O Projeto de Banco de Dados para Comércio Eletrônico
Por: Victor Iscava • 28/1/2022 • Trabalho acadêmico • 2.019 Palavras (9 Páginas) • 138 Visualizações
Projeto de Banco de Dados para Comércio Eletrônico
Introdução
Uma empresa de tecnologia do ramo de comércio eletrônico possui um sistema que funciona como intermediário entre clientes que compram e fornecedores que anunciam os seus produtos. Dentro desse sistema pode haver um número ilimitado de fornecedores e de clientes. Também há uma quantidade de funcionários responsáveis por monitorar cada operação de venda, dar suporte, analisar a operação e verificar se a entrega foi bem sucedida, além de outra quantidade responsável por fazer a manutenção e a atualização do sistema e dos estoques. Além disso, a empresa possui um gerente que supervisiona os funcionários do departamento de vendas e outro gerente que supervisiona os funcionários do departamento de desenvolvimento e manutenção. Para uma compra ser feita, tanto o cliente quanto o fornecedor deve possuir cadastro no sistema. A empresa possui cadastrado um estoque para cada fornecedor contendo informações relacionadas aos produtos. Durante a compra, é gravado no sistema o estoque e os produtos que contém e estão sendo comprados. Os produtos que forem vendidos são listados e as informações sobre a venda são armazenadas. Os desenvolvedores recebem as informações das vendas e atualizam os estoques que tiveram produtos vendidos. Após uma operação de compra, é atualizado o histórico de compras e o cliente pode avaliar o produto. Atualmente, o sistema está disponível apenas para o Brasil.
Requisitos
- O sistema possui um cadastro de todos os usuários da plataforma digital, para os clientes, fornecedores e para os todos os funcionários.
- Todo usuário precisa ter um nome, endereço completo, número de telefone, email, foto ou imagem para identificação, uma data de cadastro e número de identificação do usuário.
- Para cada usuário cadastrado, é importante ter um número de identificação específico para poder fazer consultas e gerenciar melhor o sistema.
- Para os usuários que são funcionários e clientes, as seguintes informações devem ser armazenadas: sexo, data de nascimento, CPF e número de identificação.
- Para os usuários que são funcionários, as seguintes informações devem ser armazenadas: número de identificação, período de contratação e salário.
- Para os usuários que são clientes, as seguintes informações devem ser armazenadas: número de identificação, número de identificação do fornecedor favorito e cadastro do cartão que contém o número do cartão, CVV e data de validade.
- Os funcionários devem ser divididos em desenvolvedor, monitor e gerente. O desenvolvedor é responsável pela implementação de novas funcionalidades no sistema e de manutenção. O desenvolvedor armazena as seguintes informações: descrição de suas habilidades, sua função e número de identificação. Já o monitor é responsável por monitorar as diversas operações de compra e venda do sistema e possui um número de identificação.
- Cada gerente supervisiona um departamento, o departamento de desenvolvimento ou o departamento de monitoramento. O usuário que é gerente possui as seguintes informações: tipo de departamento e número de identificação.
- Para os usuários que são fornecedores, as seguintes informações devem ser armazenadas: número de identificação, razão social e CNPJ.
- Cada fornecedor possui cadastrado um estoque com informações sobre os produtos que fornece. O estoque cadastrado possui as seguintes informações: quantidade de produtos, categoria e número de identificação.
- Todo estoque contém vários produtos armazenados. Cada produto possui as seguintes informações: número de identificação do produto, nome do produto, preço, quantidade disponível, descrição do produto e média de avaliação
- Todo cliente pode realizar uma operação de compra, os produtos comprados são disponibilizados do estoque dos fornecedores. O cliente pode comprar um ou mais produtos que são processados paralelamente. Cada compra possui as seguintes informações: número de identificação, meio de pagamento e preço.
- Cada operação de compra gera um relatório com dados informativos que são aproveitados pelos desenvolvedores para atualizar os estoques e também serve como histórico de compras do sistema.
- Para o relatório de compra, tem-se: o número de identificação de compra, o número de identificação do relatório, o número de identificação do cliente, o número de identificação do fornecedor e a data de realização da operação. Com esses dados é possível consultar todas as informações referentes a uma operação de compra específica, incluindo o produto comprado.
Diagrama entidade-relacionamento
SISTEMA DE COMÉRCIO ELETRÔNICO
[pic 1]
Conversão para modelo relacional
Primeiro é preciso criar o banco de dados de nome “Comercio”. O comando utilizado é:
CREATE DATABASE Comercio
Criado o banco de dados, é preciso criar as tabelas. A primeira tabela a ser criada é a tabela referente à entidade mais generalizada, logo, a entidade “usuario”. Para essa tabela, os seus atributos são pensados da seguinte forma:
CREATE TABLE usuario (
id_usuario SERIAL PRIMARY KEY,
nome VARCHAR(50) NOT NULL,
nro_telefone CHAR(11) UNIQUE NOT NULL,
email VARCHAR(50) UNIQUE NOT NULL,
imagem_perfil_url VARCHAR(100),
data_cadastro DATE NOT NULL )
Com a tabela de usuário criado é preciso criar agora a tabela de endereço que é o atributo composto que o usuário possui e referencia:
CREATE TABLE endereco (
id_usuario INTEGER NOT NULL,
rua VARCHAR(20) NOT NULL,
cep CHAR(8) NOT NULL UNIQUE,
setor VARCHAR(20) NOT NULL,
cidade VARCHAR(30) NOT NULL,
uf CHAR(2) NOT NULL,
FOREIGN KEY (id_usuario)
REFERENCES usuario (id_usuario)
...