O Processo de Software
Por: brancohsousa • 21/3/2022 • Projeto de pesquisa • 656 Palavras (3 Páginas) • 90 Visualizações
1. METODOLOGIA
1.1 Processo de software
A disciplina Engenharia de Software estuda e propõe soluções que podem ser utilizadas em todo o ciclo de vida de um produto (CVP). Está fortemente ligada à noção de qualidade onde são encontrados os quatro pilares da CVP:
- Processos,
- Métodos/ Técnicas,
- Ferramentas, Qualidade e
- Gerenciamento.
Os 4 pilares se interrelacionam e podem trabalhar juntos ou de forma paralela para buscar as melhores práticas nos processos de software.
O desenvolvimento do sistema apresentado neste trabalho seguiu as fases
existentes dentro de um processo de software bem definido. Foi planejado e
concebido a partir de uma necessidade de um setor (identificar pacientes com COVID -19 e notificar a Secretaria de Saúde caso faça parte do grupo de risco e apresente alguma comorbidade) e seu desenvolvimento em etapas possibilitou que pudesse ser formado um conjunto de itens para ser entregue e testado pelo usuário final.
Os processos são o desenvolvimento e a manutenção de software que precisam ser descritos, normatizados e divulgados para todas as pessoas da organização envolvidas no software. O resultado do processo constituído de códigos programados que formam um sistema de informação.
Métodos e Técnicas são os conhecimentos na execução, disciplina e padrões predefinidos.
A qualidade do processo pode ser explicada como o melhor caminho lógico a ser percorrido entre o início e a conclusão de um produto que será construído. A garantia da qualidade, tanto no nível dos processos quanto no dos produtos desenvolvidos e mantidos dentro das áreas de software das organizações.
1.2 Modelo de ciclo de vida do software
Ao desenvolver softwares, além de pensar em qual processo seguir, também se faz necessário pensar em qual o melhor modelo de ciclo de vida deve ser adotado.
O ciclo de vida do software possui algumas etapas/ estágios que devem ser realizados no início até final, como:
- Levantamento das necessidades da área do negócio.
- Análise que consiste em identificação e avaliação das alternativas sistêmicas que atendam aos requisitos.
- Projeto definem as características técnicas relacionadas à construção como a arquitetura e o banco de dados.
- Desenvolvimento inclui a codificação e os testes do novo sistema.
- Implementação consiste em transferir a aplicação do ambiente de desenvolvimento para o ambiente de produção.
- Manutenção são correções e/ou inclusão de novas funcionalidade após o sistema estar em produção.
Para o desenvolvimento do sistema apresentado neste trabalho foi utilizada uma combinação dos itens, juntamente com a utilização de um modelo incremental, devido ao tempo do projeto ser curto. De acordo com o livro texto da disciplina Engenharia de Software, o modelo incremental seria a aplicação do modelo cascata por diversas vezes em um mesmo projeto, aplicado de forma que o desenvolvimento de um sistema complexo é dividido em pequenas partes, de forma sequencial, parte a parte ou em paralelo.
...