PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E PROJETOS DE CLOUD COMPUTING
Por: Vicente Varallo Dias • 3/11/2019 • Pesquisas Acadêmicas • 1.012 Palavras (5 Páginas) • 334 Visualizações
[pic 2]
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E PROJETOS DE CLOUD COMPUTING
Resenha Crítica de Caso
Vicente Varallo Dias
Trabalho da disciplina Gestão de Projetos –Visão PMI
Tutor: Prof. Carlos Fernando da Rocha Santos
Blumenau
2019
Estudo de Caso de Harvard: MediSys Corp.: a equipe de desenvolvimento do produto IntensCare
Referência: DONNELLON, Anne; MARGOLIS, Joshua D. Medisys Corp.: A Equipe de Desenvolvimento do Produto IntensCare. Harvard Business School, out.2009.
Resenha:
O estudo de caso proposto se baseia no projeto de desenvolvimento do produto IntensCare da empresa MediSys, produto este, que é um sistema de monitoramento remoto para uso em U.T.I’s de hospitais. No total, para este produto, foi investido algo em torno de U$$ 20,5 milhões, sendo o projeto mais ambicioso nos 10 anos da MediSys.
A MediSys é uma empresa de capital fechado, fundada em 2002, localizada nos E.U.A, especializada em equipamentos e sistemas médicos e hospitalares. A receita anual em 2008 chegou na casa dos U$$ 400 milhões, com 1.750 funcionários diretos.
A empresa desenvolvia sistemas de monitoramento médico para hospitais, tendo inicialmente 2 produtos, que eram sistemas de monitoramento pulmonar e renal. Estes produtos já eram bem-sucedidos, e apesar da empresa ser considerada pequena, era muito lucrativa.
Mesmo com o cenário positivo, a diretoria começou a notar sinais de desaceleração no crescimento, e a concorrência no ramo aumentando. Então foi necessária a contratação de um novo presidente no início de 2008, Art Beaumont, para que a MediSys continuasse a preservar a cultura inovadora como no início, e reestimular o crescimento acelerado. Várias mudanças foram observadas no organograma da empresa, também com a formalização do processo de desenvolvimento de produtos, o que poderia acelerar a criação de novos produtos e sistemas para se manter na briga junto a concorrência.
Neste novo processo de desenvolvimento de produto, haveria uma equipe central, com um gerente de projeto para coordenar os trabalhos, assegurar recursos para as equipes quando necessário e representar o projeto em questão, junto a gestão da organização. Beaumont acreditava que o Gerente de Projeto deveria ter conhecimentos em diversas funções necessárias para o projeto em questão, histórico de bom desempenho e o respeito dos colegas.
Agora para entendermos um pouco mais onde entra o IntensCare, precisamos voltar para 2006, quando o sistema havia sido desenvolvido ainda pela maneira típica da MediSys. Aaron Gerson da equipe de pesquisa e desenvolvimento teve uma ideia, a de desenvolver um sistema de monitoramento para coletar os dados de pacientes internados em UTI’s e armazenar em um banco de dados, que forneceria um perfil integrado de saúde do paciente, enviaria informações para diversos médicos e enfermeiros envolvidos no tratamento do paciente.
Aaron apresentou a ideia para mais dois colegas da área de vendas e da área de design de software, e em pouco tempo já havia um grupo de desenvolvedores de produto organizados informalmente para iniciar o desenvolvimento das atividades.
Em 2007, após o desenvolvimento das pesquisas de mercado, a ideia foi levada para a alta gestão da MediSys, para ver a possibilidade de que o produto recebesse um financiamento para continuidade no desenvolvimento do produto. E finalmente, em julho de 2007, foi disponibilizado um capital de U$$ 500.000 para que fosse utilizado no desenvolvimento do software deste novo produto. O progresso durante o desenvolvimento foi bem lento, pois diversos envolvidos no projeto eram afastados com uma certa frequência devido as prioridades de suas áreas funcionais de origem.
...