O Método Diferencial Ordinário para Resolver Modelos Matemáticos
Por: Lord Churchill • 29/11/2022 • Artigo • 650 Palavras (3 Páginas) • 108 Visualizações
Método Diferencial Ordinário para Resolver Modelos Matemáticos
método diferencial ordinário
Aritmética de Euler
definição
Definição: Em computador, método, método método, denominado básico um método explícito (método explícito).
Rafa é uma variedade de valores numéricos e suas várias iterações são iterativas, progressivas, aprimoradas, aprimoradas. Iterativo Iterativo Iterativo Iterativo conta.
Métodos não lineares são chamados de "insolúveis", isto é, \(\frac{\mathrm{ d}y}{\mathrm{d}x}=y^2+x^2\). Chegando ao uso de métodos diferenciais para resolver problemas práticos, as soluções numéricas são um passo importante.
Derivação da fórmula
Defina o método de diferenciação para
\[\begin{casos} \frac{\mathrm{ d}y}{\mathrm{d}x}=f(x_n,y(x_n)),&a\leq x \leq b\\ y(a)= y_0 \end{casos} \]
diferença quociente derivada aproximada
Se \(\frac{y(x_{n+1})-y(x_n)}{h}\) for usado para substituir \(y'(x_n)\) na equação diferencial\(\frac{ \mathrm { d}y}{\mathrm{d}x}=f(x_n,y(x_n))\), podemos obter
\[\frac{y(x_{n+1})-y(x_n)}{h} \approx f(x_n,y(x_n))\\ y(x_{n+1})=y(x_n) +hf(x_n,y(x_n)) \]
Se o valor aproximado \(y_n\) de \(y(x_n)\) for substituído no lado direito da fórmula acima, o resultado será um valor aproximado de \(y(x_{n+1})\), registrado como \(y_{n+1 } \), então existem
\[y_{n+1}=y_n+hf(x_n,y_n),n=0,1,\cdots,N-1 \]
Assim, uma solução aproximada para o processo diferencial pode ser obtida resolvendo a seguinte equação
\[\begin{cases} y_{n+1}=y_n+hf(x_n,y_n),& n=0,1,\cdots,N-1\\ y_0=y(a) \end{cases} \ ]
cálculo insuficiente
O algoritmo de Euler é simplesmente calculado do ponto inicial da tangente até o ponto final, quando aumenta mais, o erro se acumula cada vez mais. Daí, a Europa. Geralmente não.
A ideia é "não queimar pontes" para que possamos voltar a um vértice e percorrer as arestas restantes. Por exemplo, vamos considerar o gráfico a seguir.
Existem dois vértices com graus ímpares, '2' e '3', e podemos iniciar caminhos a partir de qualquer um deles. Vamos começar o passeio a partir do vértice '2'.
Três arestas saem do vértice '2', qual escolher? Não escolhemos a aresta '2-3' porque é uma ponte (não poderemos voltar para '3'). pode escolher qualquer uma das duas arestas restantes. Digamos que escolhemos '2-0'. Removemos esta aresta e movemos para o vértice '0'.
Há apenas uma aresta do vértice '0', então nós a selecionamos, removemos e movemos para o vértice '1'. O tour de Euler se torna '2-0 0-1'.
Há apenas uma aresta do vértice '1', então nós a selecionamos, removemos e movemos para o vértice '2'. O tour de Euler se torna '2-0 0-1 1-2'
a
Euler5
Novamente, há apenas uma aresta do vértice 2, então a selecionamos, removemos e movemos para o vértice 3. O tour de Euler se torna '2-0 0-1 1-2 2-3'
Não há mais arestas restantes, então paramos aqui. O tour final é '2-0 0-1 1-2 2-3'.
Veja isto e isto para mais exemplos.
A seguir está a implementação em C++ do algoritmo acima. No código a seguir, assume-se que o grafo fornecido tem uma trilha ou circuito euleriano. O foco principal é imprimir uma trilha ou circuito euleriano. Podemos usar isEulerian() para verificar primeiro se há uma Trilha ou Circuito Euleriano no gráfico fornecido.
...