de fazê-lo:
* Atender
* Auxiliar quem esteja atendendo
* Solicitar auxílio, ou seja, chamar o serviço de atendimento especializado. Corpo de Bombeiros, SAMU etc.
Cinemática do Trauma
Definição: São as etapas em que se divide um acidente e são divididas em três partes distintas;
* Pré Acidente: É a etapa que antecede o acidente, ou seja, é o início do conjunto de eventos pelos quais resultam em acidente. Caracteriza-se por falha na prevenção, doenças, fatores de ordem natural, causas indiretas, alcoolismos, uso de drogas, etc.
* Acidente: É um evento inesperado, mas não imprevisto, que resulta em dano, humano, material ou ambiental.
* Pós Acidente: É a conseqüência, é o resultado dos eventos anteriores e a etapa em que o socorrista atua.
Avaliação da Cena do Acidente
Definição: A avaliação da cena do acidente é um das mais importantes etapas do APH, consiste em se fazer uma análise criteriosa do local do trauma. São vários os detalhes que devem ser observados: Local do trauma, tipo do trauma, quantas pessoas estão sob perigo iminente, as zonas de riscos, segurança para os socorrista etc.
A Avaliação da Cena do Acidente segue uma seqüência pré-estabelecida, que se seguida corretamente, diminui em muito o tempo de atendimento, já que o fator tempo é fundamental.
1- Estacionamento e Sinalização da viatura: Se o socorro for feito por equipe especializada, a viatura deverá ser estacionada o mais próximo da vítima, utilizando todos os dispositivos de sinalização da viatura.
Tais como: luzes de alerta, luzes intermitentes (giroflex), cones de sinalização.
Se for o socorro for feito por pessoa leiga, a sinalização deverá ser feita através das luzes de estacionamento e cones do carro, numa distancia mínima de 20 metros do carro. Caso não possua cones de sinalização, o cidadão poderá utilizar galhos da vegetação local para sinalização, numa distância mínima de 60 metros.
2- Biossegurança: É a utilização de materiais de proteção individual (EPIs), que tem como objetivo, isolar o socorrista da zona de contaminação.
Os EPIs mais utilizados são: Luvas de látex, máscaras faciais, óculos de procedimento etc. O contato direto do socorrista com secreções, tais como: saliva, sangue, fezes ou urina, ar exalado pela vítima, pode contaminar o socorrista. Eis algumas das principais doenças que podem ser contraídas:
1- Pelo Sangue: Aids, hepatite B ou C;
2- Pelo Ar: tuberculose, gripe;
3- Fluídos Corporais: Secreções e vômitos;
4- Fezes: Hepatite A e diarréia infecciosa;
5- Mucosas: Herpes labial e conjuntivite.
3- Mecanismos de Injúria: São os conjuntos de informações que devem ser obtidas pelo socorrista para determinação do tipo de trauma ocorrido, como ocorreu o trauma e a melhor maneira de atuar no socorro da vítima, ou seja, a Cena do Trauma é repleta de informações.
Essas informações podem ser obtidas através de questionamento direto à vítima, aos curiosos, a visualização do acidente em si, esta por último possui as mais importantes. O socorrista na análise da Cena do Trauma deve utilizar uma visão ampla e macro, observando todos os pontos que envolvem o local do Acidente. Mas vale salientar que esse procedimento dever ser feito rapidamente, sem retardar o socorro. Uma boa análise da Cena do Trauma se reverte em um bom socorro.
4- Abordagem e Identificação: Nessa etapa, o socorrista deve se identificar na hora da abordagem da vítima. Independente de ser ou não profissional dá área. É de extrema importância a identificação, pois além de transmitir segurança à vítima, na abordagem o socorrista pode identificar vários sinais e sintomas do trauma ocorrido. Como por exemplo: Se na abordagem e identificação a vítima responde consciente e falando. Dá pra avaliar que ela está respirando e com seu neurológico está bom. Obs.: Isso não é razão para descuidar da vítima é apenas para avaliação superficial do panorama da vítima.
Noções Básicas de Anatomia e Fisiologia Humana
Definição:
Anatomia: É o estudo das estruturas do corpo humano (aparência).
Fisiologia: É o estudo das funções dos órgãos e sistemas do corpo humano.
Posição Anatômica para estudo: Posição ereta, de frente para o observador, membros
...