O Motor Arduino
Por: Jeosafá Moreira • 28/11/2018 • Trabalho acadêmico • 1.753 Palavras (8 Páginas) • 170 Visualizações
[pic 1]
[pic 2][pic 3]
Motor Elétrico
É qualquer dispositivo que transformar energia elétrica em mecânica. É o mais usado de todos os tipos de motores, pois combina as vantagens da energia elétrica - baixo custo, facilidade de transporte, limpeza e simplicidade de comando – com sua construção simples, custo reduzido, grande versatilidade de adaptação às cargas dos mais diversos tipos e melhores rendimentos.
A variação de campos elétricos e magnéticos resulta em movimento rotativo, e esse é o princípio usado pela maioria dos motores modernos. Hoje temos vários tipos de motores como motores convencionais, motores sem escovas, motores passo a passo, motores de rolamentos de esferas, etc. Esses motores são usados não só em máquinas pesadas, mas também em eletrodomésticos.
Motor DC
Também são conhecidos como motores de corrente continua (CC) ou motores (DC – Direct Current) são importantes dispositivos que operam aproveitando todas as forças de atração e repulsão geradas por eletroímãs e imãs permanentes. Esses já podem ser encontrados numa grande faixa de tensões nominais, tipicamente entre 1,5 a 48 volts. Esse tipo de produto possui vários tamanhos e tensões de trabalho, que são indispensáveis para os projetistas do ramo da automação industrial e mecatrônica, como em principal a robótica.
Assim, o tamanho de cada motor está diretamente conectado a sua potência, ou seja, quanto maior e mais potente ele será. Sendo que é importante entender que a tensão nominal não é obrigatoriamente a tensão de trabalho de cada um dos tipos motores dc.
Podem funcionar com velocidades ajustáveis entre amplos limites e se prestam a controles de grande flexibilidade e precisão. Por isso seu uso é restrito a casos especiais em que estas exigências compensam o custo muito mais alto da instalação, ou no caso da alimentação usada ser contínua, como no caso das pilhas em dispositivos eletrônicos.
Exemplo Código
const int motorPin = 2;
const int buttonPin = 7;
int buttonState = 0;
void setup() {
pinMode(buttonPin, INPUT);
pinMode(motorPin, OUTPUT);
}
void loop() {
buttonState = digitalRead(buttonPin);
if (buttonState == HIGH) {
digitalWrite(motorPin, HIGH);
}
else {
digitalWrite(motorPin, LOW);
}
}ac
Motor AC
São os mais utilizados, porque a distribuição de energia elétrica é feita normalmente em corrente alternada. Ele se divide nos assíncronos (indução) e síncronos. São mais práticos e baratos de se implementar pois podem ser ligados na rede alternada disponível pela concessionaria. Seu princípio de funcionamento é baseado no campo girante, que surge quando um sistema de correntes alternadas trifásico é aplicada em polos defasados fisicamente de 120º.
- Síncrono: funciona com velocidade constante; é geralmente utilizado quando se necessita de velocidades estáveis sob a ação de cargas variáveis.
- Indução: normalmente com velocidade estável; construído de tal maneira que se têm dois campos magnéticos girantes; atualmente é possível controlarmos a velocidade dos motores de indução com o auxílio de inversores de frequência.
Exemplo Código
int tempo=0;
int valor=0;
void setup() {
pinMode (2,INPUT);
pinMode (7,OUTPUT);
attachInterrupt(0,acende,RISING);
digitalWrite (7,LOW);
}
void acende(){
delayMicroseconds(tempo);
digitalWrite (7,HIGH);
delay(1);
digitalWrite (7,LOW);
}
void loop()
{
valor=40;
tempo=(92*valor);
delay(5);
}
Motor de Passo
Usado quando algo tem que ser posicionado muito precisamente ou rodado de um ângulo exato. Dispositivo eletromecânico de posicionamento que converte sinal elétrico (digital) em torque, onde a rotação do balancete é controlada por uma série de campos eletromagnéticos que são ativados e desativados eletronicamente.
O número de passo que o Motor gira, teoricamente é exatamente igual ao número de pulsos recebidos e a velocidade do motor é exatamente igual a frequência de entradas dos pulsos.
Eles são classificados pelo torque que produzem. Para atingir todo o seu torque, suas bobinas devem receber toda a corrente marcada durante cada passo. Os seus controladores devem possuir circuitos reguladores de corrente para poderem fazer isto. A marcação de tensão (se houver) é praticamente sem utilidade.
Tipos
- Relutância variável – tipo mais simples, em geral o estator é formado por quatro polos usinados de forma que apresentem ranhuras, chamadas também de dentes. Cada dente do rotor corresponde a um polo saliente, assim, o número de dentes do rotor determina o número de passos do motor.
- Imã permanente - o rotor é construído com ímãs permanentes, o que determina uma característica importante deste tipo, que é a de manter a última posição mesmo quando não energizado. O torque (binário) proveniente dessa característica é conhecido torque de detenção.
- Híbridos - são os mais utilizados na indústria. Composto por um rotor, estator com enrolamento dos fios (bobinas), rolamentos e carcaça. São geralmente de 2 fases, sabendo que existe também motores de passo de 3 fases e 5 fases. A revolução é de 1.8 graus, e é conseguida devido a geometria do rotor, o qual é composto de 50 dentes conjugados com o estator.
Exemplo Código
#include
const int stepsPerRevolution = 500;
//Inicializa a biblioteca utilizando as portas de 8 a 11 para ligacao ao motor
Stepper myStepper(stepsPerRevolution, 8,10,9,11);
void setup()
{
//Determina a velocidade inicial do motor
myStepper.setSpeed(60);
}
void loop()
{
//Gira o motor no sentido horario a 90 graus
for (int i = 0; i<=3; i++)
{
myStepper.step(-512);
delay(2000);
}
//Gira o motor no sentido anti-horario a 120 graus
for (int i = 0; i<=2; i++)
{
myStepper.step(682);
delay(2000);
...