O SISTEMAS DE INTERCONEXÃO
Por: Vinicius Röpke • 3/12/2017 • Projeto de pesquisa • 1.088 Palavras (5 Páginas) • 514 Visualizações
UFSM – UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM REDES DE COMPUTADORES
VINÍCIUS RÖPKE
TRABALHO 3 – SISTEMAS DE INTERCONEXÃO
SANTA MARIA – RS
2017
4
Sumário
1. Estruturas de interconexão3
2. Interconexão de barramentos4
2.1. Estrutura de Barramentos5
2.2. Hierarquia de Múltiplos Barramentos5
3. Elementos de Projeto de Barramentos6
4. Referências8
4
1. Estruturas de interconexão
Os principais componentes de um sistema de computação é: Processador, memória e dispositivos de E/S. Para haver comunicação entre esses módulos é necessária uma estrutura de interconexão entre cada dispositivo do computador, a estrutura também é chamado de barramento.
Figura 1.1 Arquitetura de barramento tradicional – [Material de apoio 1].
Existem tipos de conexão diferentes, para cada tipo de unidade diferente.
àMemória
N palavras de mesmo tamanho, sendo assim cada dessas recebe um endereço, podendo ser lida e escrita. O tipo de operação e indicado pelos sinais de controle e leitura e escrita.
Figura 1.2 Módulo de memória.
àMódulo de E/S
Seu funcionamento é semelhante ao que se mostra na memória, as operações são de leitura e escrita, podendo controlar mais de um dispositivo externo, identificado cada um com uma porta e um endereço. Muito importante que pode ser enviado sinais de interrupções ao processador.
Figura 1.3 Módulo de E/S.
àProcessador
Função de ler instruções e dados, depois disso escreve os dados interpretados. Envia sinais de controle a outras unidades. Recebe interrupções.
Figura 1.4 Módulo de Processador.
• Tipos de transferência na estrutura de interconexão
Memória para o processador: O processador realiza a leitura de uma instrução ou uma unidade na memória.
Processador para a memória: O processador realiza a escrita de uma unidade de dados na memória.
E/S para o processador: O processador realiza a leitura dos dados de um dispositivo E/S via um modulo de E/S.
Processador para E/S: O processador realiza o envio de dados para um dispositivo de E/S.
Transferência entre um dispositivo de E/S e a memória: O modulo de E/S pode trocar dados diretamente com a memória, sem a interferência do processador, utilizando o acesso direto à memória (DMA).
➔ Texto do livro: (Sites.google.com, 2017)
Bibliografia: Sites.google.com. (2017). 3.4.3 Elementos do Projeto de Barramento - Monitoria OAC. [online] Available at: https://sites.google.com/site/monitoriaoac/3-capitulo-3/3-4-interconexao-de-barramento/3-4-3-elementos-do-projeto-de-barramento [Accessed 30 Nov. 2017].
2. Interconexão de barramentos
Uma característica principal é o compartilhamento do meio de transmissão, uma vez que vários dispositivos podem ser conectados a um mesmo barramento. Graças a isso um sinal enviado por um componente conectado a um barramento específico pode ser recebido por todos os demais componentes que pertencem a mesma conexão. Portanto, se dois ou mais dispositivos decidirem enviar sinais ao barramento no mesmo instante, estes sinais irão se sobrepor e, consequentemente, serão corrompidos. Dessa forma, é permitido que apenas um dispositivo transmita sinais pelo barramento a cada instante.
O barramento é composto por linhas capazes de transmitir sinais que representam um único dígito binário (0 ou 1). Dessa forma podemos usar de todas as formas simultânea as linhas que compreendem o barramento para transmitir uma quantidade N de bits para melhor taxa de transferência.
➔ Material de apoio 1
2.1. Estrutura de Barramentos
Normalmente, o barramento de sistemas possui entre 50 e 100 linhas distintas. Cada uma dessas linhas tem uma função específica dentro da estrutura de interconexão. Classificamos essas linhas
...