O MÉTODOS DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARES LÚDICO
Por: garrito • 27/8/2019 • Pesquisas Acadêmicas • 1.509 Palavras (7 Páginas) • 184 Visualizações
THIEGO GARRITO FOSALUZA (1141732)
Engenharia de Software
MÉTODOS DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARES LÚDICO
Tutor: Prof. Marcos Henrique de Paula
Claretiano - Centro Universitário
Rio Claro
2018
MÉTODOS DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARES LÚDICO
Resumo: Nos tempos atuais é muito difícil para o professor atrair a atenção dos alunos em sala de aula. As cópias da lousa e as aulas em que os discentes se mantêm somente como ouvintes, sem qualquer tipo de interação, é motivo de desinteresse e desmotivação. Algumas disciplinas, por si só, são muito complexas devido suas teorias e leis profundas e complicadas, principalmente no ensino médio. Nessa concepção, após levantamento de dados obtidos por meio de questionários e tendo em vista que a disciplina da Física foi citada pelos alunos como sendo de difícil compreensão, chega-se à conclusão de que um recurso diferenciado para trabalhar em algumas aulas de maneira lúdica é interessante, como por exemplo, um game digital para o ensino das Leis de Newton para o ensino médio. Verificou-se que a maioria dos participantes que realizaram a pesquisa gostam de atividades diversificadas e inovadoras e vários autores apontam os jogos didáticos como verdadeiros instrumentos de motivação (se planejados e utilizados com objetivos bem definidos). Sendo assim, é necessário escolher entre o uso de metodologias ágeis ou metodologias tradicionais de desenvolvimento de software. Assunto que continua sendo amplamente discutido em vários aspectos, sendo um deles a presença ou ausência de certos fatores que precisam ser identificados para que as aplicações das metodologias sejam aplicadas de maneira que se obtenha sucesso.
INTRODUÇÃO
O ensino da Física é fundamental nas etapas da vida escolar. Seus conceitos estão muito presentes ao nosso redor, contudo, têm sido pouco atraentes para a maioria dos alunos do ensino médio. Isso ocorre devido ao tradicionalismo e verbalismo ainda evidentes na didática de muitos professores, que se utilizam massivamente da lousa e do giz, mantendo os estudantes apenas exercitando a cópia e a escuta, sem efetivamente atrair sua atenção e incentivar seu raciocínio, fazendo com que os alunos busquem somente decorar conceitos que serão posteriormente empregados em uma avaliação, com objetivo de aprovação futura.
Muitos autores defendem o uso de metodologias diferenciadas no ensino, uma delas são o uso dos jogos na educação. Desde que planejados e adaptados às necessidades e faixa etária, são interessantes recursos a quaisquer disciplinas, pois contribuem para enriquecer o desenvolvimento intelectual, psicológico e social dos alunos possibilitando criar um ambiente agradável, interessante e estimulador.
No desenvolvimento de um jogo de física, tem como objetivo verificar se o ensino das Leis de Newton, da maneira convencional, havia atingido significação, não somente teórica, mas prática, por parte dos alunos e por meio da coleta de dados sugerir uma prática inovadora e facilitadora no processo de ensino-aprendizagem. Para isso, por meio de pesquisa bibliográfica, conceituamos o ensino da física no ensino médio e suas diretrizes, analisamos a utilização dos jogos na educação e suas influências positivas e teorizamos as três leis fundamentais de Newton.
Após apreciação de todos os dados coletados e dos discursos de alguns autores, chega-se à conclusão de que um recurso diferenciado para trabalhar o tema de maneira lúdica e interessante aos alunos, seria o jogo digital de cartas, mostrando assim a importância de se articular o lúdico às aulas expositivas.
JUSTIFICATIVA
O presente trabalho foi desenvolvido no âmbito da Disciplina "Metodologia da Pesquisa Científica", do curso de Pós-Graduação em Engenharia de Software da Faculdade Claretiana.
Os jogos são interessantes recursos a quaisquer disciplinas, contudo, não se pode deixar de lado o planejamento e adaptação às necessidades e faixas etárias. Eles cooperam para favorecer o desenvolvimento intelectual, social e psicológico dos alunos, tornando o ambiente da aprendizagem agradável, interessante e estimulador. Isto posto, é importante ressaltar que contribuem para o aperfeiçoamento de habilidades como a criatividade, imaginação e raciocínio lógico, além de estimular a capacidade de adaptação, a superação e o trabalho em equipe.
OBJETIVOS
É possível (e viável) ensinar Física de uma maneira diferente, descontraída, utilizando os jogos digitais?
Diante deste questionamento, buscamos com esta pesquisa conhecer os autores que dissertam sobre o tema e defendem sua utilização e com base em suas teorias, criar um protótipo que servirá como jogo educativo e lúdico para dinamizar o processo de ensino-aprendizagem, tornando-o mais eficaz e motivador.
METODOLOGIA
Após o processo de investigação e levantamento de dados, foram obtidas as informações e definido o foco do projeto: as dificuldades e possibilidades no ensino da Física.
Foram entrevistados um total de 62 (sessenta e dois) alunos do 1º e 2º ano do Ensino Médio.
Baseando-se no método estatístico, já havia sido realizada a Definição do Problema, o Planejamento da Pesquisa, e a Coleta de Dados. Partimos para a Apuração e Apresentação dos Dados, onde foram elaborados tabelas e gráficos que contemplavam as respostas obtidas. O processo seria finalizado posteriormente com a Análise dos Resultados.
ANÁLISE DOS RESULTADOS
Diante dos questionários respondidos houve a tabulação dos dados:
Tabela 1
[pic 1]
Gráfico 1[pic 2]
[pic 3]
Analisando os dados obtidos acima, pode-se perceber que os alunos ainda apresentam dúvidas em relação aos problemas de aprendizagem em sua escola, contudo são quase unânimes em concordar que os métodos e conduta dos professores em relação ao ensino dos conteúdos é falho, de difícil entendimento e se possível seria mudado com auxílio das tecnologias, no nosso caso, o jogo digital sobre Leis de Newton.
PROTÓTIPO
[pic 4]
Trata-se de um jogo de cartas com perguntas e respostas formuladas por um especialista em Física relacionadas as três leis de Newton.
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