Modelo Analise de Software
Por: Everton Alves • 4/12/2015 • Trabalho acadêmico • 1.188 Palavras (5 Páginas) • 269 Visualizações
[pic 1]
TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
GPROJ – SISTEMA PARA GERÊNCIA DE PROJETOS
João da Silva
Semestre: 4º
Disciplina: Análise e Projeto de Sistemas II
Nova Andradina – MS
2015
SUMÁRIO
1. Levantamento e Análise de Requisitos
1.1 - Processo de Extração de Requisitos
1.2 - Descrição da Empresa
1.3 – Requisitos Funcionais
1.4 – Requisitos não funcionais
1.4.1 – Confiabilidade
1.4.2 – Desempenho/Eficiência
1.4.3 – Portabilidade
1.4.4 – Segurança
1.4.5 - Usabilidade
1.5 – Regras do Negócio
2. Modelagem Funcional
2.1 – Diagrama de Casos de Uso
2.2 – Descrição dos Cenários dos Casos de Uso
3. Modelagem Estrutural
3.1 – Diagrama de Classes
3.2 – Visão de Classes Participantes
3.3 – Dicionário de Classes
3.3.1 – Classes de Entidade
3.3.2 – Classes de Fronteira
3.3.3 – Classes de Controle
4. Modelagem de Dados
4.1 – Modelo Relacional de Dados [pic 2]
4.2 – Descrição das tabelas
5. Modelagem Comportamental
5.1 – Diagramas de Sequência
1. Levantamento e Análise de Requisitos[pic 3][pic 4]
1.1 - Processo de Extração de Requisitos
O processo de extração de requisitos para o desenvolvimento do presente trabalho foi dividido em quatro momentos: questionário, entrevista, análise de documentos e observação.
Primeiramente foi feito um contato inicial com o funcionário responsável por dar apoio ao desenvolvimento desse sistema. Nesse encontro foram acertados detalhes globais a respeito do projeto. Foi entregue para o mesmo, um questionário que objetivou identificar os principais cargos e atribuições da empresa.
Após a análise desse questionário, foram realizadas entrevistas com o mesmo funcionário, buscando o esclarecimento de alguns pontos relacionados às atribuições da empresa. Foram necessários cinco encontros.
Paralelamente às entrevistas, foram coletados e analisados os principais documentos que transitam na empresa. Esses documentos consistiram-se basicamente de formulários, memorandos e relatórios.
A última etapa do processo de extração consistiu na observação de algumas rotinas da empresa, objetivando identificar o comportamento organizacional da mesma.
Todo o processo de levantamento de requisitos durou três meses. As dificuldades encontradas consistiram principalmente no escasso tempo que os profissionais dispunham para as entrevistas e alguns problemas na localização de alguns documentos.
1.2 - Descrição da Empresa
O GPROJ consiste na implementação de um sistema para gerência de projetos para a Future Research S.A.. Essa empresa atua no mercado há 15 anos e conta com mais de 20 unidades de pesquisa, localizadas principalmente nas regiões sul e sudeste do país. Sua matriz está localizada em São Paulo / SP.
A empresa em questão é organizada em departamentos. Cada departamento possui um nome, um número e um empregado que o gerencia. Um departamento pode estar em várias localidades. O departamento controla um certo número de projetos, cada qual possui um nome, um número e encontra-se em uma localidade. Cada departamento é chefiado por um único funcionário. Os funcionários da empresa são lotados em departamentos específicos. O chefe do departamento é o responsável pelo cadastro de seus subordinados e designação de supervisores para os mesmos. Todo funcionário pode gerenciar dados de um projeto, desde que façam parte do mesmo.
As informações necessárias sobre os empregados são nome, número de matrícula, endereço, salário, sexo e data de nascimento. É necessário saber também o número de horas trabalhadas em cada projeto e quem é o supervisor direto do empregado. O total de horas semanais não pode ultrapassar 40 horas.
Cada funcionário pode possuir dependentes e estes também devem ser cadastrados no sistema. São necessárias informações sobre os dependentes do empregado para efeitos previdenciários e fiscais, tais como o tipo de dependência, nome, sexo e data de nascimento do dependente.
Todo funcionário possui um supervisor, com exceção dos próprios supervisores e chefes de departamento. Um funcionário nunca possui salário superior ao de um supervisor ou chefe.
1.3 – Requisitos Funcionais
RF01 – O sistema deve...
RF02 – O sistema deve...
RF03 – O sistema deve...
1.4 – Requisitos não funcionais
1.4.1 – Confiabilidade
RNF01 – O sistema deve...
RNF02 – O sistema não deve...
RNF03 – O sistema deve...
1.4.2 – Desempenho/Eficiência
RNF04 – O sistema deve...
RNF05 – O sistema não deve...
RNF06 – O sistema deve...
...