O Sistema Operacional
Por: Allan Markoski • 1/5/2017 • Trabalho acadêmico • 371 Palavras (2 Páginas) • 151 Visualizações
Exercícios Teóricos:
1 – Base de implementação de um sistema multiprogramável. Os processos são executados concorrentemente nos sistemas multiprogramáveis.
2 – Porque compartilham o uso do processador, memória principal e dispositivos de Entrada e Saída. Nos sistemas com múltiplos processadores existe a concorrência pelo processador e a execução simultânea de processos nos diferentes processadores.
3 – É possível até porque o processador ele tem controle sobre o programa. Ele executa um programa, interrompe, salva no registrador e depois inicia o outro programa, repetindo o processo do primeiro assim por diante.
4 – Contexto de hardware, contexto de software e espaço de endereçamento.
5 – Armazena o conteúdo dos registradores de uso específico;
6 – Especifica limites e características dos recursos de podem ser alocados pelo processo. Ex.: número máximo de arquivos abertos simultaneamente; prioridade de execução e tamanho do buffer para operações de E/S. Identificação: Cada processo possui um dono; Cada usuário possui um UID. Quotas: Número máximo de arquivos abertos simultaneamente. Privilégios: Possibilidade de alteração de suas características.
7 – É uma área de memória pertencente ao processo onde as instruções e dados do programa são armazenados para execução.
8 – Através de uma estrutura de dados chamada Bloco de Controle de Processo (PCB); O próprio PCB é indicado pra isso.
9 – Execução: processo esta sendo processado; Pronto: processo aguarda executado; Espera: processo aguarda algum evento externo; Criação: quando cria um PCB mas não pode colocá-lo como pronto e Eliminação: processo neste estado não se pode ter nenhum programa executado.
10 – Livre.
11 – Subprocessos: são processos criados dentro de uma estrutura hierárquica; dependência entre processo criador e processo-filho. Processos Independentes: maneira mais simples de implementar a concorrência; cada processo possui seu próprio contexto de software, de hardware e espaços de endereçamento. Threads: reduz o tempo gasto em criação, eliminação e troca de contexto de processo nas aplicações concorrentes.
12 – Se diferenciam pela forma que os processos se relacionam com as entradas e saídas.
13 – CPU-Bound: aplicação cientifica; I/O-Bound: aplicações comerciais.
14 – Limites de quotas excedidos.
15 – SO notifica processo através de bits de sinalização; Sinais ficam pendentes até o processo ser escalonado; Quando é executado, o processo é tratado; Quando é tratado, o contexto do processador é salvo e a execução desvia para o tratamento de sinal.
...