NOÇÃO DE ALGORITMOS
Tese: NOÇÃO DE ALGORITMOS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: aliotto • 14/6/2013 • Tese • 673 Palavras (3 Páginas) • 258 Visualizações
ATPS DE ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃO
ETAPA 01:
NOÇÃO DE ALGORITMOS
Algoritmo é a sequência finita de ações simples e bem definidas, pré estabelecidas para chegar a um resultado.
Para criar um algoritmo definimos uma sequência perfeita de comandos lógicos e simples, cada comando é terminado por um “ ; ”, que é o comando que determina a sequência da execução.
Podemos afirmar outros tipos de comandos como, de comparação, de repetição e decisão.Entretando, todas as ações solicitadas tem que ser de maneira exata, pois, todo e qualquer erro nas definições de ações, acarretaram no erro de toda programação.
PSEUDO LINGUAGEM
É uma forma facilitada de desenvolver um algoritmo, é constituída em uma linguagem entre a linguagem humana, e os comandos utilizados na programação de máquinas, a que permite ao programador se preocupar apenas com o desenvolvimento do algoritmo em si, nem se preocupar dos meios técnicos para a sua execução, como por exemplo o portugol.
ESTRUTURA DE UM PROGRAMA
Para começarmos a elaborar um programa, primeiramente temos que estrutura-o, ou seja, temos que além de pensar na organização do programa, temos que conhecer também as ferramentas e a linguagem que os compiladores disponibilizam para construção do programa que desejamos. Na linguagem C, por exemplo, as ações que derivam da linguagem são basicamente iniciadas pelas funções, um programa elaborado em C pode ter uma ou várias funções. A função main() é a primeira a ser executada pelo programa, seguida das demais funções existentes no programa. Temos também a função de entrada/saída que em C duas delas são o printf() e o scanf() .Na composição de programas também encontraremos códigos especiais, constantes, variáveis, comandos de fluxo e várias outras ferramentas que ainda não conhecemos.
TIPOS PRIMITIVOS PARA REPRESENTAÇÃO DE DADOS E VARIÁVEIS
Durante o seu processamento, um programa de computador precisa alocar na memória RAM os dados contidos nas variáveis para poder manipula-los. Para tal é necessário que durante a construção de um algoritmo seja informado ao compilador qual o tipo do dado, para que essa informação seja passada ao sistema, que por sua vez determinará a quantidade necessária de memória que ele irá ocupar.
Tipos primitidos de dados, são categorias atômicas (em referência às moléculas básicas que são indivisíveis, átomo que em latim quer dizer pequeno objeto) pois não é possível sua decomposição em tipos mais simples; sendo eles:
Inteiro
Também conhecido como int ou intenger, representa números inteiros, ou seja sem casas decimais.
Real
Também denominado como decimal ou float, utilizado para expressar números reais, ou seja, decimais.
Caractere
Também denominado char ou strings, esse tipo de dados é utilizado para expressar caracteres alfanuméricos como letras e números.
Lógicos
Também denominados booleanos, utilizados para expressar valores lógicos, ou seja, 0 e 1, true ou false.
OPERADORES ARITMÉTICOS, LÓGICOS E RELACIONAIS
Operadores Aritméticos são utilizados na resolução de expressões matemáticas utilizando quaisquer valores, sejam eles constantes ou variáveis. Retoma um inteiro se todos os valores são inteiros ou um real se um ou mais valores são
...