O Diagrama de Classes
Por: qabansubotai • 18/11/2020 • Trabalho acadêmico • 781 Palavras (4 Páginas) • 179 Visualizações
Lista de Exercícios ERP e SAP
1-Qual o significado de ERP?
Esta sigla representa “Enterprise Resource Planning” que em português significa sistema de gestão integrado. O ERP foi desenvolvido para auxiliar gestores empresariais a melhorar processos internos e integrar as atividades, permitindo diagnósticos precisos em prol de medidas necessárias para redução de custos e aumento da produtividade. Sistemas ERP permitem fácil acesso integrado e confiável aos dados empresariais.
2-Quais é o sistema de ERP mais utilizado atualmente?
Sistemas de ERP nacionais:
Totvs, Linx, Senior, Tiny, B Seller.
Sistemas de ERP internacionais:
SAP, Oracle, Core.
3-Porque um ERP tem as mesmas características de um SPT?
Porque basicamente um ERP é um SPT, SPT é um conceito ao qual se aplica ao software ERP que pode ser um SPT em conjunto com outros tipos de Sistemas de Informação.
4-Resuma a história da construção de um ERP.
O desenvolvimento do sistema ERP teve início há mais de 100 anos quando o engenheiro Ford Whitman Harris criou o modelo EOQ (Economy Order Quantity) para programar a produção industrial.
O sistema EOQ foi utilizado por décadas pela fabricante de ferramentas Black & Decker, até que a empresa adotou outra solução para planejar as necessidades de materiais conhecida como MRP (Material Requirements Planning).
Na prática o MRP é uma evolução do EOQ que teve seus conceitos integrados a um computador, fazendo com que a ferramenta tenha sido usado por muitos anos até o desenvolvimento de sua segunda versão em 1983, conhecida como MRP II.
Os conceitos do MRP II foram empregados em diferentes atividades empresariais até que a ferramenta passou a incorporar setores de finanças, RH e vendas, sendo denominado de ERP (Enterprise Resource Planning) em meados dos anos 90.
5-Como o sistema ERP atua nas empresas?
O sistema ERP atua nas empresas ajudando o gestor a administrar contas a pagar e receber, monitorar vendas e acompanhar pedidos, gerir pessoas por meio da oferta de informação e sobre a produtividade em grupo, auxiliar os departamentos financeiros e de recursos humanos e identificar se os insumos foram encaminhados para os setores de produção.
Uma das funcionalidades básicas do sistemas ERP são a gestão do estoque, almoxarifado e o controle de aquisições de novos produtos ou matérias primas e também o gerenciamento dos serviço de POS (Point of Sale), que em português significa ponto de venda, que basicamente é o terminal de caixa de venda do estabelecimento.
6-Quais são as funcionalidades oferecidas por um EPR?
Os sistemas ERP têm funcionalidades que desempenham papéis importantes ao âmbito comercial, algumas delas são:
Simplificar processos operacionais, trazendo qualidade para as informações e união de inteligência;
Controle de estoque e de custos;
Gestão integrada dos dados;
Controle e cumprimento de metas e prazos;
Aumento da produtividade;
7-Quais são os módulos de um ERP?
Os sistemas ERP possuem diversos módulos integrados e outros que podem ser inseridos por meio de extensões, alguns desses módulos são:
Produção;
Gerenciamento de projetos;
Fiscal;
Recursos humanos;
Estoque;
Compras;
Financeiro;
Faturamento;
8-Como o software(ERP) é dividido?
Os sistemas ERP são divididos por três camadas sendo elas:
Apresentação, pode ser a interface homem máquina do sistema;
Processamento Lógico, o back-end do sistema;
Armazenamento de dados, aplicação do banco de dados;
9-Cite vantagens de um sistema ERP?
Sistemas ERP tem tantas vantagens que podem gerar uma competitividade injusta entre uma empresa que o emprega contra uma empresa sem esse sistema, alguns pontos de vantagem são:
Automação de processos;
Redução de custos;
Acompanhamento
...